Não promova o corretor de imóveis que mais vende (nem o mais amigo)
Foi-se o tempo em que as imobiliárias faziam suas promoções baseadas na performance e atingimento de metas de seus corretores, que promoviam pelo simples fato de simpatizarem mais com este ou aquele por causa dos elogios, defesas e informações fornecidas sobre o resto da equipe. Ou, o mais clássico, promover por ter mais tempo de casa.
Observe que, para promover alguém, o primeiro pensamento que se deve ter não é “ele merece ser gerente porque ____________ (mais tempo de casa, vou com a cara dele, puxa-saco, vende muito, etc.)“. Tenha o pensamento de “ele é um bom líder, capaz de gerir a equipe e desenvolveremos habilidades que sejam necessárias”.
Para promover um corretor de imóveis a cargo gerencial e colocar nas mãos dele uma equipe (e parte do futuro da sua imobiliária), analise estes pontos abaixo.
Competência
Observe o nível de conhecimento dos seus corretores. Mas não é conhecimento em vendas tão somente, falo do conhecimento em gestão. Este tipo de conhecimento, ele pode ter obtido através de formação acadêmica ou experiência anterior. Você pode promover em sua empresa um programa interno de desenvolvimento de talentos, um programa de trainee.
O corretor que mais vende, pode ser até o que mais vende, mas tem conhecimento para gerir uma equipe, colaborar com o desenvolvimento dela e entregar resultados sólidos?
Liderança
Um bom líder lidera pelo exemplo. “Oba, então vou promover o que mais vende!” Não, calma lá!
Um bom líder lidera pelo exemplo, toma frente, tem a atenção dos demais quando fala, sabe gerir crises, sabe fazer críticas que deixem o colega com força de melhorar e não com receio de errar novamente ou com vergonha, é persuasivo e faz os outros abraçarem a causa, vestirem a camisa junto.
Liderança é indispensável para o corretor que for promovido e será responsável pelo desempenho, resultados e desenvolvimento de uma equipe. Sem esta habilidade, as chances de ele não conseguir entregar os resultados esperados é grande e, além disto, pode dar chances para que seu trabalho atrapalhe o desenvolvimento de outros profissionais, causando afastamentos da equipe ou até mesmo prejudicando toda a vida profissional da pessoa. E isto, pensando friamente, é problema para a imobiliária.
Postura
Sabe quando falei sobre o líder ser o exemplo? É através da sua postura, em gestos e hábitos, que ele vai cativar e inspirar aos seus liderados (mesmo que não seja um gerente).
Agregador
O profissional que pega junto e vai atrás de soluções, que inova, que se compromete em contribuir para o desenvolvimento da imobiliária é o corretor certo – ao menos ele precisa ter esta qualidade.
A capacidade de inovação e de encontrar soluções ao invés de procurar culpados para problemas, é fator essencial para um grande líder.
Reconhecimento
Não, não vou falar para você promover o “amigão” da imobiliária. Longe disto.
É importante que o profissional a ser promovido seja aquele que poderá facilmente ser identificado como merecedor daquilo. No caso, por sua postura, por seu conhecimento, por sua contribuição diária, competência, etc.
Faça reconhecerem que o corretor foi promovido por ter habilidades para tal e não por ser o amigão do dono ou por ser, mesmo que não reconheça, o puxa-saco da turma.
Se ele tiver uma boa liderança o reconhecimento virá naturalmente e talvez nem seja preciso “justificar” a escolha.
Mas…
…se seu “melhor corretor”, o top em vendas, é este o líder competente agregador reconhecido por sua postura e exemplo: promova ele agora! E desenvolva as habilidades que ele necessite para levar sua equipe e imobiliária a um novo patamar de atendimento, vendas e relacionamento interno.
Para completar esta leitura, recomento que seja lido também o post “20 atributos de um bom líder”, do Portal Administradores. Boa leitura!
Aos que vão promover alguém da equipe o recado: pense bem antes de promover alguém por performance individual ou por próprio ego. O resultado disto pode ser desastroso para a sua carreira e para sua imobiliária.
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