A importância do Blog para o corretor
Muito se fala que todo corretor deve criar um blog, mas porque? Qual é a real importância?
Vamos lá, na verdade não é o blog que é importante, mas a geração de conteúdo, ou seja, produzir assuntos que sejam interessantes e relevantes para os seus clientes! Para ganhar dinheiro com conteúdo é preciso seguir alguns passos, então vamos lá…
Primeiro, quem é o meu cliente?
Seus clientes são as pessoas que fazem parte do seu ciclo de amizade, são seus familiares, amigos e amigos dos amigos (indicação). As pessoas compram de quem elas confiam, principalmente quando compram produtos de alto valor agregado, como imóveis.
Segundo, onde ele está?
O seu cliente esta no Facebook, isso mesmo, é o local mais fácil para você encontrar pessoas com poder aquisitivo, e melhor, pessoas estas que fazem parte do seu ciclo de amizade. Existem vários outros lugares para encontrar estes clientes, mas que vão demandar mais tempo e trabalho.
Terceiro, onde divulgar?
Em um blog? O blog é uma excelente ferramenta e você deve criar um, mas a princípio seria bom que você investisse no seu Facebook, ou seja, escreva artigos relevantes e publique na sua linha do tempo. Quando você tiver um número razoável de seguidores (leitores), aí então, eu recomendo criar um Blog.
O Blog é uma ferramenta muito importante para você ser encontrado na internet, é um trabalho de marketing pessoal, que irá divulgar a sua pessoa e a marca atrelada a você, porém você precisa de um bom número de artigos e um site completo, com SEO (search engine optimization), o nome é complicado, mas SEO é algo simples, é um maneira para ajudar você ou a sua empresa, a ser encontrado na internet.
Quarto, como começar?
Escrevendo! Você não precisa necessariamente escrever, você pode falar (audiocast) e até mesmo filmar (videoblog). Lembre que (normalmente) um vídeo tem mais audiência do que um áudio e um áudio mais do que um texto. Porém, você pode começar com um texto (mais fácil). Além de escrever, você pode divulgar conteúdo interessante de outros sites, para criar relacionamento com os seus clientes, mas nunca se esqueça que conteúdo original, criado por você, é sempre melhor.
Produzir conteúdo têm suas vantagens… As pessoas respeitam e admiram quem produz conteúdo, vide escritores, jornalistas e etc. E melhor, as pessoas gostam do fato de que você gastou tempo para produzir o material, ou seja, você se esforçou por aquilo, e isso tem o seu valor.
Quinto, o que produzir?
Os clientes são carentes de informação de qualidade na nossa área, por exemplo, dicas de como arrumar o jardim ou a decoração do imóvel para a venda, ou então entender a lei da oferta e da demanda. Existem “n” assuntos para você criar engajamento (relacionamento). E não precisa falar apenas do mercado imobiliário, você pode até mesmo entretê-lo com vídeos engraçados por exemplo.
Lembre que o assunto precisa ser leve, as pessoas querem algo interessante, mas de fácil leitura. E apresente o seu conteúdo duas, três vezes por semana no máximo. Não seja um chato!
Conclusão
Com conteúdo você consegue vender o seu peixe de maneira indireta, sem ser invasivo e inconveniente, exatamente, divulgar imóveis no Facebook é chato e não gera venda. Mesmo que você faça isso, que seja no máximo uma vez por semana. Quem precisa ver seus imóveis são outros corretores e não os clientes, divulgue fotos de imóveis em grupos destinados a isso.
Quando você decidir montar um blog, eu recomendo que contrate um profissional. Um blog precisa ser criado da maneira correta para ter resultado, pois é fundamental um trabalho de SEO.
É isso, aproveite destas informações para alavancar suas vendas. Muito sucesso!
Comentários