YouTube: os 4 passos para atrair mais contatos com vídeos (com DICAS BÔNUS)
O segundo maior buscador do mundo – isto quase todo mundo já sabe. O YouTube só perde para o próprio Google em volume de pesquisas e é por isto mesmo que você deve saber explorar muito bem os seus vídeos sobre seu local de atuação ou imóveis.
Além de ser o segundo em buscas, o YouTube fica muito bem posicionado nas pesquisas do Google de um modo muito mais destacado que um link comum.
4 fatores que você precisa saber para se dar bem no YouTube
Basta pegar seu celular, filmar um imóvel, colocar algumas legendas nos cômodos e divulgar no YouTube com um título tipo “Apartamento no Guarujá – Cód. 1234 – Imobiliária Imóvel”? Não. Não é tão simples assim. Mas também não é nada difícil de fazer com que você conquiste uma audiência e relevância no YouTube.
Basta continuar neste post e seguir as dicas (e tem BÔNUS no final).
1. Preze pela qualidade
Acima de tudo qualidade. Isto você só conseguirá com investimento de tempo e em um equipamento razoável.
Você não necessita ter uma câmera profissional para fazer isto. Este pode ser um ideal, mas não uma necessidade. Hoje os modelos top de linha de smartphones e tablets possuem excelente qualidade na gravação de áudio e vídeo. Por exemplo, modelos como o iPhone 5 e Nexus 4 já filmam em 1080p e com boa captura de áudio. Outra alternativa é investir em uma câmera semi-profissional para estas gravações.
Invista em equipamentos para garantir a estabilidade da filmagem e, se possível, em um microfone externo (quando há esta opção na câmera semi-profissional).
Estude sobre técnicas de gravação para aprimorar o enquadramento, luminosidade e áudio em ambientes fechados. E parabéns, o primeiro passo você está dando. 🙂
2. Tenha um roteiro para seu vídeo
Ao contrário do que a maioria dos corretores fazem com vídeos no YouTube para seus imóveis, não crie simplesmente um “slideshow” que se move. Isto é uma alternativa, não é de se descartar, mas dá pra fazer bem melhor do que isto e sem passar sufoco – desde que você saiba o que vai fazer antes de fazer.
Você precisa de um roteiro para guiar o seu vídeo e para isto você precisa conhecer o imóvel, visitar ele antes, descobrir seus pontos fracos e fortes, caminhar um pouco pela vizinhança e pelo condomínio se houver. Assim você poderá apresentar o imóvel com propriedade sobre o que diz, pois o conhece.
E não estou falando em ler o Memorial Descritivo na frente da câmera, mas sim de saber se naquela sala a vista é acolhedora, se fica bom um sofá de três lugares aqui ou ali ou se é ideal para receber amigo dada a integração com a cozinha americana.
Faça com que a pessoa que assista ao vídeo imagine-se lá, projetando com você e conhecendo o que você apresenta falando com seu imaginário, não com o seu racional.
Tente ir acompanhado de um “corretor-cameraman”, parceiro seu, para lhe ajudar em cenas que demandam movimentação e tenha sempre como apoio algumas folhas A4 e pincel atômico para anotar seu roteiro e fixar ao lado e atrás da câmera (acaso você não consiga decorar o que quer falar). Faça isto para cada cômodo e para a fachada do imóvel (ao final do vídeo).
Se julgar oportuno ou não houver material prévio sobre o bairro onde está localizado o imóvel, fale mais sobre as principais vias de acesso e lugares de interesse como mercados, praças e escolas – tenha em mente o perfil do imóvel e região.
Sobre vídeos que falam de bairros e localidades temos um texto especial sobre roteiro para conteúdo local em vídeo. Leia: Explorando conteúdo local em vídeo no YouTube.
3. Interação
Se você acompanha canais do YouTube de vlogueiros famosos já deve ter percebido que eles pedem “pessoalmente” ou através de outros recursos que você se inscreva no Canal, comente, marque que gostou ou compartilhe.
Esta interação aumenta a relevância dos seus vídeos e do seu canal no YouTube e está prova social pode ajudar você no próprio Google. Logo, não tenha vergonha de pedir uma inscrição ou um “Gostei”. Só não abuse da humildade, não precisa mendigar algo – isto costuma ter efeito contrário.
Para nós do mercado imobiliário, é importante que você peça para que a pessoa comente acaso tenha uma dúvida, sugestão ou queira saber mais sobre aquele vídeo.
4. Duração
Sabendo que os usuários do YouTube assistem somente em média 1min30s, comece com vídeos curtos, de cinco minutos no máximo, e acompanhe as estatísticas para entender a média de tempo que é assistido dele. Com base nisto, entenda em que momento seu vídeo faz com que sua audiência perca completamente o interesse.
Com este dado você entenderá o que o desagrada a ponto de sair e quais são os caminhos para explorar vídeos mais longos.
DICAS BÔNUS SOBRE VÍDEOS PARA YOUTUBE
Um ótimo argumento para exclusividade: um vídeo como este que sugerimos e um trabalho mais complexo que demanda tempo, logo, pode não ser a melhor ideia em fazer para todos os imóveis.
Faça este trabalho para as captações exclusivas, imóveis que você se dedicará mais para encontrar um comprador. Esta apresentação especial do imóvel, com a devida autorização do proprietário, é uma excelente argumentação.
Imóveis de alto padrão: o mesmo que você aplica pra um imóvel exclusivo, faça pra imóveis de alto padrão, daquele tipo raro, que tem poucos da mesma faixa de valor em sua cidade.
Limpeza, pequenos reparos e organização: isto é válido para qualquer sessão de fotos e vídeos que você for realizar em um imóvel, mas para um vídeo como este, principalmente quando exclusivo, vale a pena investir seu tempo para dar uma geral no imóvel em organização, limpeza e até alguns reparos. Pode ser um investimento de algumas centenas de reais, mas que pode ser convertido na comissão da intermediação.
Faça de vídeos longos uma série: se um tema demandar muitos minutos de vídeo – como falar de um bairro inteiro, por exemplo, busque separá-los em diversos vídeos e crie uma série – é uma excelente ideia até mesmo para que você gere mais engajamento em seu canal, quando as pessoas ficarão aguardando para o próximo vídeo. Então, quando realizar a série, crie um cronograma e lance os vídeos nas datas planejadas e avise na descrição que “dia x” teremos um próximo vídeo.
Comentários