Elisa Rosenthal: Desafios da gestão em tempos híbridos

Alguns meses são mais desafiadores quanto à gestão do tempo de nossas atividades profissionais, pessoais e familiares.
Geralmente janeiro e julho, por conta das férias escolares, ficam marcados pelo malabarismo que a grande maioria de nós faz para dar conta dos nossos 30 dias de férias enquanto as crianças têm 60 ou mais.
Com a medida provisória MP 1.108 regulamentando a “prestação de serviço fora das dependências do empregador”, o trabalho híbrido pode ser um grande aliado especialmente para esses meses.
O ambiente virtual, que agora é parte fundamental no relacionamento entre equipes e sua gestão, facilita o acesso remoto de onde quer que estejamos e algumas empresas e setores, que antes não se abriam para esta possibilidade híbrida, hoje aprendem a lidar com imposições de uma nova realidade.
Como organizar nossas vidas para uma rotina onde não há uma divisão clara entre o horário comercial e o resto do dia?
Para as mulheres e, especialmente as mães, essa divisão entre nossas versões corporativa, pessoal e familiar é um desafio que vem sendo trabalhado há décadas.
Algumas atividades profissionais, com viés mais empreendedor e independente, lidam também com esta questão de gestão de tempo, como os profissionais da corretagem imobiliária.
Organizar a rotina se torna essencial para que possamos lidar com nossas múltiplas atuações e alguns aliados, como os aplicativos de gestão de tempo e tarefas são ainda mais importantes neste momento.
Compreender o equilíbrio para apresentar resultados efetivos de produtividade também é ainda mais desafiador neste cenário.

Quem nunca investiu seu tempo organizando e escrevendo tudo o que precisa ser feito e nunca mais leu o que escreveu?
Isso é sinal de que a produtividade pode estar comprometida por não seguir um planejamento que você mesma(o) desenvolveu!
Quando nossa rotina impõe um modelo de produtividade “em horário comercial”, uma grande sacada, que pode nos surpreender, é perceber os resultados obtidos ao abrir novas possibilidades de horário às empresas e negócios. É quando precisamos saber identificar nossas habilidades e aprender a ler os sinais do nosso corpo.
Isto significa saber quais são nossos horários mais produtivos e focar em reler esta lista de tarefas neste momento que sua mente está mais predisposta a produzir, por exemplo.
Conhecer a nós mesmos não requer uma viagem espiritual para o alto de uma montanha. Momentos de silêncio e conexão com nossa mente bastam para atingir esse lugar.
Apesar de quase ter sido banalizado por “gurus”, o autoconhecimento continua sendo a base para o exercício da liderança.
Gerir nosso tempo pode ficar bem mais desafiador quando incluímos mais esta tarefa de compreender melhor quem somos e quais são nossas habilidades essenciais.
Aproveite os meses mais complexos e comece a simplificar sua rotina focando nos seus horários mais produtivos e utilizando suas principais habilidades.
Como disse Donna Karan, estilista e designer americana, trata-se de encontrar a “calma em meio ao caos”.

Comentários