Dicas sobre Google+ para o mercado imobiliário
Aqui vai uma explicação para você usar o Google+ como um grande aliado de sua imobiliária ou construtora, ou do corretor de imóveis. Uma grande estratégia de marketing digital que estará fundamentada na melhoria da sua página ou perfil, na otimização do seu site/blog para o Google e, também, de grande importância na estratégia de SEO em nível local, levando o Google Maps como meio de pesquisa.
Perfil pessoal/profissional no Google+
Com a ajuda do Google+ você pode tornar-se referência em um assunto, e todos saberão disto. Já comentamos aqui no Guru sobre este tema, no post sobre dicas de SEO para blogs. Quem aqui já viu que nos resultados de pesquisa do Google, em alguns links aparecem a foto e nome de uma pessoa e outras não?
Aqui vão algumas dicas imprescindíveis para você extrair o máximo do seu perfil no Google+.
- Capriche na sua “Apresentação“, aqui descreva brevemente, e no primeiro parágrafo já, o que você faz, seus serviços e objetivos;
- Use palavras-chave para comunicar seus serviços, exemplo: “Sou corretor de imóveis com muitas ofertas de casas e apartamentos para compra ou locação em São Paulo e Grande São Paulo”;
- Deixe as principais palavras desta “apresentação” em destaque utilizando o negrito. A frase, em novo exemplo, ficaria assim: “Sou corretor de imóveis com bom portfólio de casas e apartamentos para compra ou locação em São Paulo e Grande São Paulo“;
- Acrescente outras instituições de ensino e cursos que fez. Faça o mesmo com outros locais de trabalho;
- Em “Outros perfis“, acrescente seu perfil em outras redes sociais como Linkedin, Facebook, Twitter e Redimob;
- Se você escreve para algum blog, acrescente em “Colaborador de” os blogs que você participa criando conteúdo. Isto, com mais ajustes que deverá ser feito no blog, levará sua foto de perfil para os resultados de pesquisa – como na imagem acima;
- Em “Links”, simplesmente compartilhe sites que você acompanha e gosta. Tenha foco no objetivo, escolha bem estes sites e não se esqueça de acrescentar o Guru do Corretor 😉 .
Melhorando a sua página no Google+
Para as páginas nesta rede social a mágica é completa e de extrema importância, principalmente para o posicionamento local. Vou dividir o assunto abaixo para ficar mais claro, em tópicos. E começaremos por onde a magia começa: o local.
1. Gerenciando um local no Google+
Já faz um tempo que o Google passou a adotar a interface do Google+ para os locais no Google Maps, para então unificar a página de uma empresa com o seu “endereço” no Maps.
Para controlar um local, vá até o Google Maps, pesquise e encontre a sua imobiliária ou construtora. Encontrando, clique em “mais informações”, ao lado do nome da empresa.
Na página do local, você encontrará no lugar da imagem de perfil ou da imagem de capa, um mapa e, na coluna da direita, verá um botão como este abaixo. Clique nele para editar algumas informações e verificar a propriedade da empresa.
Já em uma página de edição, você poderá alterar informações como a categoria do local (ex.: Imobiliária), horário de funcionamento, estacionamento e descrição (onde você pode utilizar palavras-chave).
Complete algumas informações, principalmente categoria e telefone, e clique em “Enviar” ao fim da página.
A imagem acima é o que você verá ao enviar seu formulário. Esta página serve para verificar seu local e pode ser feito via telefone, mensagem SMS ou carta.
Já que você provavelmente estará na imobiliária, opte pelo contato telefônico, é mais rápido que por carta, que realmente demora um mês ou quase para chegar seu código PIN (vem lá da Califórnia).
Quando receber a ligação ou a correspondência, você deverá acessar a página do Google Places (clique aqui) para verificar o local e acrescentar o código PIN recebido no campo correspondente, como na imagem abaixo.
Depois de verificado o local, sua página receberá um selo de confirmação, como este visto abaixo ao lado do nome da página.
Agora é só começar a otimizar sua página!
2. Mas se sua empresa ainda não aparece no Mapa?
Caso você faça a busca, mas não encontre sua empresa imobiliária no mapa, não se preocupe! É possível criar uma página e adicionar este local normalmente. De certo modo é o caminho inverso ao que falamos no tópico anterior.
Para criar uma página no Google+, acesse este link e selecione a primeira opção, adicione seu telefone (ele vai verificar se já existe o lugar no mapa) e prossiga acrescentando as informações requisitadas e solicitar o PIN na edição das informações da página, seguindo o mesmo procedimento já comentado.
3. Confirmando o site relacionado a sua página
O Google+ possui ainda um selo, uma badge, que pode (e deve) ser colocada em seu site ou blog como meio de confirmar o domínio, coletar os chamados “+1” da rede social e permitir que perfis adicionem sua página a um círculo. Quanto mais +1’s e/ou seguidores seu site tiver, melhor posicionado ele será.
As instruções sobre como incluir a badge em seu site você encontra nesta página, mas você deverá contar com a ajuda do desenvolvedor do seu site para fazer isto funcionar.
4. Editando informações com foco em SEO e relevância
Nunca faça algo pensando somente em ficar bem posicionado no Google, pense em relevância, naturalidade.
Ao preencher o perfil de sua empresa imobiliária, faça como no preenchimento do perfil, que comentamos acima: use palavras-chave, destaque-as com negrito, seja objetivo já no primeiro parágrafo e não se esqueça de reforçar a região de atuação da empresa, seja um bairro, zona ou cidade.
Um exemplo de boa descrição:
“Somos uma imobiliária atuante em Belo Horizonte e especializada em apartamentos e casas na zona sul da capital mineira. Nossos corretores de imóveis estão prontos para ajudar você e sua família a escolherem seu novo imóvel ou investimento.”
Talvez fique um tanto formal, mas após este trecho inicial pode-se desenvolver mais e “quebrar o gelo” um pouco.
Ainda é possível acrescentar links. Nesta descrição, por exemplo, podemos fazer conexão com seu site, apontando para a página onde constam somente apartamentos e somente casas, para a cidade e para a página onde se apresenta seu time de vendas.
5. Postagens e frequência
Assim como no Facebook, a frequência de suas postagens no Google+ também é importante, pois páginas mais ativas “ganham mais pontos” e tendem a ser melhor posicionadas nas pesquisas. Mas tem coisa mais interessante ainda.
O Google+ permite que os links compartilhados na página sejam indexados pelo buscador do Google quando a postagem é pública, ou seja, estes links poderão colaborar para que seu site ou blog sejam melhor posicionados nas pesquisas. O mesmo não ocorre no Facebook que, apesar de haver postagem pública, não permite que o Google “siga” os links lá compartilhados, ou seja, você só tem retorno em divulgação, mas não ajuda na performance nas pesquisas.
No Google+ toda e qualquer postagem pode ser editada. Excelente para quando existe um errinho de português ou alguma informação equivocada que tem de ser corrigida. Ainda existem outras funções como bloquear postagem e desativar comentários.
6. A importância das imagens e como editá-las
Ao acrescentar álbuns ou fotos avulsas à página, ou perfil, no Google+, preste atenção nos detalhes como o nome do arquivo da imagem e na descrição que ela terá já na rede social.
No seu perfil ou página, há uma guia chamada “Fotos“, clicando nela você verá o botão, vermelho, que diz “Fazer upload de novas fotos“. Veja abaixo como enviar imagens criando um álbum e compartilhar este na sua página.
Envie suas imagens arrastando os arquivos para a janela do Google+ ou clicando em “Selecione fotos de seu computador“. E não se esqueça o nome do álbum lá em cima.
Depois de adicionadas as fotos, você pode adicionar a legenda, com a descrição correta de cada uma, e usar o editor de imagens do Google+ para cortar, ajustar brilho e contraste, aplicar efeitos e textos. Para entrar no modo de edição, passe o mouse sobre a imagem e clique no ícone do “lápis”, ao lado do ícone de “lixeira”, que exclui a imagem.
Você encontrará um painel de edição como este abaixo.
Depois de editar a imagem, salve a edição e parta para a próxima. Terminada todas, clique em “Criar álbum“. Aí então você poderá compartilhar a imagem ou álbum criado selecionando se irá torná-la pública (que é o recomendável) ou visível para apenas alguns círculos.
Usar nome de arquivo e descrições corretas para as imagens ajudarão elas a serem indexadas pelo Google e aparecer nas pesquisas de imagens, ao menos nas que estiverem compartilhadas publicamente. As que ficarem visíveis somente para um grupo, um círculo, de pessoas, não aparecerão nas pesquisas.
Resumo de dicas para o Google+
- Nas descrições de perfil ou página, busque ser breve claro já no primeiro parágrafo, utilize links e destaque palavras-chave;
- Preencha corretamente todos os campos e inclua links de outras redes sociais que participa;
- Seja um local verificado e, se possível, um site/blog verificado também;
- Relacione seu perfil aos blogs que você escreve, assim você se tornará relevante em um tema;
- Mantenha sempre atualizada sua página ou perfil compartilhando conteúdo relevante;
- Compartilhe links para textos do seu blog ou páginas de seu site no Google+, mas desde que seja algo útil;
- Use nome de arquivo e descrições corretas para suas imagens;
Por fim, fique sempre atento às mudanças que ocorrem no Google, seus novos produtos e possibilidades para você e sua empresa imobiliária venderem mais e mais imóveis com a internet. Acompanhe o Guru e fique sempre por dentro. 😉
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