Bruno Lessa: você está usando o marketing digital da forma correta?
Se você chegou até este post no blog do Conecta Imobi provavelmente tem interesse em conhecer estratégias de marketing digital para promover mais vendas e locações dos seus imóveis. No entanto, para falarmos de resultados obtidos com o marketing digital, é importante entender como ele funciona e de que forma podemos extrair o real potencial que ele oferece.
É inegável o poder que o marketing digital possui. Poder falar com milhares de pessoas, em qualquer parte do Brasil ou do mundo, utilizando recursos visuais como vídeos, imagens e áudios é algo que até pouco tempo atrás era impossível de se imaginar, mas que hoje se tornou possível e até mesmo rotineiro. Mais impressionante ainda é o poder de segmentação que o marketing digital possui, ou seja, você consegue usar canais que posicionam a sua mensagem exatamente para o público interessado no seu produto ou serviço. Isso tudo sem contar outras vantagens, como a possibilidade de medir os resultados obtidos, dentre diversas ações possíveis.
Ok, até aqui eu não estou falando nenhuma grande novidade e possivelmente você já sabe de todas estas vantagens. No entanto, o ponto que quero trazer para reflexão neste post é: será que você está usando todo este poder da forma correta?
Como o mercado imobiliário tem usado o marketing digital?
Infelizmente, no dia a dia vemos muitas empresas e profissionais do mercado imobiliário subutilizando o poder do digital. É comum vermos apenas posts e divulgações contendo fotos de imóveis (em especial as fachadas dos imóveis), com pouquíssima descrição, em todos os canais possíveis. Não é raro vermos o mesmo conteúdo postado simultaneamente em diferentes canais de comunicação como os portais imobiliários, Instagram, Facebook, dentre outros, e até mesmo enviado via listas de transmissão pelo WhtasApp.
O resultado de tudo isso é que, com esta postura limitada, perdemos grandes oportunidades de usar o poder do marketing digital e acabamos atraindo interessados sem a devida qualificação.
Em resumo: quando colocamos apenas fotos e pouca descrição do imóvel em tópicos (como metragem, número de quartos e vagas de garagem), estamos apenas pensando no ponto de vista de quem VENDE e não do ponto de vista de quem COMPRA.
E como podemos melhorar e ter mais resultados com o marketing digital?
Entender como um cliente busca um imóvel é o primeiro passo para termos sucesso comercial. Existe uma coisa que se chama Jornada de Compra do Imóvel, que é um processo amplo, complexo e que pode demorar meses ou até anos para se concretizar. Geralmente o cliente que está em busca do tão sonhado imóvel passa por diferentes fases e, em cada uma delas, tem uma necessidade diferente que pode ser: Qual tipo de imóvel atende melhor às minhas necessidades? Vale a pena morar neste bairro e/ou região? Como funciona o financiamento imobiliário? Como saber se a documentação do imóvel está de acordo? E por aí vai…
Quando entendemos que existe esta jornada de compra, a nossa estratégia digital começa a ficar mais completa e poderosa e, ao invés de simplesmente divulgar o imóvel, começamos a usar os canais disponíveis para ajudar o cliente durante o processo de compra (ou até mesmo de locação).
Ok, mas e na prática? Como eu faço? Como posso potencializar a minha estratégia de marketing digital para vender e alugar mais imóveis?
Falando de uma forma bem prática, use corretamente cada um dos canais disponíveis para se comunicar com o seu potencial cliente, como por exemplo:
- Instagram: além de postar fotos dos imóveis, use os recursos da plataforma para estabelecer um diálogo com o potencial cliente. Poste stories comentando acontecimentos do mercado como taxas de juros, etc. Abra caixinhas de pergunta questionando ao seu potencial cliente qual a maior dúvida que ele tem sobre o processo de compra do imóvel. Faça postagens mostrando um pouco da sua vida pessoal de modo que isso gere empatia e conexão com o potencial cliente.
- YouTube: grave vídeos com dicas sobre como obter financiamento imobiliário para a compra de imóveis e explicando os diferentes tipos de financiamento. Dê dicas para o cliente avaliar corretamente o imóvel no dia da visita. Grave dicas sobre a região que você atua, demonstrando que você conhece bem o local.
- Portais imobiliários: preencha as informações da forma mais completa que puder. Isso te ajudará a obter leads mais qualificados, evitando usar o seu tempo que já é limitado no atendimento de clientes sem o perfil para o imóvel que está oferecendo.
Perceba que todas as dicas acima não são técnicas e nem envolvem alto investimento, mas sim a percepção que temos sobre o marketing digital.
Se você conseguir implementá-las e aumentar a sua geração de leads qualificados, é hora de pensar no próximo passo: a gestão destes leads! Mas isso já é tema do nosso próximo post, que em breve trarei aqui. Fique ligado!
É assim que inauguro a minha primeira participação aqui como colunista no blog do Conecta Imobi. Estaremos juntos durante todo este ano, fique ligado! Um abraço e até a próxima!
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