Maximizando o alcance orgânico no Facebook e algumas alternativas
A imobiliária ou corretor que tem página no Facebook deve ser percebido que o alcance das suas publicações, assim como o engajamento nelas, caiu (e bastante) desde o início de dezembro (2013).
Isto aconteceu por uma alteração no mecanismo, o algorítimo, que o Facebook utiliza para entregar os posts para seus usuários no feed de notícias. Espaço que está muito concorrido atualmente e onde as pessoas gastam mais de 50% do seu tempo no Facebook.
Esta mudança está priorizando páginas com alta relevância. Ou seja, não basta a pessoa simplesmente curtir sua página. Agora, mais que nunca, você precisa buscar a interação dela, o seu engajamento, pois quanto mais ela interagir com sua página, mais o Facebook perceberá que você é relevante para ela.
Mas um porém, o Facebook consegue distinguir melhor o que é um meme de um post com conteúdo. Logo, não basta postar “coisas engraçadinhas” para atrair curtidas e compartilhamentos, pois o Facebook pode não apresentar este resultado para seus fãs e não-fãs.
Jon Loomer, social media coach americano, fez um estudo em seu feed de notícias em um período de 24h e descobriu que:
- 64,1% eram postagens de perfis de amigos;
- 28,4% de postagens orgânicas de páginas;
- 6,7% de anúncios/histórias patrocinadas
- 0,8% de postagem em listas
As postagens orgânicas de páginas eram predominantes de marcas que Jon realmente apreciava e interagia muito, sendo elas muito relevantes para ele. Foram somente de 38 páginas que apareceram e como um especialista de Facebook ele deve curtir muito mais do que isto.
Para divulgar sua marca é necessário capilarizar melhor sua presença nas mídias sociais. Aprofundar seu trabalho no Facebook e fortalecer ou criar novos pontos de contato.
Comece por estes pontos e maximize seu alcance orgânico no Facebook e atinja novos públicos em novas mídias.
No Facebook
Descubra quando seus fãs estão online
Saber quando seus fãs estão mais ativos é essencial para programar suas postagens e maximizar seu alcance orgânico.
No Guru já temos um post falando sobre como descobrir o seu horário nobre e ainda uma material mais completo para entender o novo Facebook Insights, onde existe toda a informação necessária para você compreender seu público e desempenho.
Leia o post: Melhores horários de postagem da sua página no Facebook e baixe o ebook sobre o Facebook Insights aqui:
Ensine e peça aos seus fãs a obterem notificações
Este recurso do Facebook é um pouco escondido e pouca gente o conhece. Entretanto, mais que nunca ele é importante para você manter seus fãs sempre a par do que sua página compartilha e no momento que o faz.
Faça como fizemos na página do Guru do Corretor. Altere sua imagem de capa acrescentando a ela a indicação de como obter notificações automaticamente.
Aproveite e já faça isto no Guru, e não perca nada do que compartilharmos. 😉
Faça postagens com mais frequência
Sabendo quando seus fãs estão mais ativos você pode fazer seu planejamento de postagens. Pela lógica, quando mais postar, mais pessoas irá impactar. A lógica está certa, mas não abuse nem pra mais nem para menos.
O recomendado é postar com o mínimo de 1 hora entre um post e outro. A frequência correta dependerá da preferência e resposta dos seus fãs, assim como na sua capacidade e tempo para manter a qualidade em todas estas publicações.
Sobre a quantidade de postagens por dia. Busca realizar no mínimo de 3 a 5 postagens diárias distribuídas entre seus horários de melhor audiência (e respeitando a 1 hora de intervalo).
Incorpore a postagem do Facebook em seu blog
Depois de publicar um novo artigo em seu blog e de postar isto em sua página ou perfil no Facebook, retorne ao seu blog e edite o artigo para colar o código incorporado do Facebook (você verá como é isto ao fim deste post) e então criar um novo ponto de contato direto com a sua página/perfil.
Quando uma pessoa curtir, compartilhar ou comentar este post incorporado, ela vai distribuir aos seus amigos esta interação e assim você poderá atingir novas pessoas. Como seu blog tem diversas fontes de tráfego, você poderá “direcionar” sua audiência do originada no Google e gerar engajamento e alcance no Facebook.
Para incorporar a postagem do Facebook, passe o mouse sobre o canto direito superior da imagem, clique na seta que aparece e depois em “Incorporar Publicação”. Copie o código que será gerado e cole no post correspondente em seu blog.
Outras mídias sociais
Pode não parecer ainda, mas o Facebook está possivelmente entrando em crise e começa a perder usuários, principalmente os mais jovens. Ao menos é o que aponta uma pesquisa inglesa sobre o Facebook em 8 países. No Brasil isto ainda não é uma tendência, mas é bom ficar atento e fomentar diferentes mídias sociais, não baseando-se somente em uma.
Recomendamos que desde já você crie ou intensifique sua atuação no Google+, YouTube e Twitter.
Google+
A “rede social” do Google tem um papel além do social, visto que ela pode estar muito mais conectada ao seu site que qualquer outra.
O Google+ tem um volume de usuários muito menor que o Facebook e também menos engajamento. Porém, aposta minha, este cenário pode reverter conforme as pessoas forem descobrindo o Google+ e enjoando do Facebook, gerando uma migração natural da sua “vida digital” para outros sites.
Ela também possui incorporação de postagens para você colocar em seu blog/site. E ainda pode ser conectada ao seu site de modo que o beneficie nas pesquisas do Google.
No Guru temos um post falando sobre como o Google+ pode ajudar sua imobiliária ou você como corretor. Leia aqui: Dicas sobre Google+ para o mercado imobiliário
YouTube
Este é o 2º colocado em buscas do mundo e se bem utilizado um potencial meio para atrair pessoas a acompanhar sua marca e trabalho no mercado.
Pode também ter videos incorporados ao seu blog ou site. Todavia, seu principal benefício será a facilidade com que pode ser encontrado no Google ou dentro da sua própria pesquisa.
Com vídeos produzidos com frequência, você terá um canal fortalecido com pessoas o acompanhando e gerando material para ser indexado pelo Google, compartilhado no Facebook, incorporado no blog e automaticamente linkado à sua página/perfil no Google+.
Leia no Guru sobre como produzir videos relevantes para gerar engajamento no YouTube, aqui: Explorando conteúdo local em vídeo no YouTube
Em 140 carácteres você pode atingir seus seguidores e interagir com estes. É um bom canal para esta aproximação, tanto com seus clientes quanto com formadores de opinião e outras marcas.
Também pode-se incorporar tweets nas suas postagens no blog e garantir que ele alcance outras pessoas mesmo fora do próprio Twitter.
Veja a apresentação abaixo para utilizar o Twitter no mercado imobiliário. Material produzido pelo Marketingimob.
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