Creator economy: será que vale a pena aderir?
Creator economy é uma das tendências que surgiu nos últimos anos e “invadiu” muitos setores – inclusive, o imobiliário.
O ecossistema dos influenciadores digitais ou criadores de conteúdo é mais amplo do que imaginamos.
Vale a pena entender o que é creator economy antes de decidir se o criador de conteúdo faz sentido ou não para a sua estratégia de marketing digital no mercado imobiliário.
O que é creator economy?
Creator economy (“economia de criadores”, em tradução literal do inglês) é o termo usado para definir o mercado de criadores de conteúdo ou influenciadores digitais.
Na creator economy, os criadores encontram formas de monetizar a criação de conteúdo digital e explorar o alcance da sua audiência.
A creator economy é possível graças à relação entre as marcas e criadores de conteúdo.
Nela, os influenciadores digitais emprestam seu poder de influência sobre o público para ampliar a mensagem do anunciante.
Seja a divulgação de um novo produto, como o lançamento de um empreendimento imobiliário, ou de um serviço, como uma consultoria de investimentos imobiliários.
A economia de criadores de conteúdo já se consolidou como um mercado que movimenta cifras significativas ao redor do mundo.
Um levantamento feito pelo portal Business Insider constatou que, até o final de 2023, o mercado de criadores de conteúdo deve movimentar U$15 bilhões.
A pesquisa “Future of Creativity”, realizada pela Adobe, apontou ainda que o número de criadores de conteúdo ao redor do mundo atualmente ultrapassa a marca de 303 milhões.
Com números tão expressivos, é impossível ignorar a relevância da creator economy no marketing atual, e isso inclui o mercado imobiliário.
A pergunta que fica é: vale a pena incluir criadores de conteúdo na minha estratégia de marketing no mercado de imóveis?
O que levar em consideração na hora de pensar em parcerias de conteúdo com creators do mercado imobiliário?
Vamos discutir um pouco mais a seguir.
Influenciadores digitais no mercado imobiliário: vale a pena investir?
Assim como em qualquer nicho de atuação, contar com influenciadores digitais no mercado imobiliário precisa fazer sentido dentro de uma estratégia de marketing mais ampla.
Investir em conteúdo e divulgação com criadores de conteúdo pode ser uma boa pedida para o seu negócio, mas não deve ser a única forma de impactar a audiência.
Além do trabalho com influenciadores digitais, sua divulgação deve contar com anúncios, conteúdo proprietário, presença digital bem estruturada e o que mais fizer sentido para o seu nicho de atuação e a(s) persona(s) do seu cliente.
Para entender o que faz ou não sentido dentro dessa estratégia de comunicação e marketing, é importante considerar uma avaliação sobre a marca e o produto a ser divulgado.
Algumas perguntas norteadoras podem ajudar
- Quem é o meu público-alvo?
- Que tipo de conteúdo e plataforma meu público consome?
- O criador de conteúdo tem sinergia com o meu produto?
- Quem é o público-alvo do creator?
- Quanto estou disposto a investir em uma estratégia de marketing de influência?
- Que a métrica de sucesso do meu negócio posso aplicar para avaliar a parceria?
- Que tipo de conteúdo pode ser criado para gerar valor ao meu negócio?
Outro ponto importante a ser levado em consideração na hora de avaliar um projeto de marketing de influência no mercado imobiliário diz respeito ao gatilho mental que se deseja despertar na audiência.
Ter clareza da ação que o influenciador deve incentivar o público a tomar é importante, inclusive para garantir a escolha correta do perfil de influenciador para a necessidade da sua marca.
Perfis de criadores de conteúdo
Existem diferentes tipos de influenciadores digitais. Existem criadores de conteúdo que ganham notoriedade por já serem personalidades e terem amplo alcance através de seus seguidores.
O perfil de influenciador conhecido como “webcelebridade” pode fazer sentido dentro de uma estratégia de alcance e conhecimento de marca, menos nichada e menos focada em um público segmentado.
Alguns criadores de conteúdo se posicionam como autoridades no assunto, normalmente são especialistas que utilizam as plataformas digitais para gerar conteúdo rico sobre determinado tema e ganham relevância desta forma.
No caso do mercado imobiliário, existem criadores de conteúdo com perfil especialista que podem contribuir emprestando sua autoridade para chancelar seu produto. Conheça alguns:
Ricardo Martins
Nomes como Ricardo Martins, criador de conteúdo do mercado imobiliário, são bons exemplos de como especialistas podem se posicionar como influenciadores digitais e aplicar sua expertise em conteúdos digitais.
No Conecta Imobi 2022, a palestra de Ricardo Martins falou justamente sobre como o novo marketing pode impulsionar a performance dos corretores de imóveis.
Na edição deste ano, o creator volta ao palco do maior evento do mercado imobiliário da América Latina compartilhando mais insights com o público do evento.
Bruno Lessa
Outro criador de conteúdo que vale a pena ficar de olho é Bruno Lessa, especialista em marketing imobiliário.
Responsável por conteúdos ricos sobre marketing, mercado e performance no setor de imóveis, Bruno também é autoridade no tema e também tem presença confirmada no palco Conecta Imobi 2023 para falar sobre estratégias de marketing no segmento.
Sophia Martins
Referência quando o assunto é venda de imóveis, Sophia Martins é outro exemplo de corretora especialista do mercado imobiliário que se tornou criadora de conteúdo – mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.
Sophia também está entre os nomes confirmados para a edição deste ano do Conecta Imobi.
5 dicas para trabalhar com criadores de conteúdo no imobiliário
Para trabalhar com criadores de conteúdo no mercado imobiliário, é importante seguir alguns passos para construir uma boa estratégia de marketing de influência.
1. Conheça seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo é indispensável para construir uma boa estratégia de marketing, e o mesmo vale para o marketing de influência.
Antes de buscar por criadores de conteúdo que possam contribuir na divulgação do seu produto ou serviço no mercado imobiliário, entenda quem é o público que você quer atingir, a linguagem adequada para impactar esse público e quais as plataformas em que essa audiência está.
Para mapear esses pontos, você pode fazer um estudo de mercado com profissionais especializados para ganhar mais repertório.
2. Saiba quem é o público do influenciador digital
Entender qual é o público do influenciador digital que você pretende trabalhar é tão importante quanto conhecer o próprio público.
Isso porque, a partir dessa informação, é possível tomar decisões mais assertivas sobre se faz sentido trabalhar com aquele criador de conteúdo.
Os creators mais experientes e preparados tem um mapeamento estratégico da sua audiência. Não deixe de entender este ponto para firmar uma parceria assertiva.
3. Trabalhe com criadores que conversem com a sua marca
Em uma parceria de conteúdo, o criador passa a ser o porta-voz da marca. Por isso, é fundamental que o perfil converse com a marca, seu propósito e valores.
Busque por influenciadores digitais que tenham características semelhantes a da própria marca, desde a linguagem até a apresentação pessoal.
Para isso, vale a reflexão: eu contrataria esse influenciador para ser um colaborador da minha marca responsável por ser um porta-voz?
4. Não “faça por fazer”
Não é raro que as empresas “entrem na onda” das tendências digitais sem uma estratégia por trás.
Para não cair neste erro, é importante entender que o marketing de influência é uma parte do todo e não uma peça isolada da sua estratégia de divulgação do empreendimento ou da sua imobiliária.
Trabalhar com criadores de conteúdo exige tempo, dedicação e investimento financeiro, portanto, é importante fazê-lo de forma estruturada e estratégica.
5. De olho nos resultados
Monitorar os resultados da parceria com o criador de conteúdo é importante, não só para entender o retorno daquele investimento, mas também para mapear outras oportunidades futuras.
Para isso, alinhe com o parceiro a entrega de um relatório de resultados ao final da parceria e monitore suas plataformas digitais e os possíveis clientes que venham através dos conteúdos gerados durante o período.
Para ficar por dentro dessa e outras tendências que podem virar o jogo do seu negócio no mercado imobiliário, não deixe de participar dos principais eventos do setor, como o Conecta Imobi 2023.
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