O dia em que fiz parte da equipe do Palestrante Guilherme Machado

Semana passada recebi um convite muito interessante: acompanhar o Palestrante Guilherme Machado em uma de suas muitas viagens pelo Brasil. Aceitei de imediato pois tinha muita curiosidade de entender como funciona o seu dia-a-dia, a logística que cerca o seu trabalho e o de sua equipe além de querer ver de perto (e na prática) aquele que é o seu principal treinamento, o TAV – Técnicas Avançadas em Vendas.

Palestrante Guilherme Machado durante evento online
Segui para Dourados-MS para me encontrá-los e ao chegar, logo de cara já me impressionei com a realização de um evento online de mais de uma hora e meia ali mesmo no hotel. Isto depois de ficar quase sem voz após aplicar dois dias de treinamentos em Porto Alegre um dia antes.
Na manhã seguinte partimos para o auditório onde foi realizado o treinamento promovido por um grupo de imobiliárias locais. E o que vi nas primeiras horas foi um pouco do Guilherme Machado que eu já conhecia: um palestrante concentrado, totalmente conectado com seu público, contanto histórias pessoais que de tão comuns ao cotidiano do corretor poderiam ter sido contadas por qualquer um ali na plateia. Percebi que todas elas fazem parte da preparação para a avalanche de conhecimentos e técnicas de vendas, atendimento e prospecção que seriam despejadas nas horas seguintes naquele grupo de corretores.
E foi isso exatamente isto que vi nas demais 6 horas que compõe o Técnicas Avançadas em Vendas, uma avalanche de informações compartilhadas por um palestrante plenamente habilitado por poder apresentar na prática as atividades propostas. Com muita dinâmica e um conteúdo preparado especificamente para a região, ficou claro que foi dedicado tempo para pesquisa antes do evento pois foram citados dados da cidade, detalhes de sua economia, renda per capita além de preço de metro quadrado e qual o tipo predominante de imóvel intermediado ali. Tudo para provocar neles corretores a saírem do lugar comum. Diante disto, qual participante se recusaria a integrar as dinâmicas de grupo propostas por ele? Ninguém.
E foi nas dinâmicas que vi um outro lado do Guilherme Machado que eu ainda não conhecia, um lado que atende a uma necessidade comum a todo corretor de imóveis que precisa ter alguém para quem falar e neste momento o Quebra-Regras sabe ser o ouvinte, sabe ser o amigo e usa este momento para fazer o coaching de cada participante. Acompanhei cada uma das dinâmicas e enxerguei no Guilherme um palestrante muito interessado nas histórias do seu público, ouvindo atentamente cada um deles e depois direcionando a eles seus conhecimentos.
Já na reta final do treinamento, os corretores encontravam-se muito mais participativos e transformados. Demonstrando muita ansiedade para utilizar no trabalho todo o conteúdo que receberam. São novos profissionais, transformados a partir de uma experiência única proporcionada pelo treinamento.
Terminei o dia convicto de que para o corretor de imóveis que tiver a chance de participar de um treinamento do Palestrante Guilherme Machado estará diante de uma oportunidade única, de conhecer de perto alguém que construiu sua trajetória vivenciando as dores e as vitórias que só podem contar quem já passou pela profissão e por isto possui autoridade para falar a respeito. Parabéns Guilherme e equipe, orgulhoso de ter participado de algo tão importante e transformador, ainda que por um dia.
Comentários