6 dicas de atendimento personalizado para investidor imobiliário
Existem diferentes tipos de clientes no mercado imobiliário, e um que se destaca é o investidor imobiliário. Esse perfil de comprador de imóveis tem características próprias e dominá-las faz parte da jornada de um corretor de sucesso.
Isso porque este grupo de investidores que compram imóveis representa uma parte relevante do público geral e tem se tornado um público-alvo cada vez mais estratégico para as imobiliárias.
Na hora de prospectar e negociar imóveis com o investidor imobiliário, o atendimento precisa ser personalizado. Ter escuta ativa e mergulhar nos detalhes da demanda do cliente é indispensável para obter êxito nas vendas.
Veja a seguir algumas dicas de atendimento personalizado para investidores de imóveis:
1. Tenha uma abordagem direta e com credibilidade
A abordagem é o primeiro passo para uma venda de sucesso e merece atenção especial. Com investidores de imóveis, não é diferente.
Ao abordar o investidor imobiliário, se apresente com a maior quantidade de informações possíveis a respeito de você e da empresa, trazendo credibilidade ao contato inicial.
Durante a abordagem, apresente, previamente, o investimento e seus atributos, evitando longos discursos e frases clichês. Lembre-se: este é um público bastante exigente e – geralmente – entendedor do assunto.
Caso o cliente não tenha tempo para falar naquele momento, vale a pena pedir um contato de e-mail e enviar as principais informações sobre o imóvel, como características físicas, localização, valores e previsão de retorno do investimento.
2. Conheça o investidor imobiliário
Este é um dos passos mais importantes da venda de imóveis. Para conseguir conduzir uma boa negociação e atender às expectativas do cliente, é fundamental conhecer seu perfil e suas necessidades.
No caso do investidor de imóveis, é importante entender se ele já atua no mercado de investimentos, qual tipo de imóvel está buscando para investir, se o investimento é de médio ou longo prazo, entre outras informações que podem influenciar na oferta.
Entender exatamente qual é a expectativa do investidor com a aquisição é indispensável para construir uma abordagem personalizada e garantir a satisfação do cliente.
3. Estude o mercado de investimentos imobiliários
O segmento de investimentos imobiliários requer conhecimento mais aprofundado sobre o mercado.
Isso porque o perfil de cliente que compra imóveis para investimento tende a ser mais exigente e antenado sobre o tema, por isso, é fundamental que o corretor tenha repertório e informações atualizadas sempre.
Além disso, existem movimentações que podem impactar diretamente na rentabilidade dos investimentos imobiliários, como no cenário econômico ou político do país, por exemplo.
Portanto, é importante manter-se atualizado sobre os principais movimentos do mercado e investir em cursos para aprofundar seu conhecimento e capacitar-se para atender e encantar os clientes.
Plataformas de inteligência de mercado como o DataZAP e de formações como o Conecta Imobi Academy são ótimas aliadas.
4. Pratique a escuta ativa e o atendimento humanizado
Para conhecer profundamente a demanda e encantar o cliente, técnicas de atendimento humanizado são bem-vindas.
A escuta ativa e a empatia são elementos indispensáveis ao lidar com investidores imobiliários.
Este perfil de cliente, embora mais experiente, muitas vezes tem inseguranças sobre o investimento e alta expectativa sobre o retorno daquela empreitada.
Portanto, o corretor deve estar preparado para ouvir, acolher e conduzir o processo de forma empática e transparente.
5. Capriche na negociação personalizada
Se você seguiu as dicas anteriores e praticou escuta ativa e acolhimento para conhecer a fundo seu cliente e sua demanda, já tem insumos suficientes para esta etapa.
Atendimento, ofertas e negociações personalizadas aumentam a confiança do investidor imobiliário.
O importante é garantir que todas as dúvidas sejam esclarecidas durante o processo e que o cliente entenda que aquela proposta foi pensada exclusivamente para atender a sua demanda.
6. Não se esqueça do pós-venda
O investidor imobiliário é um perfil de cliente que tem grandes chances de ser fidelizado e se tornar um promotor do seu trabalho. Por isso, se dedique também ao pós-venda!
Garantir que o cliente receba todo o suporte durante a venda é importante, mas o relacionamento não acaba quando as chaves são entregues.
Vale a pena manter contato regular com este cliente, entender seus feedbacks e criar uma relação de confiança, superando suas expectativas.
Siga as dicas e crie estratégias para atender a investidores que compram terrenos ou empreendimentos imobiliários.
Um público que vale ficar de olho para diversificar sua carteira ou se especializar no segmento!
Você já atende a investidores imobiliários? Compartilhe suas experiências nos comentários!
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