Dicas para evitar erros na comunicação por mensagens

No que diz respeito à comunicação rápida, com mensagens de textos e instantâneas – por meio do WhatsApp ou dos chats de redes sociais –, todo mundo acredita ser um expert. A verdade é que não existe uma regra, nem certo ou errado na hora de interagir com outras pessoas. O que se deve garantir, contudo, é a eficácia da comunicação. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar nesses pontos.
A primeira dica é fundamental, podendo ser considerada como base para todas as outras. A questão é não se esquecer de que, apesar de estarmos falando sobre comunicação rápida, o português ainda deve ser lembrado e usado da forma correta. Por exemplo: ninguém conseguirá entender seu texto se ele não tiver pontos e vírgulas e, numa negociação de imóvel, você poderá sair perdendo. Além do mais, uma frase sem pontuação, concordância e conjugação verbal certa pode causar subjetividade na transmissão e entendimento do diálogo. Além de ser feio, não é mesmo?
Em seguida, lembre-se que nem todo mundo que você tem o contato quer estar em grupos ou falando a cada instante. Escolha seletivamente as pessoas que serão inseridas em coletivos virtuais e peça a autorização delas antes de adicioná-las, principalmente se estamos falando de chefes ou clientes.
Junte toda a mensagem. Do que adianta você falar e não dizer nada simplesmente porque as pessoas não conseguem acompanhar suas frases? Escreva um texto único que contenha todas as informações. Para mais, releia o texto e verifique a coerência do que está sendo dito. Isso facilita a vida do seu destinatário.
Além disso, evite o envio de ícones, fotos e vídeos. Algumas pessoas não gostam desses conteúdos e os consideram inapropriado para o ambiente de trabalho, mesmo que seja virtualmente. Esta pode ser considerada outra dica essencial e indispensável.
Em suma, todas essas ações buscam apenas um objetivo: a comunicação melhor e mais eficiente. O passo principal é conhecer profundamente o seu interlocutor, pois somente dessa forma você saberá qual linguagem será mais adequada a ele e qual é o envolvimento dele com a plataforma usada. Agora você está pronto para usar e abusar das mensagens!
Comentários