Casas pré-fabricadas: entenda o conceito e a aplicação
Casas pré-fabricadas podem ser uma boa opção construtiva para quem busca por agilidade e sustentabilidade no seu projeto.
O conceito, também conhecido como “casa pré-montada” ou “casa pré-construída”, é uma tendência já bem comum em alguns países como Estados Unidos, e que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, principalmente com a expansão da bioarquitetura.
O que são casas pré-fabricadas?
Casas pré-fabricadas, como o próprio nome sugere, são imóveis construídos a partir de peças e módulos. As partes da casa são fabricadas fora do canteiro de obras e montadas no local.
Os materiais mais comuns utilizados nesse tipo de construção são a madeira, o aço e o concreto.
Uma das principais características da casa pré-fabricada é a possibilidade de personalização, além da diminuição considerável no tempo de execução no projeto e otimização na gestão da obra.
Tipos de casas pré-fabricadas
Existem diferentes tipos de casas pré-montadas. Todas seguem o mesmo conceito de fabricação fora da obra e mantêm algumas características comuns, variando principalmente o material de base do projeto.
Os tipos mais populares de casas pré-fabricadas são:
Casas pré-fabricadas de madeira
Este é o tipo mais comum, normalmente construído a partir da técnica de construção seca conhecida como wood frame, que utiliza a madeira como base do projeto.
Entre as vantagens desse tipo de casa, estão o tempo reduzido da obra e a sustentabilidade.
Quem opta por esse modelo, no entanto, deve atentar para a acústica, que precisa de recursos específicos para ser garantida em lugares de maior barulho.
Casas pré-fabricadas com estrutura metálica
Conhecido como light steel frame, esse tipo de conceito construtivo tem o aço como material básico e também entra na lista de modelo construtivo seco.
A modalidade conta com a vantagem de ser uma estrutura mais leve, diminuindo o processo de fundação da obra.
Além disso, a estrutura oferece maior conforto térmico e acústico para o imóvel.
Casas pré-fabricadas de concreto
O concreto, material mais comum na construção civil, também não fica de fora quando o assunto é casa pré-montada.
As casas pré-fabricadas de alvenaria também são uma opção de construção limpa, em que as peças estruturais chegam já prontas ao canteiro de obra, exigindo apenas sua montagem com fechamento – normalmente em drywall.
Casa pré-fabricada de PVC
O material em plástico também é uma opção para estruturar de imóveis pré-moldados, embora seja menos comum.
O conceito é o mesmo dos demais tipos e embora possa parecer menos seguro e resistente, o desenvolvimento desse tipo de imóvel é pensado para garantir resistência a todas as intempéries de uma moradia comum.
A diferença mais significativa fica por conta do design, já que o material é bastante característico como plástico.
Vantagens das casas pré-fabricadas
A funcionalidade das casas pré-fabricadas chama a atenção quando olhamos para os benefícios dessa modalidade construtiva.
Além disso, outras vantagens entram para a lista. Conheça alguns;
Sustentabilidade
Como já vimos, a sustentabilidade é uma das principais tendências no morar para o presente e o futuro.
As casas pré-montadas se enquadram como um dos recursos de construção que podem ajudar a reduzir os impactos no meio ambiente, pois exigem menos uso de energia e permitem o reaproveitamento de materiais, além de diminuir o desperdício de matérias primas.
Custo-benefício
Além do meio ambiente, o bolso de quem está investindo nesse tipo de imóvel também pode agradecer, já que a técnica de casas pré-moldadas pode ser uma excelente opção de custo-benefício.
O uso de mão de obra e materiais costuma ser mais assertivo, dispensando aqueles sustos no meio da obra que são comuns em projetos tradicionais.
Rapidez
A agilidade na execução da obra é uma das principais vantagens das casas pré-fabricadas.
Uma vez que as peças já estão prontas, a montagem do projeto tende a ser bem mais rápida que a construção do zero, agilizando o cronograma do projeto.
Personalização
As casas pré-fabricadas permitem diferentes tipos de layout, já que as peças vão literalmente sendo encaixadas no projeto de acordo com a necessidade do cliente.
Da quantidade de quartos ao estilo arquitetônico, é possível criar diferentes composições para o imóvel.
Cada material vai apresentar suas especificidades, mas, de modo geral, as casas pré-fabricadas são altamente customizáveis.
A tendência, que ganha espaço na preferência dos clientes brasileiros, deve estar no radar dos corretores de imóveis.
Conhecer as diferentes possibilidades de moradia contemporânea é também uma possibilidade de ampliar repertório e diversificar a atuação no mercado.
Portanto, dê atenção às regulamentações que envolvem esse tipo de construção para que seu cliente em potencial tenha o maior número de informações possíveis antes de fechar um negócio.
Já tinha ouvido falar sobre esse tipo de moradia? O que acha das opções? Conta pra gente nos comentários!
Comentários