GuruEntrevista: Fábio Fontana, Corretor na Imobiliária Vida Nova
Fábio Fontana é corretor de imóveis em Porto Alegre, já há 7 anos que atua no mercado imobiliário. Leia o que este profissional tem a dizer, suas opiniões, histórias e anseios nesta profissão na entrevista abaixo.
Quem é este corretor de imóveis?
Nome: Fábio Fontana
Tempo de profissão: 7 anos
Onde cursou TTI: Senac Porto Alegre
Imobiliária que atua hoje: Imobiliária Vida Nova
Cidade: Porto Alegre/RS
Guru: Por que escolheu ser corretor de imóveis?
Fábio: Na verdade o mercado me escolheu,(rsrssr).Precisava fazer um curso que me abrisse outros horizontes e entre Contabilidade e Técnico em Transações Imobiliárias escolhi o TTI.
Guru: Depois de quanto tempo saiu sua primeira venda e como aconteceu?
Fábio: Acredito que foi depois de uns 2 meses, -Já havia recebido R$ 500,00 por colocar uma placa em uma Residência que fora vendida na sequência, mas a venda saiu de uma visita em um imóvel anunciado no final de semana, foi uma filha que comprou um apartamento de 1 dormitório para a mãe dela morar mais próximo.
Guru: Quais são os maiores desafios do primeiro ano?
Fábio: No primeiro momento quem me apoiou foi meu antigo chefe onde eu trabalhava como Office Boy, na qual ele me liberou pela manhã até as 11 horas onde eu trabalhava na Imobiliária Agenciando, ia trabalhar das 11 até as 17 horas na empresa (uma loteadora e antiga construtora) e depois voltava novamente para a Imobiliária onde ficava até umas 19:30 horas fazendo contato com clientes.
-No final de um ano e trabalhando apenas um turno e finais de semana, já tinha uma média salarial na corretagem que era em torno de 3 vezes o que eu ganhava de carteira assinada no outro emprego.
– O Dono da Imobiliária começou a me pressionar dizendo para eu encarar a corretagem Full Time, mas eu ainda tinha medo de trocar o fixo que eu tinha pelo aparentemente não tão certo comissionamento. -Demorou mais um ano para me decidir -hoje graças a Deus Ganho em uma média anual quase 10 Vezes o que eu ganhava antes.
Guru: Que tipos de canais de mídia que você utiliza para atrair clientes?
Fábio: Basicamente Internet, sites Integrados, etc. -Mas o Bom e Velho anúncio de Jornal ainda funciona muito bem também, principalmente para colocar clientes no Site.
Guru: Como você administra emocionalmente os altos e baixos da profissão?
Fábio: Administro não pensando nos problemas e sim na Solução deles, se tiver a auto estima baixa ou se for pessimista, principalmente quando perder uma venda quase fechada, esta pessoa não pode trabalhar neste ramo, -já vi pessoas desfocadas e com problemas, tanto financeiros quanto familiares ficarem um ano e não vender nada.
Guru: Um conselho para quem está começando ou pensa em começar
Fábio: Meu conselho seria, -não ter medo de conversar, -saber que ninguém é maior ou melhor do que você, -muitas vezes você irá se deparar conversando com pessoas com auto grau de instrução, muitas vezes vivendo em uma rede social muito acima da que você vive e mesmo assim esta pessoa estará lhe ouvindo e aprendendo com você e consequentemente você com ela.
-O sucesso só depende de você, basta se focar, trabalhar com honestidade e simplesmente trabalhar, pois os frutos virão por consequência.
Guru: Qual seu sonho, ideal ou objetivo profissional?
Fábio: Meu sonho é poder continuar dando uma boa qualidade de vida para minha família, ter condições de pagar bons estudos para meus filhos e conseguir investir em imóveis, coisa que a corretagem está começando a me proporcionar.
Guru: Qual a maior carência de imobiliárias e construtoras no relacionamento com os corretores de imóveis?
Fábio: A maior Carência na minha opinião são os percentuais cada vez mais baixos aplicados sobre os honorários de intermediação. -Nossa classe tem que ser valorizada.
-No caso de Imobiliárias de grande porte noto a reclamação dos corretores pela falta de comprometimento de seus gerentes na hora de fechar um negócio, muitas vezes se deixando levar pelo emocional e pelo auto número de negociações dirigidas por ele. -O corretor promete mundos e fundos para o vendedor e o comprador e na hora da negociação o gerente coloca tudo a perder em virtude de visualizar somente o Cifrão.
Guru: Aonde você se imagina daqui há 5 anos?
Fábio: Me imagino onde estou, se possível ganhando ainda mais. -Tenho muita vontade também de abrir uma Imobiliária mas não vislumbrando apenas Vendas, mas também administração de locações e Condomínios.
Hoje você conheceu o Fábio, de Porto Alegre, corretor de imóveis. E você, quando vamos conhecer?
Comentários