Como organizar uma premiação para corretores
A competição, desde que saudável, pode colaborar para que as vendas de sua imobiliária aumentem. Como resultado, além do aumento em vendas, fica a reafirmação do foco da empresa e da potência que cada um tem para dar o seu melhor, sempre.
Mas para realizar uma premiação você deve observar os seguintes pontos:
- Qual o objetivo da premiação
- Quem participará
- Quais são os critérios para vencer
- Quantos serão premiados
- Quanto pode investir em prêmios
- Quais serão os prêmios
- Qual será o período da campanha
- Quanto pode investir na premiação (cerimônia de entrega, comunicação visual, etc)
Vamos passar um a um entre os pontos acima para que você possa organizar sua premiação e, ao fim do post, um checklist de possíveis itens que você vá utilizar na campanha.
Qual o objetivo da premiação
O primeiro passo de todos é saber porquê você necessita realizar a premiação e chamar a equipe toda pra um ambiente competitivo. A partir daí você tem um objetivo, uma meta geral da imobiliária com aquele momento.
Pode ser que sua imobiliária esteja num ritmo baixo de captação, com poucos imóveis, desenvolver equipes, vendas caindo, precisa crescer o número de corretores, foco em um lançamento específico…
Os motivos são diversos e para cada um deles você terá um objetivo específico que deverá estar conectado diretamente ao objetivo dos participantes. O resultado individual é o resultado da empresa. Faça-os sentir-se parte daqueles números (tanto em baixa quanto em alta).
Quem participará
A premiação pode ter foco em diferentes grupos da sua empresa, como gestores, corretores, agenciadores (captadores), somente área de locação ou venda, somente equipes de lançamentos, somente equipes de usados (terceiros). Isto, obviamente, estará atrelado ao objetivo da campanha como um todo.
Quais são os critérios para vencer
O objetivo está aqui, ligado ao objetivo de cada um. Pode ser tanto um número definido quanto em aberto, para ver quem chega mais longe.
As metas podem ser estar entre os “x” primeiros a alcançar um número, atendimentos, chegar mais rápido a ele, ter o maior resultado entre todos ou a percentagem maior de atingimento de uma meta constante (não vinculada à premiação em si).
Quantos serão premiados
Com base nos critérios, você estipula quantos serão os premiados na campanha. Pode ser o comum pódio de 3 vencedores, ou 2 ou 1 somente. Ainda poderá optar por premiar os 10 ou 5 primeiros a alcançar a meta.
Defina isto, mas esteja ciente de que mais vencedores são mais prêmios e isto é mais investimento. Este é o tema dos próximos tópicos.
Quanto pode investir em prêmios
Além de observar o quanto existe em caixa no momento, tenha em mente qual o retorno que a campanha trará para a imobiliária.
Ajuste a verba para os prêmios de acordo com a importância e retorno financeiro direto que os participantes e vencedores trarão.
Quais serão os prêmios
Estudos já comprovaram que mesmo um objeto mais simples tem mais valor para o premiado do que uma quantia em dinheiro.
Os prêmios podem ser: televisores, salão de beleza, blu-ray, tablets, smartphones, iPod, HP12C, som automotivo, câmeras, cursos de especialização, etc.
Qual será o período da campanha
Definir quantas semanas, dias ou meses durará o clima de competição é essencial para avaliar a necessidade do setor de recursos humanos e marketing em manter a chama acesa e a intensidade com que atividades motivacionais ocorrerão.
Quanto mais longo for o período ou menor for o valor (não o preço) dos prêmios em relação à meta exigida para vencer, maior será a necessidade de investimento de tempo e/ou dinheiro em ações que envolvam os participantes.
Quanto pode investir na premiação
Obviamente você deseja gastar pouco e receber um grande retorno sobre isto. Uma campanha com baixo custo é possível, sem dúvidas, mas será exigida mais criatividade para desenvolver a campanha. Além disto, um clima favorável, uma equipe motivada e unida, é essencial para fazer mais com menos.
Para alinhar o que deseja fazer com o que pode investir, observe os itens acima. Os que mais influenciarão serão os prêmios, número de ganhadores, período da campanha e encerramento.
Você pode optar por fazer uma cerimônia de entrega de prêmios e apresentação de desempenhos a parte, só para este motivo. Mas pode unir este momento à reunião geral, mensal, da sua imobiliária.
O checklist
O que você precisa, ou precisará, para organizar sua premiação e campanha são os itens abaixo. Mas poderão existir outros. Isto dependerá do que você criar.
Alinhamento
Deixe bem claro para gestores, corretores e colaboradores como funcionará a campanha, o que é necessário para ganhar e qual o período. Faça isto através de comunicados internos por email mural, SMS ou em evento de lançamento da campanha – que também pode estar atrelada a uma reunião geral também, assim como o encerramento.
Divulgação e manutenção da campanha
- email para motivar ao resultado pessoal
- email sobre desempenho e andamento
- emails e cartazes internos com dicas para alcançar o objetivo
- email que convoque para o lançamento e, depois, encerramento
Lançamento e/ou encerramento
- prêmios, medalhas e troféus
- microfones
- caixas de som, cabos e mesa de som
- passador de slides
- projetor
- tela de projeção
- café da manhã/lanches e afins
- garçons (acaso seja um grande número de colaboradores)
- auditório
- mesas, cadeiras e toalhas
Agora é preparar-se para motivar sua equipe e aliar seus objetivos como imobiliária aos objetivos pessoas de cada um de seus corretores.
Boas vendas!
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