Galpões logísticos: o que é e como funciona?
Quando falamos em galpões logísticos, é normal pensarmos imediatamente em grandes espaços de armazenamento para produtos como aqueles que compramos no e-commerce e recebemos em casa.
E é verdade que boa parte dos galpões logísticos são destinados para este fim, mas existe uma série de outras utilidades destes espaços, incluindo a logística da construção civil.
Com o setor de construção em crescimento no país, cresce também a demanda por espaços para o funcionamento da operação e logística envolvidas nas obras dos empreendimentos.
É aí que entram os galpões logísticos, espaços que facilitam a logística, armazenagem e operação deste setor tão importante para a economia.
O que é um galpão logístico?
Galpão logístico é um espaço destinado à execução de operações logísticas, ou seja, recebimento, armazenamento, separação e distribuição de produtos.
Os galpões logísticos têm papel fundamental no funcionamento de operações, especialmente as industriais, pois impactam diretamente na produtividade da cadeia.
Entre os setores que mais fazem uso de galpões logísticos, estão: comércio, indústria, logística e construção.
Os galpões logísticos são projetados para atender às necessidades específicas de cada operação.
No caso da construção, existem diferentes tipos de galpões logísticos que podem atender à demanda da construtora, a depender da especificidade de seus empreendimentos.
Quais são as principais características dos galpões logísticos?
Enquanto estrutura física, o galpão logístico tem a característica de ser um espaço amplo e facilmente modificado para atender a essas necessidades de acordo com a empresa que utiliza o galpão.
Existem algumas características que são comuns aos galpões logísticos, e praticamente imprescindíveis para o bom funcionamento do local. São elas:
- Pé direito alto;
- Pisos extremamente resistentes;
- Espaço coberto para armazenagem de materiais;
- Boa ventilação;
- Sistema de combate a incêndio;
- Estacionamento e entrada para veículos de grande porte, como caminhões;
- Iluminação adequada;
- Boa localização.
Como as construtoras podem usar galpões logísticos?
Apesar do uso mais comum do galpão logístico ser o de armazenagem de materiais a serem utilizados nas obras, as construtoras podem aproveitar o espaço para outras finalidades, como:
- Escritórios: os galpões logísticos podem ser utilizados também para o funcionamento dos escritórios da construção, especialmente em casos de empresas em crescimento que precisam de mais espaço para alocar sua equipe interna;
- Espaço para showroom: o amplo espaço do galpão logístico também pode ser utilizado pela construtora para a instalação de um showroom de vendas de empreendimentos, aproveitando o ambiente para expor novos projetos e produtos para clientes e parceiros;
- Eventos: o galpão logístico também pode ser explorado como espaço de eventos como lançamentos, convenções de equipe e treinamentos. Esse uso faz com que a empresa otimize o uso de recursos financeiros ao deixar de investir no aluguel de novos espaços para seus eventos;
- Armazenamento de equipamentos e insumos: esse é o uso mais comum do galpão logístico no mercado de construção. Neste caso, o amplo espaço e as condições do galpão são aproveitadas para armazenar materiais e equipamentos que serão utilizados em obras futuras, dando suporte ao armazenamento desses materiais durante a mobilização e desmobilização do canteiro de obras.
Benefícios para o mercado de construção
Os galpões logísticos podem significar uma série de benefícios para a operação das construtoras, representando desde eficiência financeira até mais produtividade.
Veja quais são os benefícios dos galpões logísticos:
Eficiência logística: a principal função dos galpões é otimizar as operações logísticas, fazendo com que a armazenagem, o manuseio e posterior distribuição dos materiais e equipamentos seja facilitada. Isso otimiza a operação como um todo, agregando valor ao produto final.
Baixo investimento: o investimento inicial para a instalação de um galpão logístico é relativamente baixo, quando comparado aos ganhos de eficiência financeira que o espaço pode gerar ao reduzir custos de logística e transporte.
Adaptabilidade do espaço: a flexibilidade do espaço para atender às diferentes demandas da empresa é um dos grandes benefícios do galpão logístico. O espaço amplo hora utilizado para armazenar materiais utilizados em uma obra pode facilmente ser usado para instalação de um showroom após a conclusão da obra, por exemplo. Isso gera eficiência financeira e desburocratização dos processos.
Segurança: contar com um espaço logístico dedicado à armazenagem dos materiais e equipamentos utilizados na construção também garante maior segurança para estes produtos que, em sua maioria, têm custo elevado.
Na hora de construir ou alugar um galpão logístico, a empresa de construção deve avaliar com cuidado o espaço, a estrutura e localização do galpão.
Entender se o espaço atende às necessidades da operação da empresa e se o local é estratégico para redução de custos com transporte é fundamental.
Sua empresa conta com um galpão logístico? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Comentários