Lições para o Instagram
Inovação, criatividade e as perguntas certas para sua presença na rede
No último dia de Conecta Imobi, convidamos Diogo Souza Gomes, CEO da Souza Gomes Imóveis para compartilhar seus aprendizados durante sua jornada no setor imobiliário, principalmente no Instagram.
Recomeçar é o protocolo da Souza Gomes, a empresa familiar é uma das que mais se reinventam no mercado imobiliário, entre crises e crescimento, um dos destaques da Souza Gomes é a paixão pela inovação.
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Muito antes das redes
Diogo tinha apenas 16 anos quando marketing aos 16 anos, em 1997. Na época, com os poucos recursos da empresa, ele apostou na criatividade para se destacar no mercado.
Já no ano seguinte, ele começou a fazer as artes que a Souza Gomes publicava semanalmente nos jornais. Na época, uma prática comum no mercado imobiliário era publicar um anúncio no jornal aos domingos,e repeti-lo durante a semana.
“Não falávamos exatamente em conteúdo, mas sentia que precisava gerar algo diferente, não podia perder 6 dias repetindo o mesmo anúncio de domingo”.
Foi aí que ele colocou em prática uma ideia que durou alguns anos: lançar um anúncio diferente por dia, usando a criatividade para tentar chamar a atenção do leitor.
Daí para frente, eles nunca mais pararam de inovar. Diogo acompanhou a mudança da mídia impressa para as plataformas digitais. Em 2012 começa a jornada da Souza Gomes no Instagram.
Nessa nova empreitada, ele levou os aprendizados da mídia impressa: “vamos ter alguma sequência lógica, ter coisas diferentes todos os dias e gerar conteúdos diferentes. (…) A gente não podia chegar na rede social e ser apenas um classificado de imóveis.”
Comece pelas perguntas certas
O relato do nosso convidado também expõe algo que pode ser muito relevante para quem está começando: não existe vida profissional e vida pessoal, existe vida. As pessoas querem ter contato com pessoas. A presença de quem faz a marca nesse mundo virtual é de extrema importância para gerar confiança e uma narrativa sólida. Afinal, “ninguém quer se relacionar com uma logomarca simplesmente”.
Para quem está começando, Diogo nos traz algumas perguntas valiosas:
- Qual a melhor rede social para você?
- O que você quer com a sua rede social?
- Como você quer que te vejam?
Para Diogo, não é essencial que você esteja presente em todas as redes sociais; antes de tudo, é preciso entender onde está o público que seu empreendimento quer alcançar.
“É um mito achar que você deve estar em todas as redes sociais: entenda o seu público”.
Outro ponto que muitas vezes se esquece é que volume não é qualidade: a leitura e a aplicação das suas métricas são mais relevantes do que ter um grande volume de respostas numa enquete, por exemplo.
Três pontos essenciais da presença virtual da marca
- Experiência
O essencial aqui é ter em mente que experiência não é o que você diz ou pensa que o cliente sentirá e sim o que ele de fato sente. No final do dia, é importante que a expectativa do cliente seja não apenas correspondida, como superada.
- Inovação
“As pessoas confundem inovar com inventar (…) “Atenda uma necessidade que o mercado não atende”.
A inovação, por vezes, está na criatividade como você resolve o problema do seu cliente. Não basta ser novidade, é preciso que haja aplicação na resolução de problemas reais.
- Memória
As ações precisam gerar memória.
De uma longa lista de campanhas bem sucedidas em aproximar o consumidor de uma memória afetiva, Diogo conta uma experiência da criação de uma cerveja: “Nossa cerveja é de 2017 e até hoje as pessoas se lembram disso.”
Estar presente nas redes, trabalhar com as ferramentas disponíveis e saber entender os dados são algumas das chaves para performar melhor nas redes sociais, independente de qual seja.
Tudo isso unido criatividade e inovação, certamente pode trazer, além de resultado, uma trajetória significativa para o seu empreendimento.
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