Saiba que documentos são necessários para pedir financiamento imobiliário
Os profissionais de maior destaque no mercado imobiliário sabem: o corretor de imóveis precisa oferecer um serviço completo aos seus clientes. Além de, claro, apresentar os imóveis e intermediar as negociações, ele também precisa saber muito de relacionamento entre pessoas, de marketing pessoal, de comunicação e, claro, de financiamento imobiliário. Mas… Por que o corretor de imóveis tem que entender de financiamento imobiliário? A resposta é simples: prestar o melhor serviço. O profissional que vai além do básico que é esperado dele, conquista de vez o cliente e ganha para si um aliado, um promotor da sua marca, que neste caso é o seu próprio nome. Além disso, na maioria dos casos, o corretor só recebe após o financiamento ser finalizado, portanto é melhor garantir para que o negócio saia de verdade e, claro, o mais rápido possível para que você receba sua comissão. Entender de financiamento imobiliário não é nada fácil. São incontáveis siglas, processos. Isso sem contar as mudanças de regras de cada um dos modelos de financiamento, o que confunde até mesmo os profissionais que se dedicam a isso. Uma das regras que permanece sempre, porém, é aquela que fala sobre os documentos que a pessoa precisa levar ao banco para solicitar o seu financiamento. Eles são diferentes para cada modelo e ainda dependem do “estilo” do contratante (pessoa física ou pessoa jurídica). É por este motivo que o VivaCorretor decidiu separar todos os documentos necessários para a contratação do financiamento imobiliário. Assim você, corretor de imóveis, fica mais informado e ajuda ainda mais o seu cliente a comprar a casa dos seus sonhos.
Documentos necessários para solicitar um financiamento imobiliário
Documentos básicos
RG e CPF – Os documentos devem ser digitalizados, com todas as informações legíveis, pois farão parte do cadastro do Banco. O RG não pode ter mais de 10 anos, foto de criança e informações apagadas. Holerite – É necessário ter uma cópia dos 6 últimos holerites, com a razão social e o CNPJ da empresa. Extrato bancário dos últimos 6 meses – É uma comprovação de todas as suas movimentações bancárias. Imposto de Renda e Recibo de Entrega – É preciso enviar o último exercício. Comprovante de Residência – É preciso enviar um comprovante com no máximo 30 dias. O Comprovante de Residência pode ser:- Conta de água
- Conta de luz
- Conta de gás
- Conta de telefone
Documentos necessários caso vá utilizar o FGTS no financiamento imobiliário
CTPS – É preciso enviar uma cópia da carteira de trabalho, com todas as páginas que contiverem informação (foto, qualificação civil, contrato de trabalho, anotações gerais e número do PIS). Extrato Analítico Carimbado – É preciso que o contratante vá até alguma agência da Caixa Econômica Federal e peça o Extrato Analítico carimbado ao gerente.Documentos necessários se o contratante for sócio, proprietário ou autônomo
Contrato Social – Caso a renda seja proveniente de Pessoa Jurídica – sócio ou proprietário. Além destes documentos, também é importante que o seu cliente leve para a instituição financeira todos os documentos ou comprovantes de renda que ele possuir. Documentos de posse, extrato bancário. Quanto mais resguardado ele estiver quanto à sua renda, menos dor de cabeça ele terá.E você, corretor? O que você gostaria de aprender mais sobre financiamento imobiliário? Deixe suas dúvidas nos comentários que o VivaCorretor pode respondê-la.]]>
Comentários