Marketing digital: você sabe o que é?

Quando escuto alguém dizer “o marketing digital é o futuro”. Penso: “Como assim? Ele é o presente e muitos recursos já viraram passado! ”
Há mais de 20 anos, com o surgimento da internet, se abriu espaço para uma nova forma de divulgação de produtos e serviços, primeiro veio o e-mail, que inicialmente tinha uso quase que restrito ao meio profissional, depois vieram os sites, os primeiros banners, as lojas virtuais, os e-mails marketings e assim o avanço tecnológico foi possibilitando que essa comunicação se convertesse também em uma forma de criar estratégias, até se tornar possível a venda on-line. E não restam dúvidas de que as redes sociais completaram a tarefa, dando acesso a este mundo a todas as idades e perfis.
Mas afinal de contas o que é o marketing digital?
Nada mais é do que ações de comunicação que profissionais e empresas utilizam, por meio da internet e outros meios digitais para divulgação e vendas de seus produtos e serviços.
Como este mundo já é uma realidade é preciso reavaliar o uso de certos recursos.
Por exemplo, você ainda envia um e-mail, de forma pessoal, para um mailing qualquer, sem uso de ferramentas de e-mail marketing, para divulgar seus produtos? Então eu vou te dar uma má notícia: esta forma de divulgação tende a resultar em um número cada vez menor de interesse pelo que você divulga, se não diria inexistente.
Já percebeu que para assuntos pessoais o uso do e-mail praticamente morreu? Pois é, diariamente se formam milhares de novos grupos no WhatsApp ou no Facebook, por exemplo. Porque as pessoas querem respostas instantâneas, tudo está ao alcance das suas mãos, no seu celular ou tablet.
Você deve estar se perguntando, mas se as redes sociais já são o principal meio de comunicação, como eu vou me diferenciar e mostrar valor agregado naquilo que ofereço ao meu cliente?
A resposta é: Publique conteúdo relevante.
Seja um formador de opinião, influencie!
“Nada é mais influente do que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional. Um influenciador é o Santo Graal da publicidade. ”Mark Zuckerber
Comentários