Home staging: como aplicar essa técnica de aceleração de vendas
O home staging é uma técnica de valorização do imóvel que pode potencializar sua estratégia comercial.
Embora divida opiniões e ainda não seja uma categoria tão difundida no Brasil, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos no país, o home staging é comprovadamente um recurso que pode ajudar a vender imóveis de forma mais rápida e eficaz.
Dados da Associação Espanhola de Home Staging apontam que as vendas de imóveis que passaram pelo processo de home staging são até 80% mais rápidas em comparação com produtos que não tiveram a técnica aplicada.
Mas afinal, o que é home staging? Quando e como aplicá-la no marketing imobiliário?
Confira mais detalhes sobre home staging a seguir:
O que é Home Staging?
Home Staging é uma técnica para tornar o imóvel mais atrativo nos anúncios para venda ou aluguel, sem precisar de grandes reformas.
O objetivo é potencializar os pontos fortes do imóvel, tornando seu visual mais encantador e acelerando o processo de venda ou locação.
A tradução literal de Home Staging é “encenação de casa” ou “preparação de casa”. E é exatamente essa a proposta da técnica: preparar o ambiente para fotos e visitas de interessados pelo imóvel.
Além de acelerar o processo de venda ou locação do imóvel, é comprovado que o Home Staging pode valorizar o negócio.
Em uma pesquisa feita pela NARS (Associação Nacional dos Corretores), nos Estados Unidos, constatou-se que a maioria das casas com home staging teve sua venda valorizada devido às melhorias feitas através da técnica.
O home staging deve ser encarado como uma ferramenta de marketing imobiliário, já que seu objetivo é melhorar o visual do espaço para torná-lo mais atrativo e vendável.
A técnica une conceitos de marketing visual, design de interiores e conhecimentos de mercado imobiliário para despertar encantamento nos clientes e ajudar o corretor de imóveis a vender mais.
Home Staging no Brasil
A técnica de home staging surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos e é bastante comum por lá. No Brasil, no entanto, este recurso ganhou mais notoriedade nos últimos anos.
Embora não seja um padrão no mercado imobiliário brasileiro, o home staging vem ganhando cada vez mais adeptos.
Aos poucos, o mercado brasileiro passa a entender o recurso como uma poderosa ferramenta de marketing e tende a aplicá-la, acompanhando as tendências de moradia que apontam para clientes mais exigentes e conectados com o visual do imóvel.
Como fazer Home Staging para vender mais?
Agora que já entendemos o que é Home Staging e a sua importância como uma ferramenta de marketing imobiliário, é hora de entender mais sobre como colocar a técnica em prática.
Para realizar intervenções assertivas no imóvel, o ideal é contar com a parceria de um arquiteto ou designer de interiores para aplicar a técnica. Existem profissionais especializados nessa área, inclusive, os chamados home stagers.
O primeiro passo para realizar o home staging é convencer o proprietário do imóvel sobre a sua importância. Para isso, vale recorrer a alguns argumentos, como:
- Ampliação de oportunidades de venda ou locação;
- Valorização do imóvel;
- Aceleração do processo de venda ou locação;
- Retorno financeiro do investimento em home staging após o negócio ser fechado.
Um bom checklist com informações sobre o estado do imóvel, seus proprietários e o uso que vem sendo dado ao ambiente deve fazer parte da rotina do corretor para mapear todos os pontos necessários e encantar os clientes nas visitas.
Para preparar o imóvel, o home staging deve levar em consideração alguns pontos que são fundamentais para torná-lo mais agradável e visualmente atrativo.
Como aplicar?
- Organização e limpeza do imóvel
Manter o imóvel limpo e organizado é primordial para causar boa impressão em possíveis compradores ou inquilinos.
Uma boa faxina antes de visitas e tirar fotos faz toda diferença. Também vale contar com a ajuda do profissional para organizar o ambiente, aplicando técnicas de organização que privilegiem o impacto visual e a melhor utilização dos espaços.
Isso facilita para que o cliente em potencial veja as reais possibilidades daquele ambiente para seu objetivo com o imóvel.
- Pequenos reparos
Reparos que não são estruturais também fazem parte do processo de home staging.
Aqui, entram pequenos ajustes como troca de metais sanitários, fechaduras, janelas e manter a pintura em dia.
Se o ambiente estiver mobiliado, vale se certificar de que os móveis estão em bom estado de conservação e são funcionais.
- Marketing sensorial
Investir em um ambiente que provoque os sentidos também é uma boa pedida no home staging.
O marketing sensorial utiliza recursos como aromas e iluminações programadas para despertar diferentes sentimentos no cliente e conectá-lo com a marca ou produto, neste caso, o imóvel.
Aposte, por exemplo, em receber o cliente para uma visita com aromatizadores de ambiente ou velas aromáticas com fragrâncias suaves ou mesmo que remetem a memórias afetivas, como o cheiro de café e bolo pela tarde.
Esses recursos envolvem o cliente em uma experiência mais completa e aumentam o gatilho mental de pertencimento.
- Confira a iluminação
Um imóvel bem iluminado desperta sensação de bem estar e pertencimento.
Além de melhorar a experiência de visita e tornar o ambiente mais aconchegante, a boa iluminação também favorece na hora de tirar fotos excelentes para promover o imóvel em anúncios.
- Decoração neutra
A decoração é parte fundamental, mas é preciso ter cautela. Na hora de investir no design do ambiente, prefira uma proposta mais neutra e clean.
Uma decoração marcante e com estilo pré-definido pode desagradar o cliente que tem contato com o imóvel.
Com um espaço neutro, a pessoa pode se sentir à vontade para imaginar personalizações futuras de acordo com o seu gosto.
- Despersonalize o imóvel
Lembre-se de remover objetos pessoais do atual morador, como porta-retratos ou livros, que podem interferir na experiência do interessado no imóvel durante a visita ou mesmo no anúncio.
É importante ter em mente que a pessoa deve se imaginar morando no imóvel e objetos pessoais podem impactar nessa projeção.
Esse é um assunto que veio para ficar e dominá-lo é um diferencial importante para corretores que querem se destacar no mercado.
Agora que você já sabe o que é e como aplicar o home staging em seus imóveis, utilize a técnica como sua aliada e impulsione seus negócios!
Você já conhecia essa técnica? Conte nos comentários como tem sido sua experiência utilizando este recurso!
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