Dicas para seus vídeos imobiliários serem vistos no YouTube
É bem provável que você já tenha visto algum vídeo no YouTube hoje. Isso porque o site já conta com mais de 1 bilhão de usuários, além de ser o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. Com isso, apostar nos vídeos imobiliários também pode ser uma ótima estratégia de marketing para os negócios.
Com tanta gente assim consumindo vídeos, fica claro que o YouTube é a plataforma ideal para postar seus vídeos imobiliários, seja para apresentar suas ofertas ou para desenvolver suas estratégias de captação de contatos.
Mas, para fazer seu vídeo ser visto mais vezes e também para que seu canal e suas playlists possam ficar bem posicionadas no próprio YouTube, é importante você seguir estas 5 dicas de postagem:
1 – Renomeie o arquivo e o título com palavras-chave
Um erro comum é postar o vídeo com o nome pelo qual ele foi salvo. Pior que isto, é postar o vídeo com uma nomenclatura genérica, aquelas cheias de números como as que às vezes gravamos por meio do celular, o que pode atrapalhar o ranqueamento do conteúdo.
Por isso, renomeie o arquivo. Este simples cuidado fará com que o YouTube entenda sobre qual assunto é o seu vídeo, tornando-o mais fácil de ser encontrado.
Na sequência, é preciso escrever o título pensando naquilo que faça sentido ao seu público-alvo. Acrescentar o bairro ou a localização é uma excelente forma de atrair pessoas realmente interessadas. Alguns exemplos:
- Apartamento 03 dormitórios, 01 suíte, 03 banheiros no Jardim América, Dourados
- Apartamento de 102m², 02 dormitórios e 01 suíte na Vila Mariana em São Paulo
Se o arquivo nomeado corretamente irá ajudar no posicionamento do vídeo, são os termos presentes no título que irão atrair os cliques daqueles que tiverem interesse em sua oferta.
Por isso, exercite a utilização das palavras-chave. Elas serão muito úteis para seus anúncios serem bem posicionados, inclusive no YouTube.
2 – Capriche na descrição do seu vídeo
Talvez por acreditar que o vídeo já apresente o conteúdo e as informações do imóvel que se deseja oferecer, muitos corretores não preenchem (ou preenchem com informações básicas) o campo de descrição disponível para todos os vídeos no YouTube.
Eu costumo fazer a descrição de vídeos imobiliários de duas maneiras:
- Adaptando para o YouTube a descrição presente no anúncio para site e portal
- Fazendo a transcrição de todo o conteúdo do vídeo.
Seja qual for a opção que você escolher, é importante entender que, para ter muitas visualizações e com isso mais possibilidades de negócios, a descrição é parte importante do seu vídeo, assim como dos seus anúncios. Confira a quantidade de visualizações no vídeo abaixo:
Não esqueça de completar também as Tags, campos disponíveis logo abaixo da descrição. Elas também são responsáveis por gerar ótimos resultados de busca.
Não existe limite para a utilização de tags, mas vale a pena apostar apenas nas relacionadas com o imóvel que você está oferecendo.
3 – Crie uma miniatura personalizada
Quando o YouTube termina de processar o seu vídeo, ele apresenta 3 opções automáticas de miniaturas, para que elas sirvam de capa ou de imagem destacada.
Nem sempre as miniaturas sugeridas pelo YouTube são as mais bonitas. Além disso é importante criar uma identidade para o seu canal e para seus vídeos. A solução é personalizar as miniaturas, que poderão ser acrescentadas ao final da edição no YouTube.
Um jeito muito simples de criar Thumbnail (como são conhecidas as miniaturas) é através do aplicativo Canva, que possui dezenas de modelos prontos e gratuitos para edição.
Ao adotar thumbnails personalizadas, você fará com que seus vídeos se tornem mais atrativos. Vale a pena utilizar as melhores fotos e acrescentar informações em destaque para isto.
4 – Acrescente links e use anotações
Um recurso muito útil e que pode ser explorado tanto para gerar mais visualizações em suas playlists quanto tráfego para seu site é o uso de anotações, que surgem em formas de balões no decorrer da transmissão.
As anotações são essenciais para interagir com seu público. Por meio delas, você pode pedir que o canal seja curtido, criar uma série de vídeos, entre outros recursos que sua criatividade poderá explorar.
5 – Incentive os comentários
O YouTube considera relevante (e posiciona melhor na busca), os conteúdos que atendem os requisitos listados aqui neste post e também os vídeos que possuem interatividade nos comentários.
Ao publicar um vídeo novo, incentive os comentários tanto na descrição quanto nas anotações. Não esqueça também de responder os comentários, gerando interação e novos comentários que ajudarão na relevância do seu canal.
Estas foram minha dicas para fazer com que vídeos imobiliários tenham mais visibilidade no YouTube. Você conhece alguma que não está na lista? Conte para nós nos comentários.
Denis Levati
Comentários