Digital twin: uma tecnologia que pode mudar as cidades do futuro

Digital twin é uma tendência que vem ganhando espaço em diferentes áreas. O conceito une tecnologias para espalhar o mundo real em uma versão digital, podendo replicar sistemas, objetos e espaços.
A ideia de espelhar o mundo real já é bastante difundida na indústria há muitas décadas, no entanto, os digital twins representam uma evolução da capacidade de conectar mundo real e virtual, com atualizações em tempo real e recursos que ampliam as possibilidades de testes e monitoramentos.
Vamos entender o que é digital twin e o que esse conceito tem a ver com cidades do futuro e o mercado imobiliário?
O que é digital twin?
Digital twin (“gêmeo digital”, em tradução do inglês) é a versão digital de algo real, podendo ser um produto ou um espaço.
A ideia é que a versão digital possa espelhar o que acontece no mundo, mantendo suas características, atributos e eventuais falhas.
O recurso já é bastante difundido na indústria, replicando protótipos físicos de forma digital, com objetivo de realizar testes, simular situações de uso, entre outras possibilidades.
O digital twin é possível graças a tecnologias como Big Data, inteligência artificial (IA) e machine learning.
Outros recursos como cloud computing e a chamada Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) também são utilizados no processo de simulação e análise dos digital twins.
Benefícios da tecnologia digital twin
Por se propor a ser uma tecnologia que simula de forma detalhada um objeto ou situação em determinado espaço, o digital twin traz alguns benefícios para diferentes setores, como:
- Ajuda na tomada de decisões, permitindo a simulação de cenários e mensuração de riscos;
- Resolução de problemas reais em ambiente digital e controlado, reduzindo custos e riscos de simular tais situações no mundo real;
- Detecção de falhas ou problemas em sistemas ou ambientes de forma mais rápida, diminuindo impactos;
- Permite testes de usabilidade por quem vai usar, aumentando a eficiência.
ㅤ
Impacto do digital twin no mercado imobiliário
Apesar dos benefícios parecerem mais voltados à indústria e o desenvolvimento de produtos, os digital twins já vem sendo amplamente discutidos e aplicados no contexto do morar.
A tecnologia digital twin representa um novo mundo de possibilidades na forma como as pessoas moram e ocupam as cidades, conversando diretamente com as principais tendências de moradia para o futuro, que levam em consideração pontos como a sustentabilidade, a mobilidade e o melhor uso do espaço urbano.
Ao espelhar o mundo real em um ambiente digital, o digital twin permite que a cidade seja monitorada em tempo real e sejam criadas soluções para questões como o trânsito e a ocupação da cidade.
A tecnologia representa um avanço para cidades inteligentes, que podem utilizar sensores conectados para monitorar aspectos como o tráfego, uso de energia e o barulho da cidade, por exemplo.
Alguns exemplos de digital twins em cidades
O uso de digital twins em cidades já é uma realidade. Existem exemplos bem sucedidos de metrópoles que utilizaram o recurso para testar soluções e mapear situações de risco.
Veja alguns deles:
Barcelona (Espanha)
A cidade de Barcelona, na Espanha, aproveitou a tecnologia de digital twin para testar a possibilidade de transformar a região em uma “cidade de 15 minutos”.
O conceito – que já foi discutido no Conecta Imobi 2022 – defende um modelo de cidade em que a maioria dos serviços necessários para os cidadãos possam ser acessados a pé ou de bicicleta, pela sua proximidade.
A Câmara Municipal e o Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC-CNS) desenvolveram uma réplica digital da cidade com o intuito de monitorar, em tempo real, o funcionamento da cidade.
Desta forma, os órgãos estudam a possibilidade de integrar sistemas de transporte e outros recursos para otimizar o aproveitamento urbano da metrópole.
Um exemplo de mudança já identificada graças a digital twin de Barcelona é o impacto das novas estações de trem das linhas L8 e L9.
A tecnologia permitiu entender os melhores locais para a construção da estação, com o objetivo de diminuir a viagem a pé e a circulação de carros na região.
O projeto de digital twin em Barcelona segue em atividade, desenvolvendo outros recursos como um mapa interativo da cidade e sendo utilizado no planejamento urbano de modo geral.
Las Vegas (EUA)
Em Las Vegas, nos Estados Unidos, a tecnologia digital twin vem sendo desenvolvida numa parceria entre a administração da cidade e a iniciativa privada, com empresas de modelagem digital e sensores.
Através do ambiente digital que conecta e colhe dados de sensores espalhados pela cidade, Vegas quer utilizar o digital twin para avançar na sua proposta de se tornar uma cidade mais sustentável.
Além de soluções em sustentabilidade, como o melhor uso da energia, a cidade também vai utilizar o digital twin para mapear e responder com agilidade a situações como altas temperaturas e terremotos.
Usos de digital twins para a sustentabilidade também devem contribuir para que lugares como Las Vegas sigam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, principalmente a ODS 11, que versa sobre o desenvolvimento sustentável das cidades.
Boston (EUA)
A cidade de Boston, nos Estados Unidos, também já tem sua versão digital do mundo real através da tecnologia digital twin.
Graças a aplicação desta tendência, Boston foi capaz de desenvolver uma biblioteca de dados que permite à cidade tomar decisões de desenvolvimento urbano de forma mais assertiva.
A versão digital de Boston inclui o mapeamento de aspectos que vão desde a ocupação da cidade até a capacidade de estacionamentos disponíveis na metrópole.
A tecnologia digital twin também permite que a cidade monitore o impacto das temperaturas nos prédios e preveja eventuais cheias ou situações de superaquecimento.
Chattanooga (EUA)
Outro excelente exemplo de como a tecnologia digital twin já vem impactando positivamente nas cidades ao redor do mundo é o caso de Chattanooga, no Tennessee.
O digital twin desenvolvido foi utilizado em um projeto voltado para otimizar a performance do tráfego da cidade norte-americana.
A partir de um estudo feito com a réplica digital da cidade, a prefeitura encontrou uma solução para diminuir o trânsito de uma das principais avenidas, a Shallowford Road.
Controlando os semáforos da via a partir do monitoramento, a medida diminuiu em 30% o trânsito no local.
Esses são alguns exemplos do uso da tecnologia digital twins aplicados a cidades. Além de significar melhorias para o contexto macro da vida urbana, a tecnologia também pode impactar o futuro do mercado de construções e ser aplicada a este setor para decisões estratégicas baseadas em dados.
Corretores de imóveis devem ficar atentos a este movimento de tendência tecnológica para se preparar para o futuro que se aproxima!
Digital twin é uma das tendências que impactam o mercado imobiliário. Gostou de conhecer essa tecnologia? Conta pra gente!
Comentários