Veja quais são as principais ferramentas de trabalho do corretor
Celular smartphone com internet, WhattsApp, Google Street View, câmera, Waze, entre outros. Todas essas ferramentas fazem parte do dia a dia de muita gente. E também são itens básicos de trabalho do profissional de corretagem. “Só hoje usei tudo isso. São tecnologias imprescindíveis para o nosso trabalho, e que facilitou muito a vida na nossa profissão”, conta a corretora autônoma Elaine Marselhas.
O smartphone raramente sai das mãos da corretora Regiane Barros da Maxlider Consultoria Imobiliária. “É a maior ferramenta de trabalho, não tem jeito. Mas não estou falando da linha telefônica, não. O WhattsApp é que é essencial. Ninguém quer falar por telefone mais”, pontua ela.
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Saiba agora quais são e como são usadas cada uma das tecnologias dos profissionais de corretagem:
Celular smartphone:
O celular smartphone reúne basicamente tudo o que o corretor precisa para trabalhar. Tem de ter acesso à internet e, consequentemente aos aplicativos. Eles, aliás, tornaram-se mais importantes até que a própria linha telefônica.
WhattsApp:
O software de troca de mensagens instantâneas por texto é o mais baixado do País, com cerca de 100 milhões de usuários. A praticidade é o grande chamariz. Segundo Regiane, muitos clientes que entram em contato com a imobiliária pedem para que o retorno seja feito pelo aplicativo – e muitas visitas são marcadas e negociações fechadas por ele.
Os corretores estão ainda em grupos de WhattsApp. Na imobiliária em que Regiane trabalha, por exemplo, os colegas trocam mensagens durante todo o dia. “Quando captamos algum imóvel, postamos fotos no grupo. Assim, todos se mantêm atualizados em relação aos apartamentos, salas e casas que entram na imobiliária. Quando temos alguma dúvida, um sempre ajuda o outro, e não tem hora marcada. Até mesmo aos finais de semana, quando necessário, nos comunicamos”, conta.
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Waze
O aplicativo de trânsito e navegação tem cerca de 10 milhões de usuários no País. E é uma mão na roda para corretores, que precisam se deslocar por bairros e regiões diversas, seja para visitar ou prospectar clientes, fazer vistorias, e tudo mais o que o trabalho exige. Nada de se atrasar em uma visita com o cliente quando se tem uma ferramenta que sinaliza engarrafamentos e traça rotas mais curtas. “Lembrei esses dias que usava guia de rua para me deslocar, hoje não saio sem ligar o Waze”, diz Elaine.
Câmera
Esta ferramenta é algo básico para a chamada “captação” do imóvel. Seja para colocá-lo à venda ou em locação, para fazer vistoria de entrada e saída…as fotos são o que chamam os clientes para um anúncio. Pela praticidade, a maioria dos corretores utiliza a câmera do celular para as captações. Outros sentem-se mais seguros quando utilizam a câmera do tablet. Alguma imobiliárias dispõem de câmeras profissionais para que os corretores fotografem o imóvel.
Google Street View
O recurso do Google que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical, é um dos favoritos da corretora Elaine. É que com ele, ela pode checar virtualmente a fachada de um prédio, conferir as ruas ao redor do imóvel, verificar o que existe de serviços por perto, entre outros. É uma forma de economizar uma visita ao local, já que dá para fazer tudo pelo computador ou pela tela do celular.
Anúncios on-line e correio eletrônico:
Propagandas em mídias impressas ainda são comuns, mas estão caindo em desuso. Para encontrar um imóvel, seja residencial ou comercial, basta acessar a internet. E se o objetivo é alcançar um número maior de clientes, os corretores publicam anúncios no site da imobiliária e também em portais gerais de imóveis. As propostas dos clientes são feitas por e-mail, em sua maioria. Quando alguém se interessa por um anúncio e sinaliza o interesse, o corretor recebe uma resposta automática com o contato desse cliente, tudo via e-mail. “Um outro jeito, esse mais antigo, é ligar para o corretor e passar o código do imóvel visto, que estava no portal, por telefone”, ensina Regiane.
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