Como começar sua estratégia para anunciar imóveis na internet
Quem busca imóvel para comprar ou alugar, prefere a internet e suas facilidades para procurar, avaliar e também agendar suas visitas aos imóveis que serão considerados para uma possível aquisição ou locação. Isso já é um fato e você, corretor de imóveis, não pode mais ignorar.
Se você já está ciente disso e possui sua estratégia bem estruturada para anunciar imóveis na internet, parabéns! Você é um profissional que está entregando divulgação e atendimento no formato que seus potenciais clientes estão esperando. Se você ainda não faz isso, está mais do que na hora de começar. Ou quer ser um corretor ultrapassado e ficar atrás da concorrência?
5 dicas para você começar a anunciar imóveis na internet
Começar a anunciar imóveis na internet, entretanto, não é tão simples assim. É muito comum que corretores e imobiliárias errem na hora de escolher os principais canais de divulgação e até mesmo o quanto investir nessas ferramentas. Neste post, vamos dar algumas dicas para você começar a vender imóveis com a ajuda da internet, confira!
Entenda o tamanho do seu negócio
Na hora de anunciar imóveis na internet, antes de pensar em investir em ferramentas de divulgação ou em canais de atendimento, é muito importante para o corretor de imóveis entender o tamanho e o perfil do seu negócio. Segmentação de público é um fator fundamental para o sucesso de qualquer estratégia e muitos profissionais pecam por primeiro contratar ferramentas digitais sem nem mesmo saber qual o público que poderá comprar seus produtos. Saber se o seu negócio é de imóveis prontos ou lançamentos, se é especialista em imóveis populares, comerciais ou se de médio ou alto padrão será um bom começo.
Explore as possibilidades
Depois de definir qual o perfil de seu negócio e seu público alvo, pesquise os canais preferidos pelos seus potenciais clientes e explore várias possibilidades para recebimento de contatos. Não deixe de pesquisar e perguntar ao seu usuário sobre isso. Será que ele acompanha redes sociais como o Facebook? Costuma ler notícias em grandes portais?
Uma informação sobre comportamento que você precisa considerar é que cada vez mais as pessoas recorrem a mecanismos de busca como o Google para encontrar seu novo lar. Os primeiros resultados que aparecem para as pesquisas realizadas costumam ser de portais imobiliários, como o VivaReal. Anúncios em portais são capazes de gerar resultados rapidamente, ainda que você possua uma carteira com poucos imóveis em oferta, e permitem que você comece a sua estratégia na internet mesmo sem ter um site. O principal benefício desses canais é o alto número de usuários que realizam buscas neles todos os dias, vindos principalmente dessas buscas realizadas no Google.
Escolha os canais de apoio mais simples
Ao começar a anunciar na internet, você precisa também buscar ferramentas e canais que deem apoio para sua estratégia. Você vai precisar pensar em todas as etapas de seu trabalho e como elas podem ser migradas para a internet. Existem formas cada vez mais sofisticadas para apoiar a divulgação dos seus imóveis na internet, mas para começar é melhor escolher os mais simples, aqueles que você consegue dominar antes de avançar para os mais complicados (e caros também).
Existem ótimas opções gratuitas que atendem as demandas de quem está iniciando: disparadores de e-mail, chat para atendimento online e editores de sites e blogs estão entre os mais úteis para quem está começando. No material 101 Ferramentas Essenciais para o Corretor de Imóveis você encontra algumas delas.
Estude pedir ajuda de um profissional
Não é tarefa tão simples entender as ferramentas e canais de prospecção de clientes pela internet. Entender alguns termos presentes nos relatórios e todas as funcionalidades de um disparador de e-mail, por exemplo, pode levar algum tempo. Não se esqueça: sua maior preocupação deve ser sempre vender! Por este motivo, estude contar com a ajuda de um profissional para ensiná-lo ou mesmo para operar seus canais online. Será muito mais produtivo para que você consiga focar em atendimento e negociação com seus potenciais clientes.
Esteja preparado!
Seja qual for seu volume total de contatos recebidos, você deve estar preparado para melhorar o seu atendimento, pois a partir de agora os interessados em seus imóveis irão aumentar muito! Um risco que existe neste cenário é o de você ou sua equipe demorem mais tempo para responder ao cliente – e isso na internet é inaceitável. Saiba que quanto mais rápido for o atendimento, maior é a chance de conversão. Por isto, se for preciso aumente a sua estrutura, pense em padronizações ou organize melhor suas atividades. De nada vai adiantar investir tempo e dinheiro para criar uma estratégia voltada para a internet se você não prestar para o seu cliente o melhor atendimento!
Neste vídeo damos algumas dicas sobre como criar e-mails que dão resultado e garantir que todos que entrarem em contato com você tenham respostas apropriadas. Aperte o play e assista!
O que está faltando para você começar a anunciar imóveis na internet? Compartilhe conosco as suas dúvidas!
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