Melhores horários de postagem da sua página no Facebook
Existem estudos estatísticos sobre quais os melhores horários e dias para postagem no Facebook conforme a atividade dos usuários nas redes. O mais famoso deles é o da Scup, que todo ano revela a relação entre posts e comentários realizados no Facebook – o último, relativo à 2012, é este: Horário nobre do Facebook – 2ª Edição pela Scup. Mas estes dados são abrangentes e de vários públicos, de diversas páginas e segmentos.
Para encontrar o “horário nobre” da sua página, você pode usar o próprio Facebook Insights – mas isto é uma novidade e vai começar a chegar a todos os administradores de página neste dia 8 de outubro. Não é uma informação oficial, pois não foram todos que viram a mensagem.
Independente do dia que chegará para a página da sua imobiliária ou a sua própria como corretor, já vá se ambientando com o novo Facebook Insights e como descobrir qual é o dia e hora no qual o seu público está visualizando o conteúdo publicado por sua página.
Onde visualizar os melhores dias e horários da minha página
Acessando o Insights, você verá uma interface completamente renovada – e bem mais bonita – do Facebook. Para chegar até esta parte, você deverá clicar em “Publicações” na guia superior, e depois em “Quando os fãs estiverem conectados”. Como na imagem abaixo:
Nesta página você visualizará os dois novos gráficos da média de visualizações, sendo um gráfico para o dia da semana e outro por horário do dia. Todos os dados são baseados nos últimos 7 dias da sua página.
Observando os melhores dias para postagem
O primeiro dos gráficos é sobre a média de fãs que visualizaram suas publicações no Facebook. Mas atente-se a um ponto que vai determinar a precisão da informação do gráfico: você precisa ter frequência e densidade de publicação definidos. Pois como os dados são baseados nos últimos sete dias, a inconstância e distribuição desigual do volume de postagem vai poluir seu gráfico.
Um exemplo: você publicou apenas uma vez por dia entre segunda e sexta, e no fim de semana publicou 3 vezes no sábado e 7 vezes no domingo. Cada postagem vai acarretar em uma nova “aparição” no feed de notícias dos seus fãs e, logicamente, os dias com mais postagens tenderão a ter maior visualização.
Ou seja, trabalhe de forma homogênea para compreender “quando dá certo” e então ajuste sua estratégia. É quase como equalizar o um aparelho de som: você deixa todas as frequências iguais e depois ajusta graves, médios e agudos um por um – mas é preciso ter tudo homogêneo, igual, para sentir a diferença depois.
É assim que você visualizará estas informações:
P.S.: Estes “k” diz respeito ao “mil” em inglês – o Facebook ainda não traduziu tudo. 😀
Vendo os principais horários de visualização da sua página
Da mesma forma que os dias, é preciso ter uma regra para postar, pois se todos os dias você publica algo por volta das 11h, obviamente que você terá um pico neste horário em todos os dias.
O que você pode fazer é variar os horários de postagem, publicando novos posts em horários diferentes durante a semana, e fazer o controle semanal dos picos de visualização cruzando informações de “que hora postei” e “que horas os picos ocorreram”.
Faça o seguinte: programe-se para realizar, diariamente, 3 publicações e, entre os dias da semana, alternando os horários. Toda a segunda-feira, atualize uma planilha com os picos de cada semana e, ao longo de 4 semanas completas, avalie os picos para verificar qual é o horário em comum entre elas. Faça isto com base em 3 horários para cada dia.
Baixe está planilha, simples, para você realizar o controle destas postagens e picos.
O gráfico visualizado no Facebook Insights sobre as horas com mais visualização de postagem é desta forma.
Existem funções sobre este gráfico e entre o gráfico de dia e hora, veja mais abaixo.
Picos de hora por dia e volume de visualizações por hora
Passando o mouse sobre os gráficos você perceberá que mais informações são reveladas:
- passe o mouse sobre o gráfico de hora para visualizar o volume de visualizações por hora
- passe o mouse sobre o gráfico de dia da semana para visualizar o gráfico de hora daquele dia
Destes dois, o mais útil, sem dúvidas, é o gráfico de hora sobre o dia da semana, pois através dele você consegue observar se existe, em determinado dia, um pico de visualização fora da média da semana e regular as postagens para aquele dia conforme a recorrência de um horário de pico específico.
Gráfico de horário com visualização por hora
(passando o mouse sobre o gráfico de horário)
Gráfico de horário com visualização de dia da semana
(passando o mouse sobre o gráfico de dia da semana)
O novo Facebook Insights ajudará corretores e imobiliárias a compreenderem seu próprio público e a entregarem o conteúdo certo na hora certa. E isto com base em dados concretos e próprios.
Aguardamos ansiosamente que esta atualização esteja disponível para todos os administradores de página para que possamos ter o feedback de vocês quanto ao uso que estão fazendo da ferramenta de análise do Facebook.
Até a próxima!
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