Corretor de imóveis: como botar ordem na sua vida financeira?
O corretor de imóveis que já tem algum tempo de profissão talvez tenha chegado em um patamar que consiga ter controle sobre suas finanças e pode ficar um pouco mais tranquilo em relação a isto. Todavia existem muitos corretores novos no mercado, em idade e na própria profissão, e que podem se perder entre algumas comissões esporádicas e muitas dívidas mensais.
No fim de 2013 desenvolvemos uma planilha de controle financeiro, algo simples, porém objetivo, que visava ajudar o corretor a visualizar sua situação econômica e prever receitas e despesas futuras. Todavia descobrimos uma forma melhor de você fazer isto e com maior riqueza de dados e possibilidades de controle atual e futuro.
É uma indicação pessoal, minha e de alguns colegas de VivaReal. Utilizamos e gostamos da ferramenta chamada Organizze, existente para Android, iOS e para a web, e hoje compartilhamos com você, profissional imobiliário.
Por que indicamos o Organizze para você, corretor?
Primeiramente por sabermos que um profissional liberal, comissionado, tem uma vida financeira atípica e por vezes sem nenhum tipo de frequência definida de receitas, somente de despesas bem definidas. Por este primeiro motivo, é que justificamos o segundo.
A ferramenta pode dar ao corretor de imóveis uma visão precisa sobre sua situação financeira e controle sobre futuras comissões a receber, o quanto existe de dinheiro no momento e sobre suas despesas, inclusive detalhando seus gastos no cartão de crédito.
Ainda permite que você tenha noção do quanto gasta com alimentação, com o carro, telefone, etc. Isto por meio de categorias que você cria para detalhar com o que gasta.
Vamos agora falar sobre alguns pontos chaves que acreditamos ser os de maior importância para você em relação a esta ferramenta:
- Consciência sobre a origem da sua receita/comissões
- Compreender os investimentos que geram sua receita
- Saber com o quê e o quanto gasta
- Compreender seus gastos com publicidade
- Previsão de gastos com cartão de crédito para próximos meses
Consciência sobre a origem da sua receita/comissões
O Organizze possui categorização de receitas, assim como para despesas, e isto possibilita que você tenha mais clareza do que lhe está gerando mais retorno financeiro.
Talvez você possa pensar “mas eu sou corretor, só ganho dinheiro com isso e não existe outra fonte que possa dar mais retorno”. Corretíssimo! Entretanto você sabe dizer rapidamente, o quanto recebeu de comissão por parceria com outro corretor ou o quanto lhe gerou em receita as captações que fez que foram vendidas por outro corretor da imobiliária nos últimos 12 meses?
Você pode se surpreender ao ver que o fifty lhe dá mais retorno que vendas “completas”, por exemplo. Com isto tem noção do potencial que você tem para algumas as ramificações da origem de receita que o mercado imobiliário pode lhe dar ou até perceber que é melhor ter várias “metades” de comissão do que poucas comissões inteiras.
Nos relatórios gráficos da ferramenta você conseguirá ter noção da proporção de cada origem de receita em um determinado período através do gráfico pizza e a evolução de cada origem ao longo deste período com o gráfico de linha.
Estes gráficos acima, exemplos do site do Organizze, têm somente uma fonte de receita. Porém, imagine visualizar ao menos duas origens de receita. Você conseguirá perceber qual é a mais frequente e qual dá mais retorno financeiro, afinal.
Compreender os investimentos que geram sua receita
Se você utiliza algum meio de divulgação para gerar contatos de clientes, seja prospecção por telefone, portais, AdWords ou email marketing, é bom você identificar o investimento que gerou aquela receita.
Neste caso, poderá criar subcategorias em “Vendas”, por exemplo, para distinguir a venda que iniciou com um contato via portal das demais e saber o que lhe dá mais retorno.
Recomendamos que, para fazer esta distinção de forma precisa, que crie estas subcategorias para diferentes empresas/formatos investidos. Por exemplo: AdWords (com Landing Page), VivaReal, Portal 2, Portal 3, Revista, Site, etc. Desta forma saberá se dá mais retorno o AdWords ou o Portal 2.
O mesmo fará nas despesas e, apesar de ser de forma manual, poderá visualizar o quanto de retorno (em receita) cada investimento (em despesa) lhe traz. Talvez o que você menos invista lhe gere mais receita de forma direta ou proporcional, e terá assim base concreta para definir em qual é melhor investir mais ou menos. Pense nisto!
Saber com o quê e o quanto gasta
Existem gastos que não podemos evitar, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Enquanto precisamos pagar água, energia e gás, como profissional do mercado imobiliário você precisa pagar a combustível e telefone ao menos. Se fosse somente isto seria fácil de organizar. Relativamente fácil, pois até estes são variáveis.
Bom, como falamos antes, você poderá criar categorias para diferentes despesas e ter noção do que lhe consome mais recursos financeiros. O ideal é que você detalhe cada tipo possível de despesa.
Por exemplo, ao invés de criar a categoria “Carro” para comportar despesas com seu automóvel, crie categorias chamadas “Manutenção Emergencial”, “Combustível”, “Troca de Óleo”, “Lavagem”, etc. Assim conseguirá saber o quanto e quando gasta com isto.
Em alimentação é bom diferenciar bem, pois um lanche não é o mesmo que uma refeição, tampouco é equivalente às compras do mês para sua casa. Por isto crie esta distinção para saber se você não está desperdiçando muito dinheiro com lanches na tentativa de economizar com almoço, por exemplo.
Você também poderá colocar as despesas recorrentes, prestações que existirem, etc. Mas atente-se, as despesas de cartões de crédito são criadas já nos cartões cadastrados no Organizze.
Compreender seus gastos com publicidade
Ainda sobre o uso das despesas e contrapondo a origem da receita, diversifique o registro de seus investimento em publicidade para visualizar com precisão o quanto investe em cada empresa ou mídia.
Um cálculo que pode fazer, a parte, é o de retorno sobre investimento nestes tipos de mídia ou empresa. Por exemplo, selecione um período maior de tempo, um semestre, por exemplo, e anote o quanto de receita o Portal 2 gerou e depois anote o quanto você investiu nele. Faça o cálculo com os demais e compare.
Previsão de gastos com cartão de crédito para próximos meses
Esta é uma das funções que, particularmente, mais me encantou pela utilidade. Pois você conseguirá prever o quanto gastará em seus cartões de crédito nos próximos meses. Claro que se tendo o cenário atual, sem novas compras que venham a alterar este prognóstico.
Isto é bom, pois as empresas que administram nossos cartões nunca ou quase nunca nos informam com precisão qual valor pagaremos daqui há dois meses. O máximo que elas fazem é dizer o próximo mês e, mesmo assim, se a fatura atual ainda não está paga, ele contabiliza o valor das duas no próximo mês – não está errado, de fato, mas entregar uma outra possibilidade seria interessante. Coisa que o Organizze faz.
O uso é o seguinte: no primeiro momento colocará todas as suas atuais despesas no cartão, sejam mensais fixas ou parcelamentos (acrescente somente as parcelas que irão vencer, as anteriores não) e a cada nova compra no cartão irá colocar o valor e a quantidade de parcelas. Assim ele irá acumular em seu cartão todos os gastos e lhe dizer, por exemplo, que em seis meses, se não houvesse novas compras, estará pagando 60% pois alguns parcelamentos que acabaram.
Consciência e planejamento é a chave para ficar tranquilo
Todas estes possíveis usos da ferramenta permitem que você tenha consciência sobre seus gastos e investimentos, e até mesmo a origem precisa de receita. Sabendo com o quê e quanto, aliado à previsão de gastos fixos mensais, você poderá equilibrar seu perfil de consumo para que não fique no vermelho.
A capacidade de planejamento financeiro é primordial para o corretor de imóveis. Mas só conseguirá fazer isto se estiver no controle de suas contas bancárias e suas dívidas, e ter também metas claras para conter-se em períodos que, se aquela venda não acontecer, não colapsar sua situação financeira.
O Organizze tem versão paga e gratuita e custa, atualmente, R$9,90/mês. Lembramos que este post é indicação ao corretor de imóveis e não há qualquer tipo de patrocínio por parte da empresa indicada.
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