Como o personal broker atua no mercado imobiliário?

A tradução de broker é corretor ou intermediário. No mercado imobiliário nacional, o termo personal broker, ou private broker, tem um significado mais específico do que corretor.
Quer entender o que é e como atua um personal broker? Vem com a gente!
O que é um personal broker?
De maneira geral, broker é uma profissão de intermediação entre duas partes, também conhecida como corretor, independente do mercado. Personal broker, ou private broker, tem um significado equivalente a corretor pessoal.
Na prática, ser um personal broker imobiliário é ser um corretor de imóveis altamente especializado em atender clientes que buscam imóveis de alto padrão. Ser a pessoa de confiança de compradores que não têm tempo, mas têm necessidades específicas e, claro, esperam um atendimento personalizado, eficiente e assertivo.
Qual a diferença entre um corretor imobiliário e um personal broker?
Em termos de profissão, o personal broker é um tipo de corretor de imóveis e, inclusive, precisa estar registrado no CRECI. Apesar de se tratar tecnicamente da mesma profissão, na prática, há algumas diferenças — especialmente na relação entre corretor e cliente.
Enquanto o corretor de imóveis atua, no geral, com vários imóveis e compradores, fechando um negócio e partindo para o próximo. A figura do personal broker está mais associada a uma pessoa de confiança para o cliente.
Ser o corretor pessoal de um cliente envolve um trabalho muito maior de relacionamento do que de corretores comuns. Além, é claro, de se tratar do segmento de luxo.
Outra importante diferença está no valor das comissões e volume de negócios fechados por mês. Enquanto um corretor imobiliário tradicional recebe comissões de até 6% por venda, um personal broker costuma receber de 1,5% a 2% do valor do imóvel.
Outro ponto é a frequência que costuma ser muito mais baixa no mercado de luxo. Na prática, esses pontos acabam compensados pelos altos valores de cada imóvel — mas vale lembrar do risco que essa profissão envolve.
Como um personal broker imobiliário atua no dia a dia?
Além de encontrar as melhores opções, o papel desse profissional é oferecer um serviço impecável e completo, surpreendendo por suas ações e conhecimentos.
No dia a dia, esse profissional precisa dividir seu tempo para pesquisar tendências, do mercado imobiliário ao design, estar sempre atento e disponível para clientes, e estar, de preferência, sempre um passo à frente.
É muito comum que personal brokers prestem consultoria para seus clientes, alguns terminando em negócio fechado, outros construindo relacionamento. Aliás, a construção de relacionamento é uma das tarefas que mais ocupa o tempo desse profissional. Além, é claro, das visitas e estudos.
O que você precisa para ser um personal broker imobiliário?
1. Prepare-se: estude, observe, ganhe experiência
Para lidar com clientes exigentes, é preciso estar preparado. Invista em cursos de especialização, trabalhe com profissionais estabelecidos e ganhe experiência antes de mudar para a profissão de personal broker.
2. Invista em conhecimentos laterais: jurídicos, econômicos e até arquitetônicos
Seu diferencial é a completude dos seus conhecimentos: entender de leis e taxação de impostos é mais importante que entender de financiamentos acessíveis; compreender mudanças na economia nacional e internacional é extremamente relevante. A dica é investir em conhecimentos que agreguem na jornada de compra desse cliente.
3. Cultive sua lista de contatos
Ideal para oferecer indicações qualificadas, como: arquitetos, pedreiros, advogados, designers, empresas de mudança, jardinagem, etc.
4. Esteja onde seus clientes estão
Esse é um grande desafio, especialmente porque esses clientes não frequentam ambientes acessíveis. Infelizmente, essa é uma profissão que exige um investimento inicial em situações sociais que te permita fazer contatos.
5. Construa relações a longo prazo
Dada a dificuldade de fazer um bom contato, é extremamente importante cultivar essas relações. Algumas vezes, isso significa dar consultorias gratuitas para manter um contato importante, por exemplo.
6. Trabalhe sua marca pessoal
Construir uma marca forte no mercado imobiliário é fundamental para quem atua como personal broker. Investir na sua apresentação pessoal, saber promover imóveis de alto padrão nas redes sociais, além de manter uma atuação e uma comunicação consistentes.
Para atuar como um personal broker no mercado imobiliário é preciso muitas habilidades, geralmente comuns a corretores de imóveis de alto padrão. É um mercado difícil, mas que atrai o desejo de muitos corretores e corretoras.
E você, acredita que compensa investir na profissão de personal broker? Conta pra gente nos comentários!
Comentários