6 dicas para quem precisa de uma marca forte no mercado imobiliário
Atrair mais e melhores imóveis, reter clientes antigos e ser indicado por eles, atrair também os melhores profissionais da área… Tudo isso pode ser conquistado com uma marca forte no mercado imobiliário.
O que as pessoas pensam e sentem quando escutam seu nome, seja você corretor ou imobiliária?
Ter uma marca forte no mercado imobiliário não é algo fácil e nem que se conquiste da noite para o dia. Por isso, neste artigo, trouxemos 6 dicas essenciais para quem está construindo uma marca forte no mercado imobiliário.
1. Cuide do relacionamento do cliente com a sua marca
Muito mais que um nome e uma identidade visual, sua marca é sua reputação e, sua reputação é construída em cada interação que um cliente tem com você.
No mercado imobiliário já é sabido que a confiança é um dos maiores atributos que um corretor ou imobiliária precisa ter. Aqui é importante entender que cada ponto de contato importa, desde a primeira ligação, passando pelas visitas, por todo o processo de compra ou aluguel, negociação, documentação, pós-venda e também quando algo dá errado.
Todas as etapas da jornada do cliente precisam estar de acordo com o que a marca representa. Isso significa, no caso de uma imobiliária, por exemplo, que desde a recepção até o financeiro, além dos corretores e corretoras, precisam estar alinhados.
Dica: faça pesquisas de satisfação para entender como os clientes estão percebendo e qual a reputação atual da sua marca.
2. Aposte num diferencial autêntico para sua marca imobiliária
Um dos principais atributos de uma marca é sua capacidade de diferenciar uma empresa da outra (essa é, inclusive, sua origem). Para sua marca imobiliária ganhar força ela precisa se destacar das demais, ter atributos autênticos que façam com que o público a perceba de maneira diferente. Isso, serve tanto para corretores e corretoras, quanto para imobiliárias.
Essa é uma das etapas mais difíceis da construção de uma marca, isso porque, para ganhar espaço no mercado é preciso se posicionar e se posicionar é escolher. Por mais que você ou sua imobiliária trabalhem com diversos tipos de públicos e imóveis, quem fala com todo mundo não está falando com ninguém.
Não é uma questão de deixar de trabalhar com certos segmentos, mas sim de escolher o que faz sentido para sua marca. Uma dica importante aqui é fazer uma análise de marketing para construir um posicionamento que fortaleça seu negócio; e lembre-se: é importante olhar para a concorrência e entender o que estão dizendo. Afinal, para ser diferente é preciso conhecer a competição.
3. Cuide da sua marca com todos os públicos, não apenas clientes
É claro que o foco de todo corretor ou corretora têm que ser seus clientes. No entanto, uma reputação é construída com todas as pessoas que interagem com a sua marca. Isso significa que todos os seus parceiros, fornecedores, funcionários, ex-clientes, possíveis clientes e até moradores do bairro precisam contribuir para sua reputação.
4. Atenção para possíveis danos à sua marca imobiliária
Compartilhar fake news, usar as redes sociais para expor algum cliente ou agir de forma agressiva, são fatores que podem acabar com a sua imagem profissional do dia para a noite. Num mundo cada vez mais conectado, é praticamente impossível esconder condutas inapropriadas.
Caso seja uma imobiliária, o comportamento dos corretores e corretoras também é muito importante. Atitudes machistas, racistas ou preconceituosas de qualquer forma (mesmo que online e mesmo fora do horário de trabalho) podem manchar a reputação da sua marca.
Mais ainda do que funcionários, parcerias com outras empresas ou influencers também seguem essa lógica. Fora, é claro, da própria conduta ética da marca como um todo.
5. Expanda o conhecimento da sua marca com parcerias de sucesso
A reputação também se constrói no coletivo. Se você está construindo sua marca e sabe onde quer chegar, pare e pense: quais são outras marcas, pessoais ou empresariais, as quais eu quero associar à minha marca?
Um bom networking é essencial neste momento. Participe de eventos, compartilhe conteúdos, faça cursos, seja responsável com seus contatos e crie fortes alianças. Vale lembrar que antes de fechar uma parceria é preciso saber se fará sentido para o seu público.
6. Se você não constrói uma reputação, constroem para você
No caso de corretores e corretoras já em exercício, assim como imobiliárias mais antigas a reputação já existe. Por isso, é importante entender qual é a reputação atual, o que há de bom que pode ser potencializado e o que há de ruim que precisa ser melhorado. Além disso, é fundamental colher feedbacks de várias fontes para saber qual é a reputação que o mercado tem da sua marca. Só assim você será capaz de identificar onde está e para onde vai.
Essas foram algumas dicas fundamentais. Agora a gente quer saber; o que falta na sua marca imobiliária para ela ser mais forte?
Este texto tem como base a palestra de Edu Neves, Co- CEO da Reclame Aqui, apresentada no Conecta Imobi 2018.
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