O que são bairros planejados? Entenda o conceito e veja exemplos
Corretor de imóveis ou não, você provavelmente já ouviu falar sobre os chamados “bairros planejados”.
Essa é uma das principais tendências do morar contemporâneo, como aponta o estudo Tendências de Moradia feito pelo DataZAP+ e apresentado no Conecta Imobi 2022.
A proposta dos bairros planejados, além de se conectar com o cotidiano das pessoas no mundo atual, foi também impulsionada pela pandemia.
A possibilidade de trabalho remoto fez com que as pessoas buscassem ainda mais por atributos como lazer, praticidade e segurança nos bairros ou condomínios em que residem.
E é justamente o que os bairros planejados representam: uma estrutura pensada para oferecer tudo o que as pessoas precisam, perto de casa.
A tendência significa também uma excelente oportunidade de vendas para corretores de imóveis. Vamos conhecê-la?
O que é um bairro planejado?
O bairro planejado é um conceito de habitação que oferece toda a infraestrutura necessária para morar – dispensando locomoção para ações do cotidiano.
Pensado do zero, o bairro planejado tem o objetivo de conectar imóveis residenciais a opções de lazer, comércio e área verde. A ideia é que os moradores tenham acesso a esses serviços sem precisar se descolar.
Diferente de um condomínio fechado com esses mesmos recursos, o bairro planejado é uma solução de urbanismo.
Aberto e sem portaria, a proposta do bairro planejado é oferecer a estrutura para todo o entorno da localização.
Benefícios do bairro planejado
A comodidade e a praticidade são dois atributos que não podem ficar de fora quando falamos de bairros planejados.
O principal atributo desse tipo de projeto urbanístico é a centralidade, ou seja, o acesso aos principais recursos sem sair do próprio bairro, privilegiando a mobilidade urbana.
A característica de fácil acesso do bairro planejado traz também outro benefício muito importante, além da praticidade: a sustentabilidade, outra tendência – cada vez mais forte – do mercado imobiliário.
Dispensada a necessidade de deslocamento para a maioria das tarefas, o impacto no meio ambiente diminui.
Além disso, como são planejados do zero, os bairros planejados também contemplam áreas verdes como praças, parques, hortas etc.
Em resumo, seus principais atributos dos bairros planejados são:
- Praticidade
- Comodidade
- Fácil acesso a itens essenciais
- Segurança
- Sustentabilidade
- Qualidade de vida
Uma opção que facilita a vida das pessoas e contribui com o meio ambiente.
Exemplos de bairros planejados
No Brasil
O conceito já vem sendo discutido há algum tempo no mercado brasileiro e já é possível encontrar alguns exemplos de bairro planejado no Brasil.
Uma das principais referências quando pensamos em bairros planejados no Brasil é Alphaville, um bairro localizado na grande São Paulo que tem características parecidas com o que viria a ser definido como bairro planejado no futuro.
Mais recentemente, o conceito passou a ser aplicado de fato em diferentes regiões do país. E a tendência também já está presente no interior dos estados.
A cidade de Cabreúva, em São Paulo, por exemplo, ganhou recentemente seu primeiro bairro planejado, o Alamedas São José. O bairro conta com extensa área verde, diversas opções de lazer e recursos de sustentabilidade.
Também tem o Parque Una, localizado na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Projetado ao redor de um belo lago, o bairro mistura empreendimentos residenciais e comerciais, áreas verdes e opções de lazer e cultura, como rua de food trucks e anfiteatro.
Outro bom exemplo de bairro planejado é o bairro Bento, em Campina Grande (PB). Uma área – antes desocupada – foi projetada para promover infraestrutura e fácil acesso a pontos estratégicos, como vias a centros comerciais, universidades, escolas, centros de saúde e aos principais equipamentos públicos e demais bairros da cidade.
No mundo
Aqui estão alguns exemplos de bairros planejados fora do Brasil:
1. Celebration, Flórida, nos EUA
Este bairro planejado foi criado pela The Walt Disney Company em 1994. Ele foi projetado para ser uma comunidade completa, com casas, apartamentos, lojas, restaurantes, escolas e parques.
Além do Celebration, a Disney anunciou em 2022 que pretende criar vários bairros residenciais nos Estados Unidos. Um dos quais deve ser inaugurado em Rancho Mirage, Califórnia.
2. Poundbury, Reino Unido
Uma extensão urbana apoiada pelo rei Charles III (ainda príncipe), em Dorchester, como uma alternativa à expansão urbana não planejada.
Ele foi projetado com base nos princípios da arquitetura tradicional e é composto por casas, lojas, escritórios e espaços verdes.
3. Masdar City, Emirados Árabes Unidos
Este bairro planejado foi projetado para ser uma cidade sustentável, com zero emissões de carbono e zero resíduos.
Ele é alimentado por energia solar e tem um sistema de transporte público baseado em carros elétricos.
4. Ciudad Cayalá, Guatemala
Este bairro planejado foi projetado como uma cidade-jardim, com edifícios coloridos e ruas de paralelepípedos. O local tem lojas, restaurantes, escolas e espaços verdes.
5. Tianjin Eco-City, China
Um bairro planejado criado por uma parceria entre a China e Singapura para ser uma cidade sustentável.
Ele é alimentado por energia solar e tem um sistema de transporte público baseado em ônibus elétricos. O bairro tem um grande parque central e áreas verdes em torno dos edifícios residenciais.
A tendência é que exemplos como esses surjam com cada vez mais frequência no Brasil e no mundo e representem uma excelente oportunidade para clientes e corretores de imóveis.
Um movimento do mercado que dialoga diretamente com o morar contemporâneo e que pode significar uma excelente oportunidade de ganhos. Vale a pena estudar e investir nesse segmento!
Você já está vendendo empreendimentos em bairros planejados? Conhecia o conceito? Conta pra gente nos comentários!
Comentários