Confira os ensinamentos da IBM sobre Inteligência Artificial
Que o mundo mudou e as máquinas estão assumindo cada vez mais papéis que antes eram apenas dos humanos, você já deve ter ouvido falar. Porém, você sabe o que sua empresa fará com a inteligência artificial daqui pra frente?
Para palestrar sobre os impactos desse tema na sociedade e, principalmente, no mercado imobiliário, o Conecta Imobi 2019 convidou Stéfany Mazon, especialista em Cloud Sales na IBM. Quer saber quais foram os insights que uma das maiores empresas de tecnologia do mundo compartilhou com os participantes do evento? Então continue a leitura!
Era de disrupção e mudança
Antigamente quando era anunciada alguma grande liquidação, era comum as pessoas acordarem cedo e fazerem fila na porta dos estabelecimentos, ansiosas para aproveitar os preços baixos. Hoje vivemos uma mudança de paradigma: quando acontece a Black Friday (evento anual do varejo marcado pelas significativas promoções), o ponto mais importante para as lojas é garantir que seus sites não irão cair e ficar fora do ar por muito tempo devido ao grande número de acessos.
Essas mudanças de comportamento do consumidor são marcadas pelo avanço da tecnologia. Inclusive, essa evolução também possibilitou que as máquinas consigam fazer várias atividades que no passado eram exclusivamente humanas. Segundo Stéfany, é possível treiná-las para que compreendam imagens, linguagens e outros dados não-estruturados, assim como os humanos.
Máquinas podem raciocinar, compreender conceitos subjacentes, formular hipóteses, inferir e extrair ideias. Com cada dado, interação e resultado, vão se desenvolvendo e aperfeiçoando seu conhecimento.
Os robôs vão roubar nossos empregos?
Levando em conta tudo o que a inteligência artificial representa, não é de se surpreender que ela provoque certa desconfiança nas pessoas, principalmente em relação ao futuro que está por vir. Porém, no lugar de acabar com nossos empregos, a tecnologia irá transformá-los.
“Os sistemas com inteligência criam uma nova parceria entre humanos e máquinas” – Stefany Mazon
Na palestra, Stéfany explicou o conceito do paradoxo de Moravec. Basicamente, a teoria fala sobre a relação entre o natural e o artificial. Para as máquinas, aquilo que é considerado difícil pelas pessoas (algoritmos e cálculos complexos, por exemplo) é fácil, enquanto as coisas fáceis para os seres humanos (capacidades subjetivas como entender emoções) são abstratas para a inteligência artificial.
Ou seja, de acordo com Stéfany, os seres humanos são uma peça essencial para fazer essa interação com as máquinas. Entretanto, é preciso estar atento e acompanhar essa transformação, para não ficar estagnado e ser deixado para trás.
Segundo o IBM Institute for Business Value, 120 milhões de pessoas precisarão se recapacitar nos próximos 3 anos. E mais: estudos estimam que até 65% das crianças que estão começando a escola hoje, depois de se formarem no ensino médio ou na faculdade terão um emprego que ainda não existe (os dados são do Fórum Econômico Mundial).
Dicas da IBM para o mercado imobiliário usar a inteligência artificial a seu favor
Já que provamos que a inteligência artificial não precisa e não deve ser vista como uma vilã, nada mais justo do que usarmos ela a nosso favor! Inclusive, ela pode ser uma poderosa aliada das empresas do mercado imobiliário no relacionamento com seus clientes.
“81% dos clientes que têm uma interação ruim vão embora”, argumentou Stéfany. Com a inteligência artificial, é possível proporcionar uma nova experiência que traga valor ao consumidor final e transforme totalmente a percepção dele.
Confira abaixo algumas dicas listadas por Stéfany e que podem ser adotadas por imobiliárias e corretores:
- Recomendar imóveis por meio de rastros deixados na web;
- Basear insights e argumentos de venda nos perfis dos clientes;
- Realizar atendimento online por chatbots em horários estendidos.
Gostou deste artigo sobre a palestra da IBM no Conecta Imobi 2019? O que a sua empresa está fazendo para incorporar a inteligência artificial?
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