Site imobiliário: 5 itens para verificar antes de publicar o seu
A adoção de um site imobiliário é um passo muito importante para o corretor que deseja ter presença digital e utilizar a internet para captar novos clientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A publicação de um site, que normalmente está ligada a um software imobiliário, também permitirá uma melhor gestão de sua carteira de imóveis além do aumento de receita como benefício direto.
Porém existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de seu site imobiliário ir em definitivo para a rede. Praticamente um checklist, estes itens devem ser verificados por você ou pela agência ou profissional responsável por um canal tão importante em sua estratégia.
Listo abaixo, 5 perguntas que precisam ser respondidas, capazes de fazer você corretor ou dono de imobiliária a identificar itens fundamentais para o bom funcionamento do seu site imobiliário.
1 – Existe um Web Analytics configurado?
Você sabe o que é um Web Analytics? Encontrei um post aqui mesmo no VivaCorretor que explica muitas de suas funcionalidades, com destaque para a ferramenta do Google, simples de usar e gratuita.
Com o Web Analytics configurado em seu site imobiliário, você terá acesso a uma série de dados e informações dos usuários que trafegam por ali. Alguns são muito simples como quantidade de acessos diários, páginas mais visitadas, média de permanência entre outros.
Alguns relatórios são mais complexos, poderão necessitar de um pouco mais de tempo para que você consiga adotar a leitura analítica em sua rotina imobiliária, mas o fato é que, sem uma ferramenta como esta a sua disposição, ficará muito mais difícil acertar as principais fontes de tráfego e entender mais sobre o comportamento do seu cliente.
2 – Existem Meta Description nas principais páginas?
Uma meta description é aquele texto que aparece no Google para a exibição dos resultados de busca, nas segunda e terceiras linhas, abaixo do título. Fácil de identificar no exemplo abaixo:
Assim como muitos de meus clientes, donos de imobiliárias ou corretores, você deve estar se perguntando: – mas além da estética, porque devo me preocupar com as metas descriptions?
A resposta é que para aparecer para seu cliente, seu site deverá atender o mínimo possível de um mecanismo chamado SEO – Search Engine Optimization – que determinará a posição do seu site imobiliário, e descrições das páginas estão entre os mais importantes fatores.
Encontrei aqui no VivaCorretor um outro texto bem interessante sobre o tema, mas para resumir, uma meta description atuará quase que como um ‘cartão de visitas’ de sua página dentro do Google e das redes sociais, causando boa impressão para quem chegar ao seu site.
3 – Os formulários de contato estão direcionando para o email correto?
Pois é, parece primário (e inacreditável) mas sim, muita gente esquece de configurar os formulários presentes em site imobiliários.
Isso impossibilita praticamente toda possibilidade de interação entre você, sua imobiliária e seus clientes. Os setores que prestam serviços em uma imobiliária com áreas de prospecção ou correspondentes bancários, que muitas vezes possuem páginas específicas no site, podem ser prejudicados também nestas situações.
Portanto, antes de dar ok na publicação do site, verifique se os formulários estão configurados com os e-mails direcionados para as áreas correspondentes. Ah! Se possível já configure uma resposta automática. Isto será muito útil para a boa qualidade do seu atendimento.
4 – Os banners rotativos possuem chamadas para ação?
Banners rotativos são aqueles que aparecem em destaque nos modelos de sites disponíveis na grande maioria dos softwares. São muito úteis pois podem ajudar na sua estratégia de captação de contatos, desde que bem feitos.
O problema é que, quando abandonados, os banners podem passar a impressão de que aquele site é desatualizado e não apresenta novidades. Para evitar esse aborrecimento, crie uma rotina de renovação dos seus banners.
Teste bastante, altere cores, posicionamentos e ofereça também os serviços prestados em sua imobiliária. Mas não esqueça de criar chamadas para ação! São elas, com pequenos botões com textos como Clique Aqui e Saiba Mais que impactarão os visitantes do seu site aumentando potencialmente a conversão.
5 – Seu site imobiliário já está configurado para celulares?
Entre as informações que o Web Analytics irá lhe fornecer, está sobre qual percentual de usuários que utilizam as plataformas mobile e os que utilizam um computador.
Se estiver tudo certo com sua estratégia, vai perceber que aqueles que utilizam o celular já são a maioria e este é o principal motivo pelo qual você deve configurar seu site primeiramente para a versão mobile.
Esta imagem, retirada do WebAnalytics, mostra que esta imobiliárias possui mais de 70% de seu tráfego através de celulares e tablets
Encontrei mais um ótimo artigo aqui no VivaCorretor que apresenta razões para a adoção da versão mobile. Importante é você verificar com a empresa que desenvolveu a ferramenta para você sobre esta questão. Já presenciei imobiliárias que estava perdendo muitas visitas, simplesmente por não conhecer a opção mobile, disponível em seu software.
Apresentei aqui, 5 itens que você não pode deixar de verificar caso esteja contratando ou mesmo, migrando de site. Existem muitos outros, que dependendo do seu grau de conhecimento poderão ser verificados como sitemap, velocidade de carregamento de imagens, títulos, etc.
Importante é que você tenha noção de que um site bem nascido, será capaz de gerar muito mais resultado do que um que precise ser otimizado posteriormente
Tem alguma dúvida a respeito deste tema? Alguma sugestão? Utilize os comentários para isso.
Autor: Denis Levati
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