Mitos e verdades sobre o mercado imobiliário em 2023
A profissão de corretor de imóveis pode ser muito atrativa pelo seu dinamismo e as possibilidades de remuneração. Como toda área de atuação, o mercado imobiliário traz consigo uma série de mitos e verdades que são ventiladas por aí e podem confundir corretores iniciantes ou quem pretende migrar para a corretagem.
Assim como outros mercados, o imobiliário também está em constante evolução e algumas verdades absolutas de outro tempo já não valem mais. É preciso ficar atento a alguns mitos e verdades e se preparar para embarcar em um setor que está sempre em movimento.
Vamos conhecer alguns dos principais mitos e verdades sobre o mercado imobiliário em 2023?
1. O mercado imobiliário está em crise
MITO. Um assunto que vez ou outra vem à tona. O contexto econômico e fiscal, que impacta diretamente o mercado imobiliário no mundo todo, segue desafiador como vimos nos últimos anos. Isso não significa, no entanto, que o mercado passa por uma crise.
A tendência é que o mercado siga crescendo de forma sustentável, embora menos acelerada que nos anos anteriores, como em 2020 e 2021. Ainda assim, há espaço para os profissionais mais qualificados permanecerem conquistando excelentes resultados.
Aqui, vale ficar de olho nos conteúdos do Termômetro de Mercado do DataZAP+, plataforma rica em materiais que podem ajudar a entender o comportamento do mercado e se preparar ainda mais.
2. A tecnologia pode ajudar as vendas do corretor
VERDADE. O mercado imobiliário está se adaptando às mudanças tecnológicas e já tem a internet como grande aliada na hora de vender ou alugar imóveis.
O corretor mais atento sabe disso e, inclusive, aproveita as melhores técnicas de marketing digital a seu favor.
Anúncios online para captação de clientes, inteligência artificial e realidade virtual são alguns dos recursos tecnológicos que surgiram nos últimos anos e podem ser excelentes aliados do corretor de imóveis.
O mais importante é entender como e quando usar as novas tecnologias a seu favor. Para isso, é importante conhecer essas inovações e entender quais delas são úteis e em momento acioná-las para ampliar suas vendas.
3. Vender imóveis é um dom
MITO. Existem pessoas com mais desenvoltura na hora de vender, isso é um fato.
Mas as técnicas de vendas e negociações existem para provar que todo mundo pode aprender a ser um bom vendedor. É assim no varejo, e não é diferente na corretagem.
A habilidade de captar clientes, manter bons relacionamentos e conseguir fechar excelentes negócios não depende de um dom, mas da força de vontade de cada um em desenvolvê-las e buscar a capacitação correta.
4. Sustentabilidade e novos conceitos de moradia são tendências no mercado imobiliário
VERDADE. É possível afirmar que a sustentabilidade é uma das principais tendências no mercado imobiliário.
Moradias mais sustentáveis, desde a construção até o uso dos recursos no dia a dia, têm entrado cada vez mais na lista de atributos procurados pelos clientes.
Novos conceitos de moradia como bairros planejados e o coliving também estão entre tendências que devem se manter presentes no setor em 2023.
Gerações de clientes cada vez mais atentos e engajados também fazem parte dessa tendência.
Por isso, lembre-se de se preparar para abordagens a diferentes gerações.
5. O mercado imobiliário está saturado
MITO. Outra fala comum de se ouvir é que o mercado imobiliário está saturado, dispensando a entrada de novos corretores de imóveis.
O mito é alimentado pelo crescimento da aderência à profissão, mas é importante lembrar que o mercado está em constante mudança e que sempre há espaço para novos – bons – profissionais.
Se você é um corretor que se prepara para as mudanças e se mantém informado sobre os movimentos do mercado imobiliário, não há o que temer.
As cidades estão em expansão e novos tipos de negócios surgem a cada ano, aumentando as oportunidades e abrindo espaço no mercado de trabalho.
6. Corretor de imóveis ganha dinheiro “fácil”
MITO. Esse é um dos mitos que mais atraem profissionais para o mercado imobiliário. É verdade que, com uma boa atuação como corretor de imóveis, é possível garantir boas remunerações. O que não é verdade é que esta seja uma profissão para ganhos fáceis.
Para garantir que a profissão de corretor de imóveis seja rentável, é importante que o profissional entenda como ela funciona e se prepare para atuar de forma eficaz, atraindo boas oportunidades de negócios e fazendo boa gestão de suas comissões.
Fique por dentro do mercado imobiliário
Você provavelmente já ouviu algum desses mitos quando o assunto é mercado imobiliário.
A verdade é que, assim como qualquer profissão, a atuação do corretor de imóveis depende de uma combinação de fatores: preparação, força de vontade e atenção às oportunidades.
Manter-se atualizado sobre o mercado e buscar por formação continuada para estar sempre com os estudos em dia é fundamental.
Assim como participar dos principais movimentos de conexão do mercado para ganhar repertório e networking, em eventos como o Conecta Imobi.
Não há fórmula mágica. A trajetória de cada corretor de imóveis é bastante particular e o mais importante é estar disposto a fazer parte de um mercado que, apesar de tradicional, segue mudando para entregar às pessoas seu bem mais valioso: a moradia.
Você já ouviu algum desses mitos? Lembra de algum outro? Conta pra gente nos comentários!
Comentários