6 dicas para usar o Google Glass no mercado imobiliário
Para o corretor que ainda desconhece o Google Glass aqui vai uma breve explicação dele: é um óculos inteligente, um “smartphone” em forma de óculos, que permite você interagir de forma mais inteligente com o mundo e fazer chamadas de áudio e vídeo.
As chances de você nunca ter visto um Google Glass na rua são de 99,99%, pois ele foi liberado para pouquíssimas pessoas no mundo utilizarem e, além disto, ele só será comercializado em 2014 – é o que promete o Google ao menos.
Contextualizando
As principais funções contidas no Google Glass que poderão ser extremamente úteis ao mercado imobiliário são:
- mobilidade unida à realidade aumentada
- capacidade de transmissão de vídeo ao vivo em modo público, em grupo fechado ou pessoal
- capacidade de unir a informação da internet ao meio urbano, real
- capacidade de gravar vídeos a partir de um ponto de vista similar ao seu campo de visão
Traduzindo estes pontos e dando dicas práticas para corretores utilizarem no seu dia a dia para aprimorar seu modo de atendimento e vender mais, eis aqui as 6 dicas para você utilizar o Google Glass, quando ele já estiver nas lojas.
Usando todo o potencial do Google Glass para vender mais imóveis
1. Faça um tour ao vivo com o seu cliente
O Google Glass possui uma câmera , na lateral da armação, e com isto você é capaz de filmar o que você está vendo no momento. Como ele é conectado à internet, e terá (já tem na verdade) aplicativos similares aos encontrados nos smartphones, o corretor será capaz de transmitir ao vivo o que está vendo.
Então, quando em contato com um cliente por este aplicativo, você será capaz de “passear” pelo imóvel apresentando ele ao seu cliente enquanto ele vê tudo o que você está vendo e ir conversando com ele como que pelo telefone, Skype ou algo similar.
Tecnicamente, isto é possível hoje com outros aparelhos. Porém, você teria de andar com o smartphone ou tablet na mão, ou ainda perambular pelo imóvel com um notebook no colo enquanto caminha pelos cômodos. E isto sem saber se você está apontando a câmera pro lugar certo.
Como este é um dispositivo Google e usa o seu sistema operacional Android, a comunicação será realizada através do Hangout, produto de transmissão de vídeo similar ao Skype e integrado a todos os outros produtos do Google.
O Hangout, explicando, permite que você faça uma webconferência com uma pessoa, um grupo de até 10 pessoas interagindo diretamente ou, este é o melhor, abrir a webconferência no YouTube, transmitindo ao vivo para quem quiser ver. Quanto a isto, apresento a próxima dica.
2. Apresente ao vivo para todos os seus clientes ou colegas
Transmitir ao vivo pode ter duas aplicações diretas para você utilizar: transmitindo para clientes ou para toda a sua imobiliária. Agora vamos à prática!
O corretor poderá apresentar um lançamento imobiliário ao vivo através de seu canal no YouTube, utilizando as redes sociais para fazer esta divulgação, email ou telefone, convidando os interessados a acessarem o Hangout ao vivo para assistir sua transmissão apresentando o empreendimento caminhando por ele, mostrando o decorado, o terreno, andamento das obras e esclarecendo dúvidas através do sistema recém lançado pelo Google de questionário no YouTube para este tipo de transmissão. Assim, enquanto você apresenta produto, as pessoas poderão lhe fazer perguntas e você vai respondendo.
O mesmo poderá acontecer se você quiser apresentar este mesmo empreendimento para um grupo de investidores. Convide diretamente estes clientes tão valiosos e apresente o empreendimento para eles através de um Hangout privado entre os interessados. Aqui você poerá esclarecer dúvidas diretamente, ouvindo e respondendo aos presentes.
Outra forma de usar isto, é transmitir um evento ao vivo para a imobiliária. Use isto para lançamentos de produto onde existe limite de presentes por imobiliária (não se esqueça de solicitar permissão para transmitir) e, ao vivo, mostre para seus colegas o que está acontecendo lá e o que está sendo lançado.
Ou ainda, transmita eventos para o mercado imobiliário, como os que nós do Guru do Corretor e VivaReal realizamos por todo o Brasil com o Seminário Marketing Imobiliário na Internet. Como existe limite de participantes, a solução para você compartilhar o conteúdo dos seminários com toda a sua imobiliária é transmitir isto para os seus colegas – e ainda pode receber perguntas pelo chat do YouTube e repassá-las aos nossos palestrantes.
3. Dê assistência ao vivo ao seu cliente
Seu cliente está visitando um imóvel e precisa de sua ajuda para esclarecer algo? Inicie um Hangout e ajude ele.
Ele está assinando algum contrato no cartório ou no banco e tem dúvidas sobre algo? Hangout! Visualize o contrato, dê zoom, observe, leia ao vivo e instrua seu cliente sem precisar sair do local.
4. Facilite que seus clientes encontrem seus imóveis com o Google Glass
Um dos principais benefícios diretos! Uma pessoa que está a procura de um imóvel, caminhando pelas ruas usando o Glass poderá encontrar seus imóveis anunciados próximos a sua localização, ativar o GPS para chegar eté ele (mas você precisa informar o endereço, e ir até o escolhido, visualizar fotos e vídeos, ligar para o corretor e solicitar que ele vá até o local lhe apresentar o imóvel pessoalmente. Ou solicitar ali mesmo que ele lhe envie mais informações por email.
Isto já existe! O portal imobiliário americano, Trulia, desenvolveu o primeiro aplicativo do mercado imobiliário para Google Glass que faz exatamente isto. Veja no vídeo abaixo como isto funciona na prática.
5. Dúvidas sobre o imóvel ou contrato? Converse com o captador ou seu gerente!
Ao apresentar um imóvel para um cliente e surgir alguma dúvida sobre o imóvel – de algo que precise ser visto, obviamente – você poderá entrar em contato diretamente com o profissional que fez a captação do imóvel ou o seu gerente. Pelo Hangout você mostra o que precisa e já esclarece a dúvida com agilidade.
O mesmo vai acontecer se você, corretor inciante, em uma assinatura de contrato com o cliente, precisar esclarecer alguma dúvida sobre um parágrafo. Conecte-se com seu gestor via Hangout com o Glass e permita que ele analise o contrato e lhe instrua sem sair do lugar.
6. Outras aplicações para o Google Glass
O Glass é realmente inteligente e como está “na cara”, seu uso acaba sendo muito mais orgânico que usar um smartphone ou tablet em mãos.
Uma aplicação já existente no Glass é o de tradução via voz. Você pede “Glass, como se fala ‘contrato’ em chinês?” e ele lhe responde. Isto certamente acontecerá não somente para traduções em um dicionário português-chinês, por exemplo, mas também com nosso bom português e definições de palavras, como “Glass, defina a palavra ‘distrato'” e ele lhe explica.
Como GPS! E esse é realmente interessante pois, ao invés de ficar com o celular na mão andando na rua ou desviando o olhar do trânsito para olhar o GPS do carro, é só dar uma espiadinha para cima ou escutar o Glass lhe indicando o caminho.
Prepare-se para o futuro!
Fique atento às novidades da tecnologia que possam ajudar você, corretor ou gestor, a estarem um passo a frente da concorrência e impressionando seus clientes com seu domínio sobre a tecnologia (e não o domínio da tecnologia sobre você!).
O Glass é promessa para 2014 e, segundo rumores, não deverá ter um valor tão exorbitante assim. Com um pouco de economia poderemos usufruir de um. O último valor possível que eu li para o Glass é de algo entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 – mas são só especulações. Que venha logo 2014!
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