7 perguntas para fazer ao cliente no mercado imobiliário
Muitas vezes, os corretores de imóveis ficam tão focados em ter todas as respostas certas, que esquecem o poder das perguntas.
Na maior parte do tempo, fazer os questionamentos certos nos momentos adequados é o que faz a diferença!
Para ganhar maestria nessa prática, é essencial conhecer antes a jornada de compra de imóveis.
Dessa forma, você entenderá sobre os anseios, dores e momentos críticos na vida dos seus clientes.
Para te ajudar, reunimos aqui 7 perguntas para fazer como corretor de imóveis.
1. Por que você está buscando um imóvel?
Eventualmente, corretores de imóveis focam tanto nas características que o novo imóvel precisa ter, que esquecem de perguntar o porquê da busca ter iniciado.
Dessa forma, compreender a motivação do seu cliente é essencial para oferecer os melhores imóveis.
2. O que você não quer no seu próximo imóvel?
Às vezes, podemos não saber exatamente o que queremos.
Por isso, perguntar sobre o que seu cliente não quer num novo imóvel é um caminho mais rápido para chegar naquilo que ele realmente quer!
Mais uma vez, aqui também é muito importante entender o porquê da rejeição.
3. Quem irá habitar esse imóvel com você? Como será a rotina das pessoas?
Entender os desafios da pessoa que está buscando um novo imóvel passa também pela rotina de quem habitará o espaço (como familiares, amigos, clientes).
Além de gerar conexão e empatia, essa pergunta também ajudará a oferecer os melhores imóveis.
4. O que te incomoda no seu imóvel atual?
Tanto residencial quanto comercial, a busca por um imóvel sempre parte de algum incômodo.
Seja por falta de espaço, insatisfação com a vizinhança ou ainda pelas pessoas próximas.
Entender esses pontos no detalhe pode evitar uma futura decepção do cliente com o imóvel.
5. Qual seu imóvel dos sonhos?
O imóvel dos sonhos não existe essencialmente por ser uma imaginação.
É claro que na vida real existem muitos imóveis incríveis, mas nem sempre o cliente terá o orçamento necessário.
Apesar disso, saber o que o encanta é uma arma poderosa de persuasão, especialmente para argumentar na tríade: preço, ambiente e localização.
6. Como você se vê daqui a 5 anos?
Pode parecer uma pergunta desconexa do assunto imobiliário, mas considerando que a compra de um imóvel pode ser uma grande decisão, especular sobre a visão a longo prazo do cliente é uma ferramenta interessante.
Tanto para oferecer imóveis que façam sentido agora e no futuro, quanto para argumentar na negociação financeira entre as partes.
7. O quanto você está disposto a investir nesse negócio?
Perguntas sobre o orçamento são essenciais, embora muitas vezes delicadas.
Apesar do possível desconforto, entender a capacidade de compra real do cliente é importante até para você, como corretor, oferecer a melhor assistência sobre crédito imobiliário.
O objetivo de todas essas perguntas é sempre entender o porquê das respostas.
Além disso, é extremamente importante sempre deixar os clientes confortáveis para fazer qualquer tipo de pergunta.
É assim que se constrói a relação de confiança tão importante entre clientes e corretores de imóveis.
Você já usa alguma dessas perguntas no seu dia a dia? Conta para a gente sua experiência nos comentários!
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