5 hábitos para aumentar fluxo de leads de profissionais imobiliários
Para o corretor, corretora ou gerente de equipe que pensa que só o comissionamento final é o que importa de uma venda, seus dias com “bons clientes” estão por terminar. Agora, se você cultiva o relacionamento com eles, se este é o seu foco, você está abrindo um leque de novos clientes e garantindo novas vendas (e as tão esperadas comissões) para os próximos anos.
Atender bem, com sinceridade e sem o puro interesse financeiro é uma tática de sucesso, pois mesmo que a venda não aconteça com o cliente em questão, ele poderá lhe indicar para outros ou, quando possível, comprar com você.
Para conquistar um bom relacionamento com seus leads para torná-los clientes ou pessoas que vão lhe indicar para seus amigos e familiares, siga estas 5 regras:
1. Empenho
É preciso ter a paciência de um pescador para atrair bons leads que, antes da pesca, prepara-se bem e sabe quando puxar a isca.
Comprometa-se com seus contatos! Trabalhe firme respondendo com dedicação (e a paciência de um pescador) as perguntas de quem compra ou vende um imóvel. Com o real empenho em responder com qualidade a quem lhe pergunta, você perpetuará seu nome pelo mercado e gerará novos negócios.
2. Retorne ligações, responda emails
Isto ainda fala sobre comprometimento. Mas agora com agilidade! A capacidade de um corretor de imóveis responder um email, retornar uma ligação ou ligar quando solicitado é vital para criar um fluxo de leads em seu futuro profissional.
Ao receber um contato pelo VivaReal ou outro portal, ou mesmo pelo seu site, retorne este email o quanto antes. Se ele lhe solicita uma ligação, ligue! Se pede que responda algumas dúvidas, responda-as. As pessoas costumam enviar muitos contatos pelo nosso portal e quem responde primeiro terá mais chances de cativar este cliente.
Responda em no máximo 5 minutos se possível, tente falar com a pessoa enquanto ela está navegando pelas páginas de imóveis. Se você não puder responder ou retornar naquele momento, coloque um lembrete para quando você estiver disponível para isto. Mas lembre-se: quanto mais tarde responder, menos chance terá de “fisgar” este cliente.
3. Retorne com informação
Se você teve a grande chance de conversar com esta pessoa sua meta é dar a ela a resposta que ela quer. Não tente proteger a informação para provocar um encontro cara-a-cara, não force a barra ou ela vai encontrar isto com outra pessoa ou mesmo na internet.
Quanto ao receber um contato solicitando mais informações sobre o imóvel, conte mais sobre ele. Se precisa saber sobre a vizinhança e entorno do prédio, diga como é viver ali. Se precisar visitar, vá com ele até o imóvel. Se desejar uma reunião, marque algo com ele em um lugar mais neutro, como um café, e que seja mais próximo dele. Facilite as coisas e tenha um relacionamento duradouro com esta pessoa.
4. Converter é um processo
Um lead por vezes precisa de poucos encontros para converter-se em um cliente. Em outros casos, necessita de um acompanhamento e dedicação maior para você cativá-lo.
Você precisa definir o que é uma “conversão” primeiro. Ela pode ser desde uma volta de carro para olhar alguns imóveis ou uma explicação completa de como funciona o processo de compra de uma casa.
5. Cliente cativado
Uma vez que sua conversão foi atingida estabelece-se um contato mais profundo onde o corretor deverá cultivar este relacionamento. E neste momento ele já deve ter lhe cedido as informações necessárias para você preencher um contrato e verificar uma possível aprovação de crédito.
Agora sim, vem o sexto e implícito item: a comissão!
E se você realmente cativou esta pessoa, lhe passou confiança e importância, você terá, através dele ou com ele, outros negócios que lhe tornaram um profissional de sucesso indiscutível.
Você resolve primeiro o problema do seu cliente, e assim ele poderá resolver o $eu. 😉
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