Você sabe fazer uma estratégia de marketing para lançamentos?
Dentro do mercado imobiliário, não existe uma receita mágica para vender, principalmente por existir diversos tipos de imóveis, empreendimentos e uma diferença clara entre vender um imóvel usado e um lançamento. Pensando nisso, criamos algumas dicas importantes para quem irá criar uma estratégia de marketing para um imóvel novo, na planta ou recém-lançado.
Alguns números importantes que você precisa saber
Nós já conversamos sobre quem deve ser um de seus principais aliados no mercado: os dados. Partindo disso, temos que falar sobre algumas informações que devem nortear suas estratégias de marketing e venda. Vamos a eles:
- Mais da metade das imobiliárias (54%) convertem somente 3% de suas vendas;
- Dessas, 25% não sabem ou não acompanham essa métrica;
- 73% das imobiliárias não possuem um trabalho de pré-venda;
- Antigamente, o jornal era o maior gerador de leads, atualmente fica em último lugar, com 0,5% de representatividade.
Partindo desses dados, temos que fazer a lição de casa e analisar como estamos atuando, qual nossa taxa de conversão e como estamos aplicando nossos investimentos em marketing para atingir nossos clientes e potenciais compradores. Depois de entender esse cenário, podemos começar a conversar sobre algumas estratégias para os lançamentos.
Primeiro passo: setup
Toda estratégia se inicia no papel, ou seja, tem que se investir tempo e recursos para elaborar um projeto de marketing bem embasado e que aumente as chances de conversão. Dessa forma, estude o público-alvo do seu empreendimento, faça uma análise demográfica, de localização, socioeconômica, hábitos e assuntos relacionados à sua conexão com a sociedade. Saber quem é o potencial interessado e como ele age será a base para conseguir atingi-los da forma correta.
A gente já conversou aqui sobre a importância do digital e mobile na relação com seus clientes, por isso, invista em criar um site para seu empreendimento, redes sociais e que tudo isso seja compatível com os celulares. As pessoas passam mais tempo no celular do que no desktop, por isso, temos que possuir essa atenção. Por fim, pense em como você irá converter e pegar as informações desse cliente, pode ser via chat, formulários digitais e físicos, entre outros modelos.
Propaganda é a alma do negócio
Antes de vender qualquer imóvel, você precisa fazer com que as pessoas conheçam seu empreendimento e os diferenciais dele, por isso, cinco meses antes do lançamento, aplique a maior parte de seu investimento em propaganda. Seja diversificado, veja aonde a aderência será maior, invista em mídia online, offline, em portais de imóveis, redes sociais e eventos para propagar sua imagem e criar uma base de clientes para se comunicar.
Chegou a hora de converter em vendas
Com a proximidade do lançamento e depois de você ter criado suas listas de clientes, você precisa começar a converter em cliente interessados, propostas e compradores. Com isso, é necessário investir em eventos focados e localizados aonde seu público está, remarketing e e-mail marketing, além de redes sociais e busca do Google. Isso deve aumentar o tráfego de seus canais de conversão, para que seus vendedores possam atuar de forma concreta e gerar negócios.
Após o lançamento acabou? Claro que não!
Sua estratégia de marketing não deve acabar após o lançamento. Clientes ainda estarão em dúvida, você ainda precisará gerar leads para as unidades não vendidas, criar ações especiais e oportunidades para potenciais interessados. Após o lançamento, você ainda deve manter seus clientes satisfeitos. Eles serão seus maiores divulgadores, pois cliente feliz contagia e propaga uma boa imagem do seu negócio e do empreendimento.
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