7 dicas para ter uma boa oratória
Como corretor ou corretora de imóveis, ter uma boa oratória impacta diretamente nos seus resultados, especialmente em negociações e fechamento de contratos.
Independente se está falando para uma pessoa ou uma plateia, a oratória é uma habilidade essencial para passar confiança e ser mais persuasivo.
Confira algumas dicas de como ter uma boa oratória e obter melhores resultados como corretor de imóveis:
1. Prepare-se e conheça seu público
Antes mesmo de pensar nas dicas específicas para melhorar sua oratória, é importante fazer o dever de casa.
Ou seja, antes de ir para uma visita, um lançamento imobiliário ou uma palestra — é essencial que você entenda quem estará te ouvindo.
O que essas pessoas querem saber? O que é relevante para a vida delas?
Aqui, o ideal é ter o máximo de informações possíveis. Uma boa estratégia é pesquisar sobre a jornada de compra de imóveis.
2. Controle o nervosismo
O nervosismo é muito comum, seja para uma venda importante ou para falar num grande evento. P
or isso, aqui é importante ter autoconhecimento: falar em público é difícil?
Tem mais dificuldade com plateias grandes ou pequenas?
Conhecer a si mesmo é essencial para encontrar técnicas de concentração, foco e exercícios de respiração que podem te ajudar.
É claro que, dependendo da ocasião, é impossível não estar com os nervos aflorados. Por isso, o mais importante é aprender a lidar e não querer inibir o nervosismo.
3. Respire pelo diafragma e faça pausas estratégicas na fala
Um recurso muitas vezes subestimado é o da respiração.
Além de ajudar a controlar o possível nervosismo, respirar de maneira consciente — idealmente pelo diafragma — te dará mais fôlego e controle sobre sua voz.
Para fazer respirações de maneira leve e natural também é essencial fazer pausas na fala.
Afinal, falar muito ou falar muito rápido não é uma boa prática de oratória. Faça pausas de 1 a 3 segundos em frases longas.
Além de ajudar na respiração, as pausas ajudam o público (ou interlocutor) a seguir a lógica do seu raciocínio.
4. Postura, contato visual e linguagem corporal
É comum prestar tanta atenção ao que está dizendo, que se esquece do restante do corpo.
E, como você já pode ter ouvido: o corpo fala. Alguns pontos importantes:
- Mantenha uma boa postura: coluna ereta, ombros relaxados e quadril encaixado;
- Faça contato visual: isso estabelece conexão e passa confiança;
- Preste atenção ao seu corpo: gesticulação exacerbada ou a completa falta de gestos transparece nervosismo e incômodo — o contrário do que você quer!
5. Exercite sua habilidade de criar um Storytelling
Uma vez que você tiver a habilidade de usar histórias para atrair a atenção e convencer pessoas, sua oratória se tornará muito mais efetiva!
De maneira resumida, o storytelling (ou contação de história) é uma ferramenta de comunicação historicamente usada pela humanidade para passar informações que promovam uma conexão emocional e assim tornem-se mais memoráveis.
Isso significa usar histórias que tenham começo-meio-fim e uma moral de história que te ajude a persuadir sua audiência.
Vale a pena estudar um pouco mais e tentar aplicar no dia a dia!
6. Trabalhe para reduzir seus vícios de linguagem
Vícios de linguagem são extremamente presentes na comunicação informal.
No entanto, quando o assunto é ter uma boa oratória, esses desvios não intencionais podem prejudicar a comunicação eficiente.
Para não correr o risco de passar uma mensagem errada ou uma imagem pouco profissional é importante se atentar.
Os vícios de linguagem mais comum são os de pleonasmo, ambiguidade e concordância. Preste atenção durante o dia a dia para se corrigir!
7. Treine sua oratória falando sozinho
Pode parecer brincadeira, mas falar sozinho — no espelho, no carro, no chuveiro — é um ótimo exercício de oratória.
Treine a respiração pelo diafragma, as pausas estratégicas, preste atenção aos vícios de linguagem e tente criar storytellings envolventes!
Outra dica interessante é gravar seus treinos e ouvi-los depois: uma ótima forma de evoluir!
Veja aqui 5 livros para melhorar sua comunicação com clientes. Agora, conta para a gente: como está sua oratória? O que acha mais difícil?
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