Agente imobiliário: tudo o que você precisa saber para se tornar um

Entre as diversas possibilidades de atuação no mercado imobiliário, está a profissão de agente imobiliário.
Esse profissional desempenha papel estratégico na dinâmica do mercado, oferecendo sua expertise para intermediar negociações de compra e venda, aluguel e investimentos em imóveis.
Embora já esteja consolidado e bastante relevante no mercado imobiliário, sua função pode gerar dúvidas.
Afinal, o que é e o que é preciso para ser agente imobiliário?
Para ajudar quem está pensando em ingressar no mercado imobiliário ou se especializar em uma função no setor, reunimos aqui as principais informações sobre o tema.
Confira no artigo a seguir!
O que é um agente imobiliário?
É um profissional especializado em intermediar a compra e venda, locação e administração de imóveis.
Na prática, ele é o responsável por conectar pessoas e/ou empresas para viabilizar negócios imobiliários.
Entre as atividades desempenhadas pelo agente estão:
- Análise de mercado e estratégia de vendas: analisar o mercado para entender as tendências, comportamento do consumidor e buscar as melhores oportunidades de negócios para a empresa e seus clientes. A partir do estudo de mercado, o agente imobiliário também pode desenhar a estratégia de vendas de uma imobiliária, a fim de garantir os melhores resultados.
- Prospecção de clientes: por meio de networking e divulgações ativas, esse profissional também pode prospectar clientes qualificados para as oportunidades oferecidas pela empresa, ampliando as possibilidades de fechamento de negócios.
- Negociação e intermediação: negociar valores e intermediar contratos de compra e venda, locação administração de imóveis também está entre as funções de um agente imobiliário. Como intermediador, o profissional age no sentido de fazer com que aquele negócio seja benéfico para as partes envolvidas, aconselhando clientes e conduzindo o processo como um facilitador.
O agente imobiliário, portanto, como intermediador dos processos e facilitador da conexão entre vendedores e compradores, proprietários e inquilinos, deve contar com habilidades de comunicação, negociação e ser um especialista nos trâmites do setor.
A função de agente imobiliário é fundamental para potencializar as vendas no mercado, já que é este profissional quem vai orientar o cliente na hora do fechamento do negócio, buscando o melhor resultado para todos os envolvidos na transação.
Como se tornar?
Para se tornar um agente imobiliário, o profissional precisa cumprir alguns requisitos básicos. Veja quais são:
- Ensino médio completo;
- Registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI);
- Curso de técnico de Transações Imobiliárias (TTI);
- Estágio supervisionado;
- Estar em dia com obrigações políticas e militares.
Além da formação como agente imobiliário e do registro no CRECI, o profissional deve ter boas noções de Direito, negociação, comunicação, finanças e marketing. Essas são habilidades indispensáveis para um bom agente imobiliário.
Quanto ganha um agente imobiliário?
Quando o assunto é quanto ganha um agente imobiliário, não há uma única resposta correta. Isso porque os rendimentos vão depender de uma série de fatores, como a região de atuação, o modelo de negócio da empresa em que o agente imobiliário atua, entre outros.
Em geral, o tipo de remuneração é baseado nos resultados atingidos. Existem imobiliárias que trabalham com remuneração fixa e variável, e outros modelos de negócio em que o agente imobiliário tem uma porcentagem sobre as negociações fechadas.
Portanto, o salário desse profissional não tem padrão pré-definido, vai depender do seu modelo de atuação e performance.
Agente imobiliário e corretor de imóveis: qual a diferença?
Essa é uma das perguntas que sempre surge quando falamos sobre as diferentes profissões do mercado imobiliário. Isso porque a definição das duas carreiras pode ser bastante parecida, mas tem diferenças importantes.
De modo resumido, a principal diferença entre agente imobiliário e corretor de imóveis está na sua função principal: enquanto o corretor de imóveis é responsável por intermediar as transações, o agente imobiliário vai orientar e aconselhar clientes sobre as melhores decisões nessas transações.
O seu papel é, portanto, mediar a relação entre cliente e empresa, orientando para a melhor tomada de decisão para ambas as partes. O corretor de imóveis tem um perfil mais prático, no que diz respeito à prospecção, apresentação de imóveis, negociações, visitas etc.
Um corretor de imóveis especialista pode se tornar um agente imobiliário, migrando da linha de frente de vendas para esse papel de intermediação e aconselhamento de clientes.
Uma boa dica para quem quer se especializar e atuar nessa área é investir na sua formação, apostando em cursos especializados no mercado imobiliário.
Você atua como agente imobiliário? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Comentários