Novo modelo nos Estados Unidos compra imóvel em 10 dias
Caso da empresa norte-americana Orchard, onde corretores são funcionários, foi usado como exemplo para o Brasil
Um novo modelo de negócio imobiliário vem fazendo sucesso nos Estados Unidos: buy before sell. Em português, compre antes de vender. Trata-se de uma empresa que faz a intermediação da compra do imóvel da pessoa interessada em vender, pagando 90% do valor antes que ela saia da casa. Assim, o vendedor pode comprar outro imóvel sem precisar de financiamento, além de não ter trabalho para anunciar e vender o local onde mora.
Essa tendência internacional foi tema de painel, na manhã desta quinta-feira (21), no Conecta Imobi. O caso da empresa norte-americana Orchard foi usado como exemplo. Participaram do debate o CEO da Orchad, Court Cunningham, e o diretor de Estratégia do ZAP+, Lucas Silveira. A mediação foi de Fernando Sztrajtman, VP Comercial do ZAP+.
Quem participa do processo com a Orchard, vende a sua casa, em média, em 10 dias. O nível de satisfação é de 96% de satisfação e já são mais de mil vendas – 1 bilhão de dólares em transações feitas. A empresa tem como meta revender o imóvel em até quatro meses.
“Eles falam que é o jeito moderno de você comprar. Diminui o estresse de fazer essa troca de casas. E o destravamento do patrimônio é uma das grandes vantagens. Mas, nos Estados Unidos, é um mercado do comprador, enquanto no Brasil, é um mercado do vendedor. Lá tem pouco imóvel à venda, então vende rápido.”
Lucas Silveira
Para Silveira algo muito interessante da Orchard é a forma de trabalhar com corretores. São agentes licenciados para vender o imóvel, exigência nos Estados Unidos, mas que são funcionários em tempo integral da empresa.
“Eles têm, em média, oito anos de experiência, trabalham em rede e se ajudam dentro da Orchard. E aí entra o aspecto tecnologia, que é a plataforma que a Orchard oferece para os corretores. Tem muita coisa para aprendermos e nos inspirarmos com essa empresa”, diz.
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Conceito foi criado para trazer soluções
Court Cunningham explica que a companhia fez muitos estudos com clientes e diversos protótipos até chegar no conceito atual, que foi testado e aprovado. “A questão é: damos a certeza ao vendedor que, independentemente do que acontecer, ele vai conseguir fechar o acordo e vender. É basicamente isso que ele quer saber, o preço e se vamos conseguir pagar”, explica.
Segundo o CEO da Orchard, as propostas da empresa são atraentes e o negócio é fechado em, no máximo, duas negociações, enquanto no mercado tradicional o vendedor estuda seis ou sete ofertas.
“Outra questão é que a pessoa não precisa fazer reparos na casa ou receber visitas. Imagina cancelar o jantar porque será o momento que alguém vai visitar. Além disso, se o imóvel precisar de reparos, de alguma atualização, nós fazemos e nada é cobrado. É um serviço que oferecemos para melhorar a apresentação para as casas serem vendidas mais rapidamente e com valor melhor”.
Court explica que segue o modelo Power Buyer, que oferece recursos para a pessoa comprar a casa nova antes de vender a atual, diferente do modelo iBuyer, que também tem maior margem de desconto. “Em 97% dos casos os nossos vendedores recebem o valor de mercado pela casa antiga, a Orchard não ganha com taxas”.
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