Como realizar um atendimento 360 no mercado de imóveis
29 de agosto de 2017
•
0 Comentário

Desde algum tempo, a maneira de atender os clientes se modificou e com o mercado de imóveis não foi diferente. Hoje, quando falamos de atendimento 360, estamos tratando de utilizar diversas alternativas para interagir com o cliente, ou seja, devemos estar presentes onde o nosso público está. Seja por meio de telefonemas, e-mails, WhatsApp, Facebook e outros meios. Algo que já é possível perceber é que as ligações perdem espaço para os aplicativos de mensagens instantâneas cada vez mais. Outros exemplos que mudaram foram:
- Tempo de transação;
- Cliente que compra/aluga;
- Conhecimento sobre o produto;
- Maneira de buscar imóvel;
- Tecnologias existentes;
- Atendimento especializado.
Canais de atendimento 360 no mercado de imóveis
Chat
Vantagens:- Mensagens instantâneas;
- Ferramenta mais profissional;
- Além de sincronizar com outras ferramentas, mantém as mensagens em outros lugares;
- Precisa instalar um aplicativo próprio.
- Mensagens instantâneas;
- Ferramenta mais popular e utilizada;
- Mensagens multimídias (áudio, texto, vídeo e fotos);
- Chamadas de voz e em vídeo.
- Dependendo do horário, pode invadir a privacidade do cliente;
- Pode ser visto como SPAM.
- 87% dos clientes preferem a comunicação por e-mail;
- Mensagens multimídias (áudio, vídeo, texto e fotos).
- Pode ser visto como SPAM;
- Precisa ter atenção para responder rapidamente os e-mails de clientes.
Telefonema
Vantagens:- Comunicação mais rápida;
- Pode não ser atendido;
- Poucas pessoas preferem o atendimento 360 no mercado de imóveis por telefone;
- Pode ser invasivo.
- Sempre precisam cobrar por resposta da maioria dos corretores;
- É necessário entrar em contato com o anunciante só para solicitar informações;
- Atendimento por telefone em geral é ruim;
- Nem todos os anunciantes retornam;
- Ser incomodado via WhatsApp.
Dicas para um atendimento 360 no mercado de imóveis
Personalização: tenha preocupação em colocar o nome da pessoa e fazer uma saudação cordial; Horário: atente-se ao horário que o cliente enviou as mensagens e costuma responder, assim, saberá que este é ideal para as suas comunicações; Mensagem: certifique-se de que está passando algo relevante e usando o canal correto; Canal: entenda quais os meios de comunicação mais adequados para cada cliente; Seja profissional: cuide sempre das fotos do perfil e compartilhamentos; Bônus: não faça SPAM de imóveis, utilize mensagens curtas e objetivas, tenha uma comunicação transparente e efetiva, sem erros, gírias e abreviações. Apesar das ligações estarem perdendo força, este canal ainda é bastante utilizado e também pode ser melhor aproveitado com algumas dicas:- Igualar o som da voz, tentando aproximar o tom, volume, velocidade e até mesmo a respiração do cliente;
- Devemos tentar usar palavras e expressões positivas para deixar a conversa mais agradável;
- Manter um sorriso na voz também é uma maneira de demonstrar alegria em atender o consumidor;
- Chamar o cliente sempre pelo nome também mostra um atendimento personalizado;
- Temos de manter a empatia durante todo o atendimento e sempre ouvir para entender a necessidade de cada pessoa.
Comentários