O futuro do mercado imobiliário: como utilizar a IA ao seu favor
O que o futuro do mercado imobiliário reserva para os profissionais desse universo cheio de possibilidades? O primeiro dia da 10º edição do Conecta Imobi abre espaço para um dos temas mais relevantes da atualidade: a Inteligência Artificial ou IA.
Trazendo o assunto de forma leve, o palco é de Sophia Martins, CEO e única mulher que comanda uma empresa house, a Mitre Vendas, de capital aberto no Brasil.
O Norte do imobiliário
Para quem quer saber qual caminho seguir e como otimizar sua performance no segmento imobiliário a partir da Inteligência Artificial (IA), a palestra de Sophia trouxe direcionais dignos de serem colocados em prática.
“A Inteligência Artificial está para o mercado imobiliário assim como o GPS está para um marinheiro perdido: uma bússola para o sucesso”
No último ano, a palestra de Sophia foi sobre a gestão de pessoas e a importância delas nas empresas. Hoje, a empresária continua atribuindo o seu pilar de gestão à importância das pessoas no negócio.
“Uma pessoa bem-estruturada consegue utilizar a Inteligência Artificial para realmente produzir resultados, seja você de qualquer área do imobiliário.”
O que é realmente a Inteligência Artificial, como pode ser aplicada e como traduzir em resultado e dinheiro?
A IA refere-se à capacidade das máquinas em imitar as funções da mente humana. Mas, a pergunta que não quer calar e tem assombrado muitos profissionais do meio, é: será que as pessoas vão passar a comprar imóveis com máquinas?
“As pessoas vão comprar com pessoas mais preparadas. Seja você o mais preparado.”
Utilize a inteligência artificial como uma facilitadora do seu trabalho. Aqui, a questão é: se aproveitar das ferramentas disponíveis para conseguir uma eficiência ainda maior.
E como funciona a IA?
Dentro delas, existem uma divisão por usabilidade e tipo de função:
Machine Learning
Se concentra no desenvolvimento de algoritmos que aprendem e melhoram seu desempenho com base nos dados que consomem.
- Reconhecimento de padrões
- Classificação
- Previsão
- Recomendação
Deep Learning
É um campo do Machine Learning que utiliza redes neurais artificiais profundas para processar e analisar dados de forma semelhante ao cérebro humano.
- Reconhecimento facial
- Tradução
- Automação de veículos
Isso tudo é a IA. Ela não é um resultado do Google ou da internet.
E vamos ao mais importante: como utilizar a IA no mercado imobiliário?
- Para fazer análise demográfica
- Previsão de preços
- Uso da realidade virtual e aumentada
- Recomendação de imóveis
- Detecção de fraudes
- ChatBots personalizados e muito mais
19% das empresas do setor imobiliário utilizam alguma ferramenta de IA.
74% afirmam não conhecer ferramentas de IA que podem ser aplicadas nas rotinas imobiliárias.
Se você utiliza uma ferramenta, já está à frente de 74% desses profissionais.
3 ferramentas de IA fáceis de utilizar para agilizar o seu trabalho:
– ChatGPT:
Produza textos, legendas, e-mails, entre outros. Pode ser uma ferramenta valiosa no mercado imobiliário de várias maneiras, tornando o atendimento ao cliente mais eficiente e melhorando as estratégias de marketing.
– LuzIA
A LuzIA oferece várias ferramentas úteis, como transcrição de mensagens de voz, tradução de textos, criação de resumos e ajuda para fazer listas diárias.
- Acesse soyluzia.com ou salve o número (11)97255-3036 na agenda do seu celular.
- Escolha o WhatsApp no site e clique em ‘iniciar conversa’
Polycam é o aplicativo de captura 3D líder para iPhone e iPad! Nele, você pode fazer:
- Digitalização 3D de objetos e ambientes
- Realidade Aumentada
- Modelagem de Superfície
- Texturização
- Plantas de ambientes e muito mais
Inteligência Artificial: heroína ou vilã?
Durante a palestra, a empresária trouxe as respostas para alguns dos questionamentos mais frequentes quando o assunto é esse conjunto de tecnologias:
“Os profissionais serão substituídos por máquinas?”
O mercado imobiliário do futuro é a IA sendo utilizada com a experiência. Como profissional, é possível gerar experiência com ela, sem custo para o seu cliente. Mas, para isso, é preciso quebrar paradigmas e sair da sua zona de conforto: deixe de lado o “não sei usar”, “eu acho que não dá certo”.
“Ela deixará os profissionais mais burros e preguiçosos?”
A IA não fará nenhum trabalho sozinho. Nem te fará enriquecer sem fazer nada. Nada vence o trabalho.
Se você tiver ambição, nada vai te parar. Seja a cara do seu negócio!
“Se você quer se destacar, não basta apenas ter acesso a uma ferramenta poderosa. Você deverá saber como usá-la e ser criativo.”
O seu grande fator competitivo é ser único! Uma coisa que você tem de diferente de todos, é ser você mesmo. Tudo bem não querer aparecer nas redes sociais, mas você pode usar a IA ao seu favor, seja reproduzindo a sua imagem por meio de um avatar ou pedindo auxílio na produção de conteúdos, por exemplo.
Se você não se colocar nas coisas que faz, sempre vai ter um negócio melhor do que o seu. No entanto, quando você se coloca no seu negócio, você passa a ter um fator competitivo difícil de alcançar, porque replicar pessoas não é fácil.
“Se o seu objetivo é vender e as pessoas não sabem que você existe, você não existe nas redes. Na nossa Era, isso é uma realidade, para você trabalhar com imóveis, as pessoas precisam saber quem é você.”
“Veja a tecnologia como uma aliada, use ao seu favor, não fuja dela.”
E agora, qual a sua escolha?
Dominar o mercado imobiliário ou ser dominado por ele?
Você terá ferramentas, mas não será substituído por elas, você será substituído por alguém que sabe usá-las. Utilize isso ao seu favor, seja qual for a sua régua de clientes ou o seu segmento dentro do imobiliário.
O seu desfecho final depende de você, da sua qualificação e da sua empatia, porque tudo são pessoas. Não trate pessoas como o Google.
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