Empresas não são feitas de paredes, mas de pessoas
“As pessoas são o centro de tudo”. Mais um tema extremamente relevante fez parte da programação do primeiro dia do Conecta Imobi 2022: a importância das pessoas para o bom funcionamento do mercado imobiliário. A responsável pela palestra e citação inicial é Sophia Martins, CEO da Mitre Vendas, empresa que possui mais de 54 anos de experiência em incorporação e construção.
No evento, Sophia trouxe aspectos importantes a respeito de características comportamentais pós-pandemia, papel do líder, o novo consumidor e tecnologia e as relações humanas.
As pessoas são o centro de tudo
A palestra começou com Sophia descrevendo que as pessoas são primordiais e que qualquer habilidade ou competência pode ser desenvolvida. Para ilustrar, ela trouxe uma pesquisa que indica que:
“Os introvertidos são ouvintes melhores que os extrovertidos e conseguem motivar e incentivar os membros da equipe a se tornarem mais produtivos”
Além disso, Sophia trouxe as grandes necessidades das pessoas, que são:
- ser ouvidas;
- que tenham percepção sobre a pessoa com quem você está conversando;
- que os julgamentos pessoais não bloqueiem o que o outro está dizendo;
- que sejam evitadas distrações e interrupções durante o diálogo.
Escuta ativa
No quesito “pessoas”, a escuta ativa faz toda a diferença. E, no mercado imobiliário, isso fica ainda mais evidente.
“A escuta ativa é a capacidade de ouvir e compreender uma mensagem que é transmitida por alguém, de forma a demonstrar um interesse verdadeiro para se conectar com a pessoa”
O papel do líder
No pós-pandemia, passamos a ter novos hábitos que influenciam no nosso trabalho, no nosso consumo, saúde mental e até no relacionamento entre gerações. E, nesse aspecto, o papel do líder é fundamental.
A função do líder é engajar o time e auxiliá-los a desenvolver valores e habilidades em prol do trabalho em equipe.
Mas, como o líder pode auxiliar sua equipe?
A Sophia respondeu isso no Conecta Imobi 2022:
- Autonomia: planejamento do modelo de trabalho com participação do time
- Gestão de tempo: exercitar as habilidades de autogestão, planejamento e organização
- Tomada de decisão: trabalhar a compreensão mais profunda e ágil de técnicas que sejam produtivas e focadas
- Desenvolver habilidades: trabalhar pontos fortes e desenvolver pontos fracos a seu favor
- Criar conexão: entre as pessoas da equipe impulsionando a comunicação, capacidade e competências
- Mudanças de hábitos pessoais e organizacionais: abandono de padrões antigos de comportamento e adoção de novas práticas que estão mais alinhadas com os desafios atuais
4 consumidores pós-pandemia
E não é só no comportamento das pessoas pertencentes à sua imobiliária que você deve se atentar, mas também dos seus consumidores. Utilizando o Think With Google como fonte, Sophia trouxe os principais tipos de consumidores pós-pandemia. Pegue a caneta para anotar:
Everyday Optmizers
Pessoas que procuram estabilidade, praticidade e segurança financeira
Reality Reinventors
Pessoas que buscam novas experiências de compra/interação
Wellbeing Seekers
Valorizam produtos/serviços que são focados no bem-estar em geral e facilitam a reconexão com outras pessoas
Collective Activists
Os que valorizam a economia local, o consumo consciente e se preocupam com as pautas ambientais.
É possível ser insubstituível?
Segundo Sophia, cada pessoa, cada profissional deve buscar ser insubstituível, mesmo em um mundo guiado pela tecnologia. Em sua palestra, citando como fonte o Marketing 5.0, Sophia Martins falou sobre as formas de combinar os pontos fortes das máquinas e dos humanos.
Pela perspectiva das máquinas, os pontos fortes seriam:
- eficiência em dados;
- guiadas por raciocínio de descoberta de padrões;
- raciocínio lógico com base em algoritmos;
- confiável e ágil.
Já pela perspectiva dos seres humanos, os pontos fortes são:
- capazes de filtrar ruídos;
- extrair ideias novas;
- hábil na descoberta de soluções fora da caixa;
- ótimo no uso da empatia;
- flexível para tarefas que exigem compreensão e raciocínio sensato.
Segundo Sophia, mesclar esses itens é o que vai te tornar insubstituível para o seu cliente. E, aí? Será que você é insubstituível para ele?
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