5 lições do evento Inman Connect NY16
4 de fevereiro de 2016
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A edição de 2016 aconteceu no final de janeiro, em Nova York. Nós do VivaReal tivemos a oportunidade de participar do evento com um grupo de profissionais que com certeza quer evoluir e transformar nosso mercado. Entre eles estavam líderes de empresas como João Fortes, Helbor, Gafisa, You,inc, Alphaville Urbanismo, Plano e Plano e Sua House. Foi uma semana de muito conteúdo e troca de experiência, que com certeza será muito útil para enfrentarmos os desafios que nos esperam para esse ano de 2016: O que vai acontecer com a economia no Brasil e no mundo? Para que lado vai caminhar a tecnologia? Quais serão os impactos no mercado imobiliário no curto, médio e longo prazo?
Mas quais foram os principais aprendizados que trouxemos do Inman Connect?
1. Faça acontecer:
Ter bons resultados só depende de você e de suas ações. Esse foi o tema da palestra de Seth Godin, autor de livros sobre Negócios e Marketing. O segredo para fazer acontecer, segundo Godin, está em prestar atenção em algumas palavras e refletir como podem guiar suas ações: Avaliação: O que tem mais sentido fazer neste momento do seu mercado ou negócio? Momento: O que está acontecendo no mundo neste momento? Quais são as tendências que outros setores já estão seguindo para gerar negócios? Movimento: De que forma você está liderando movimentos e conectando pessoas em torno de propósitos ou inovações? Gestão: O quanto você tem controle sobre seus resultados e conhece as atividades de sua equipe?2. Construa sua estratégia online:
Ter presença online e construir reputação na internet não é obrigação apenas para grandes empresas: no mercado imobiliário até mesmo corretores que trabalham de forma independente precisam investir em presença em portais imobiliários, adoção de tecnologia e outras formas de exposição digital. O tema foi apresentado por Spencer Rascoff, CEO do Zillow (maior portal imobiliário dos Estados Unidos). Vale lembrar o motivo para você investir na sua estratégia online: os consumidores esperam por isso e dão preferência aos profissionais com uma boa reputação na internet.3. Realidade virtual e aumentada já fazem parte do mercado imobiliário:
O tema tecnologia foi abordado em diversos momentos, mas um bom resumo foi feito pela Kara Swisher, do Wall Street Journal. Ficou claro que estamos no momento da Realidade Virtual. São várias iniciativas de grandes empresas nesse caminho, como a Oculus, recentemente adquirida pelo Facebook. Com certeza tecnologias como essas terão um grande impacto para o mercado imobiliário. Já pensou em receber interessados em seus imóveis em visitas virtuais? O futuro chegou, com certeza.4. Serviços On Demand
Quando falamos em On Demand, pensamos em atender o consumidor no formato e no momento em que o consumidor deseja. Isso já tem se provado uma saída para as TVs a cabo manterem seus assinantes, que agora conseguem assistir aos programas que desejam no horário mais conveniente. Essa tendência transforma o comportamento das pessoas em todos os sentidos e consequentemente todos os mercados. Com certeza as pessoas querem ser atendidas cada vez mais rápido e isso impacta o mercado imobiliário. Não estou falando apenas da resposta imediata de um contato pelo corretor, mas também de encontrar outras formas de fazer uma visita. Você lembra da Realidade Virtual?5. Ter times de primeira é segredo de sucesso
Investir em pessoas e desenvolvimento de equipes é fundamental para o sucesso de empresas do mercado imobiliário. Ficou claro que esta não é uma tarefa fácil, mas que deve ser priorizada em sua estratégia. Um ponto interessante para se pensar: o quanto você foca em retenção de corretores e não só em atração? Para o nosso grupo, participar do Inman Connect foi um excelente momento para levantarmos todas essas questões e para começarmos o ano de 2016 com muito mais vontade. Voltamos de Nova York dispostos a mudar e continuar crescendo. Essa é a nossa decisão de como vamos fazer acontecer. E você, o que está pensando para 2016?Post escrito por Ricardo Feferbaum, Vice-Presidente Comercial do VivaReal. Ricardo Feferbaum é Administrador de Empresas pela FGV, possui experiência em gestão de multinacionais no Brasil, Chile e Israel.]]>
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