O que é VGV e sua importância no ramo imobiliário
Quem trabalha no mercado imobiliário há algum tempo, muito provavelmente já ouviu falar da sigla VGV nas conversas do dia a dia. No entanto, apesar de comum, muita gente não sabe ou não tem tanta certeza sobre o que é VGV imobiliário.
Se você quer entender o significado do VGV e como esse índice é importante para profissionais imobiliários, está no lugar certo!
O que é VGV?
O significado de VGV é Valor Geral de Vendas, uma sigla comum entre profissionais que trabalham com vendas, no geral. No setor imobiliário, trata-se de um dos índices mais importantes da área e já tem esse nome bastante intuitivo.
O VGV imobiliário, também conhecido como Valor Global de Vendas, diz respeito ao potencial comercial de venda de um conjunto de imóveis, que pode ser de um empreendimento, de uma cidade ou de uma carteira de clientes.
É com base no VGV que diversas estratégias de marketing, vendas e até de construção são feitas.
Como calcular o VGV imobiliário?
A conta é feita multiplicando a quantidade de imóveis pelo valor de venda de cada um. Imagine que uma imobiliária tenha uma carteira de 30 imóveis, cada um no valor de R$450 mil reais.
Assim:
- 30 imóveis x R$450 mil = R$13.500.000 de VGV
Vale lembrar que esse valor é sempre uma estimativa, dado que alguns fatores podem interferir na execução do esperado, como descontos na hora da venda e até imóveis que não são vendidos.
Como utilizar o VGV imobiliário?
Como pode um índice tão simples ser tão importante para o mercado imobiliário? Isso acontece porque o VGV é uma importante base de cálculo para planejamento estratégico do negócio.
Veja alguns usos do VGV no dia a dia:
1. Calcule outras métricas com base no VGV
Teto do CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
Com o Valor Geral das Vendas, você pode definir qual o valor máximo de CAC mantendo a margem de lucro interessante.
Com uma estimativa de CAC, você projeta qual será o teto do orçamento de marketing e vendas, por exemplo.
Qual seu ROI (Retorno sobre Investimento) possível
Com base no VGV e no CAC, você consegue calcular qual é a proporção de retorno sobre investimento feito em um empreendimento, em uma região ou até em uma franquia imobiliária.
2. Use o VGV para definir orçamento de investimento
Após calcular o VGV e algumas métricas adicionais como as mencionadas acima, você já tem toda a base necessária para definir um orçamento para os investimentos do trimestre, semestre ou ano.
Desde investimentos em marketing digital, novas contratações, ferramentas e até estudos de viabilidade de empreendimentos.
Isso porque, sabendo qual é o potencial de venda geral do seu negócio, fica mais fácil tomar as decisões necessárias de onde investir tempo e dinheiro.
3. Construa seu plano de metas com base no VGV
Com as métricas alinhadas e o orçamento definido, é hora de definir metas e fazer o planejamento de atuação de cada área.
Elas podem ser: aumentar o VGV trazendo mais imóveis, aumentar o percentual de vendas para chegar mais próximo ao VGV estimado ou até se aprofundar nos dados para gerar insights sobre regiões, tipos de imóveis ou empreendimentos interessantes.
Agora, conta pra gente: você já utiliza o VGV no mercado imobiliário?
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