#mktimob360 | 8ª Conferência de Marketing Imobiliário 360º

Esta semana foi frutífera em conteúdo focado sobre marketing imobiliário com a 8ª Conferência Marketing Imobiliário 360º que reuniu nos dias 25 e 26 de junho grandes nomes e empresas do mercado imobiliário nacional apresentando seus cases e também profissionais de marketing que trouxeram boas estratégias e números sobre o nosso mercado.
Assistindo aos palestrantes estavam profissionais imobiliários, em sua maioria incorporadores, de todos os cantos do país e agências que trabalham com empresas do nosso setor. Estes puderam ouvir muitas histórias, cases, números, dados e estatísticas que apresentavam o perfil dos compradores, hábitos na internet, estratégias para lançamentos, etc.
Tudo começou com as sábias palavras de Romeu Chap Chap, do SECOVI-SP, que contou-nos sobre sua experiência na corretagem nos anos 50, quando se investia fortemente em eventos como coquetéis, bailes e jantares para promover um lançamento (na região do Paraíso, em São Paulo/SP), pois era muito caro anunciar em rádio, jornal ou televisão (muito mais que ainda é hoje).

Romeu Chap Chap, do Secovi-SP, abrindo a conferência falando sobre a evolução do marketing imobiliário ao longo dos seus anos de profissão.
Abaixo comentaremos as principais palestras e alguns pontos interessantes delas. Se possível, incluiremos os slides aqui, em uma futura atualização, se isto nos for liberado pela organização do evento.
1. Conhecendo o atual mercado imobiliário brasileiro através de dados, números, estatísticas e cases
Palestra por Ricardo Reis, da Engeflex Construção e Empreendimentos Imobiliários
Mostrando a realidade socioeconômica do país e a perspectiva de mercado para décadas futuras, Ricardo Reis fez uma palestra rica em dados e sábias observações, mostrando como usar estas informações para tomadas de decisão mais acertadas e de acordo com a realidade.
Uma das informações apresentadas, e já compreendidas por algumas construtoras/incorporadoras e poucas imobiliárias, é a tendência dos novos modelos de moradores, não somente a tradicional família de décadas atrás. Hoje, os compradores são jovens solteiros, famílias sem filhos, solteiro com filho já adulto, casal no qual o filho já saiu de casa, etc. Isto representa uma demanda contínua entre os novos grupos que entram no mercado querendo comprar um imóvel e também as mudanças da vida de uma pessoa que sair de uma casa pequena, muda-se quando vêm os filhos e novamente quando eles conquistam sua independência.
Isto ainda é sustentado por uma mudança na estrutura social da famosa pirâmide para um losango. Junto a isto está a mudança no gráfico de faixa etária do brasileiro que passará de um triângulo, atualmente, para um losango, em 2030. Ou seja, existirá muito mais pessoas em idade de consumo e aquisição de grandes bens do que hoje. Mais demanda pela frente!
2. Apresentação de inovadores planejamentos de mídia e combinações de Mix de Canais: Veja a melhor opção dentro do seu budget e perfil do seu produto
Palestra por Ana Amélia Feijó, da Odebrecht Realizações Imobiliárias
Apresentando um case de sucesso da Odebrecht, Ana Amélia fez uma apresentação densa em dados sobre o mix de mídia mais comum atualmente, ainda: rádio, TV, jornal, revistas e, claro, a internet.
Fazendo um paralelo com o que foi dito por Chap Chap, a TV, apesar de atingir quase a totalidade da população, é um investimento muitíssimo caro (desde a década de 50!) e, conforme os dados do gráfico, a internet está prestes a alcançá-la em penetração na população.
Ainda, é possível, com a internet, entender o público com informações sobre sua navegação e direcionar sua comunicação de forma precisa e no momento em que a pessoa está em frente ao computador. O que não é o caso das mídias offline como jornal, TV, rádio e revista que não é possível saber quem viu/ouviu seu anúncio e tampouco como é esta pessoa (se é homem ou mulher, se tem filhos, se tem ensino superior, se fala outro idioma, renda média, etc.).
3. Entenda as principais mudanças comportamentais do comprador de imóveis e suas exigências na decisão de compra
Palestra por Marcelo Magalhães, da PREDICT – Shopper Understanding
Levantando excelentes indagações sobre o fluxo total de clientes que passam pelos salões de vendas e plantões sem comprar um imóvel com você, Marcelo Magalhães trouxe esta reflexão quanto ao aprendizado com os “não-compradores”.
Salientou que quando uma pessoa, ao entrar em contato procurando um imóvel ou informações sobre um, deve também estar em seu CRM para que você acompanhe este mesmo que ele não compre naquele instante. Para isto, pegue informações básicas de contato, como telefone, email e nome, e faça anotações sobre as características do que ele procura.
Apesar de este não ter dado início ao processo efetivo de compra do imóvel, pode acontecer de que este cliente estava em uma fase inicial da jornada de compra. Ou seja, ele está interessado, apesar de não ter gostado do que você apresentou no momento ou não ter esta decisão amadurecida ainda. Logo, não é cliente perdido. Mantenha contato e atenda sempre -sempre – muito bem!
Abaixo, estão os slides da apresentação de Marcelo Magalhães que gentilmente nos deu permissão para compartilhá-los com vocês. Obrigado, Marcelo!
4. Novas formas de comunicação online para a Prospecção de novos clientes e divulgação dos empreendimentos
Palestra por Alex Pelati, da Agência Orange Five
Um coisa muito importante foi falada por Alex Pelati: a baixa eficácia de um hot site para um lançamento/produto específico. Isto, pois o hot site tem vida curta e, por não estar dentro do seu site, não será de imediato encontrado através do Google. Logo, dependerá de divulgação para ter acesso, seja por email marketing ou link patrocinado, e quando criar alguma relevância no Google, terá passado a fase de lançamento, vendido todas as unidades ou já deverá ser desativado.
Sendo assim, o recomendado é criar páginas especiais, mas dentro de seu site, para cada empreendimento. Assim, esta página já terá o peso da relevância do seu site no Google e, com relevância já construída, será mais facilmente encontrado desde o primeiro momento. Mas atente-se: sites construídos em Flash não são encontrados pelos buscadores e não funcionam em celulares.
5. Mídias sociais no mercado imobiliário
Palestra por Rafael Landa, do portal imobiliário VivaReal
Apresentando as melhores práticas em mídias sociais para corretores e imobiliárias, Rafael Landa, compartilhou estratégias para vender imóveis por meio do Facebook.
Dicas como esta você poderá encontrar aqui no Guru do Corretor, especialmente no eBook gratuito “Facebook para o Corretor de Imóveis“, produzido por nossa equipe em 2012.
Os slides da palestra de Rafael Landa você confere abaixo:
6. Aprenda a desenvolver marketing de relacionamento em todas as etapas do seu produto: projeto, construção e entrega
Palestra por Marcelo Bigucci, da Construtora MBigucci, e Bruno Lessa, da Marketing | SIM e Portal VGV
A apresentação conjunta entre Marcelo Bigucci e Bruno Lessa trouxe-nos a estratégia de relacionamento com o cliente desde as primeiras fases do lançamento até o pós-venda.
Foram apontados 10 passos entre este ciclo que, segundo eles, dura 45 meses e conta com vários pontos de contato que vão desde revista própria da MBigucci, passa por email marketing periódicos, até o coquetel de lançamento do condomínio.
Comentários