Assinatura de e-mail: você dá a devida atenção?
Já parou para pensar na importância de uma assinatura de e-mail?
Isso mesmo, aquela finalização que vai ao pé de cada e-mail enviado. Há profissionais que negligenciam o valor de suas assinaturas, outros nem sequer sabem que essa funcionalidade existe e há ainda quem ainda utilize um e-mail pessoal para tratar de assuntos profissionais.
Apesar da comum descrença por parte de alguns corretores, sua assinatura de e-mail é tão importante quanto o seu cartão de visitas, você deve estar atento para sempre transmitir credibilidade e informações precisas.
Qual a importância da assinatura de e-mail?
Num mundo cada vez mais digital, sua assinatura de e-mail diz muito sobre você e seu negócio. É ela que te identifica e ainda passa seus dados para contato.
Para além das informações objetivas, o visual da sua assinatura e a forma como você a disponibiliza também diz muito sobre você, seu trabalho e a credibilidade que quer passar.
Ou seja: uma boa assinatura de e-mail garante que você passe informações de contato atualizadas (para clientes poderem sempre entrar em contato por outras vias); passe uma imagem profissional de credibilidade e ainda abra portas, no caso de um primeiro contato por vias digitais.
Vale a pena ficar atento a alguns detalhes importantes como atualização de informações de contato, endereço e até mesmo o seu cargo ou posição dentro do negócio do qual é parceiro.
Como criar uma assinatura de e-mail?
Seja conciso; sua assinatura de e-mail é muito importante, mas ela não deve dobrar o tamanho da sua mensagem: três linhas mais o logo do seu negócio, quando houver, geralmente é o suficiente. O ponto de atenção do e-mail ainda é seu conteúdo, então não tente chamar muita atenção neste espaço.
O que uma boa assinatura de e-mail precisa ter?
- Seu nome completo;
- Seu cargo;
- Número do CRECI;
- Nome e logo da sua imobiliária;
- Em caso de corretores de imóveis autônomos, considere desenvolver uma identidade visual para sua marca pessoal. No entanto, se não tiver logo, sem problemas.
- Informações de contato:
- celular (com ddd) e indicativo se também é Whatsapp
- telefone fixo (em caso de imobiliárias)
- LinkedIn (ou outra rede profissional)
A dica aqui é trabalhar numa boa diagramação desses dados, para que a visualização seja agradável para os clientes. Brinque com os espaçamentos, possibilidades de pontuação e cor, mas cuidado com fontes infantilizadas, textos em caixa alta e excesso de cores; o ideal é manter uma imagem sóbria para passar credibilidade e profissionalismo!
Ah, e sobre concisão, estamos falando sério: muitos aplicativos de e-mail têm uma largura máxima de 80 caracteres, por isso o ideal é concentrar estas informações em no máximo 74 caracteres por linha.
Cuidados e pontos de atenção com a sua assinatura de e-mail
Evite informações desnecessárias:
Vale repetir: mantenha sua mensagem breve, com informações básicas.
Evite apostar em citações:
Evitar mensagens, citações, excertos religiosos e/ou motivacionais. É sempre bom lembrar que não temos como sempre saber com quem estamos fazendo negócios e mensagens como essas podem ser lidas como anti-profissionais e até desrespeitosas. Mesmo que agrade muitas pessoas, você dificilmente saberá quantas pessoas se incomodam.
Fotos em assinaturas de e-mail
Embora essa seja uma ótima forma de humanizar sua assinatura de e-mails com uma foto profissional adequada. Pode acontecer que seus e-mails acabem na caixa de spam de potenciais clientes, por conta de configurações de servidores de e-mail. A dica aqui é: caso você envie muitos e-mails, como disparos em massa, evite o uso de foto. Caso você envie poucos e-mails e apenas para clientes, aposte numa imagem profissional e que fique boa na proporção e no tamanho da assinatura (que é bem pequena!).
Atente-se para o design da sua assinatura de e-mail
Acontece, às vezes, de criarmos uma assinatura de e-mails super completa, mas as informações ficam perdidas devido ao design. Ou ainda, você vai lá, faz uma assinatura super completa e bonita, mas na hora de configurar no e-mail fica tudo desorganizado.
Por isso, é muito importante configurar corretamente e checar, enviando um e-mail teste, por exemplo, se ela está do jeito que você quer. Caso necessário, peça ajuda!
Revise constantemente sua assinatura
Reforçamos o que dissemos anteriormente: mantenha suas informações atualizadas. Se você é um corretor ou uma corretora de imóveis em constante desenvolvimento, é natural que algumas informações mudem. Por isso, não se esqueça de revisar sua assinatura de e-mail de tempos em tempos — especialmente as informações de contato!
E por aí, como está sua assinatura de e-mail — passando o máximo de credibilidade?
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