5 ferramentas para ser produtivo trabalhando em casa
Estamos vivendo um período atípico em nossas vidas e com isso ser produtivo trabalhando em casa torna-se um desafio ainda maior.
Muitas empresas adotaram, como medida preventiva, o trabalho remoto por conta do avanço da pandemia. Por isso, queremos ajudar você que é dono de imobiliária, líder de incorporadora e também corretor autônomo a passar por essa fase.
Abaixo separamos as principais dicas com ferramentas aplicáveis para você aumentar sua produtividade trabalhando em casa hoje mesmo, confira!
1. Asana – Crie um planejamento de trabalho e estabeleça metas diárias
Antes de mais nada, é preciso mapear seu trabalho e de todo o seu time. A Asana pode te ajudar nessa tarefa em poucos passos, de modo que você consiga ter um panorama de tudo o que precisa ser feito nos próximos dias, além de poder delegar tarefas e estabelecer metas.
A ferramenta tem funções gratuitas e pagas e está disponível nas versões para desktop, Android e iOS.
2. Trello – Organize suas tarefas e priorize demandas urgentes
Com o Trello você pode criar um Kanban (metodologia para acompanhar o fluxo de desenvolvimento de tarefas) para organizar as que precisam ser feitas, as que estão em andamento e as que já foram concluídas.
Assim, você consegue priorizar as demandas que são mais urgentes e otimizar seus processos. A ferramenta é gratuita e está disponível nas versões para desktop, Android e iOS.
Dica bônus: o Runrun.it é outra opção de ferramenta similar ao Trello e que você também pode testar para aumentar sua produtividade trabalhando em casa.
3. Google Keep – Liste todas as suas obrigações e pendências
Use o Google Keep para visualizar tudo o que você tem tem para fazer ao longo do dia e separar o que precisa ser feito primeiro te ajudará a acompanhar todas suas demandas. Além disso, sabe qual é a dica de ouro? Começar pela tarefa mais difícil/enfadonha.
Sim! Você ficará livre do mais complicado primeiro e depois conseguirá focar em tarefas mais fáceis, o que dará a sensação de “dever cumprido”. A ferramenta é gratuita e está disponível nas versões para desktop, Android e iOS.
Dica: o Evernote e o Todoist são outras opções similares ao Google Keep que você também pode testar para elencar suas pendências a serem resolvidas ao longo do dia.
4. Google Agenda – Estabeleça uma rotina
Com o Google Agenda você organiza todos os seus compromissos do dia, incluindo reuniões com o time, atendimento a clientes, bem como alinhamentos de demandas com líderes, por exemplo.
É possível enviar um convite para as pessoas participarem do compromisso criado por você, tornando mais fácil estabelecer uma rotina para todos. A ferramenta é gratuita e está disponível nas versões para desktop, Android e iOS.
5. Técnica Pomodoro – Elimine distrações
Por fim, sabemos como é desafiador manter a concentração ao longo do dia, em especial trabalhando em casa com a televisão por perto, filhos pedindo atenção, animais passeando ao redor e infindáveis notificações no celular.
Diante disso, a técnica Pomodoro consiste em te ajudar a ter foco por curtos períodos de tempo e, assim, ser produtivo trabalhando em casa.
Funciona assim:
- Escolha uma tarefa para ser feita;
- Programe um cronômetro para 25 minutos e esteja comprometido a se manter completamente focado na tarefa ao longo desse período;
- Quando o tempo acabar, faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite para se levantar, fazer um alongamento ou qualquer atividade que faça você relaxar;
- Retome o trabalho e foque por mais 25 minutos;
- Após quatro “pomodoros” (25 minutos de trabalho), faça uma pausa mais longa por cerca de 30 minutos.
Resumindo:
25 minutos de foco | 5 minutos de pausa | 25 minutos de foco | 5 minutos de pausa | 25 minutos de foco | 5 minutos de pausa | 25 minutos de foco | 30 minutos de pausa |
Bônus! Duas dicas importantes para você otimizar ainda mais seu dia a dia de trabalho em casa:
Tenha um espaço de trabalho
É importante reservar um espaço da sua casa onde você se sinta confortável para trabalhar e que não haja tantas distrações.
Além disso, antes de começar seu dia separe todos os itens que você pode precisar durante seu trabalho, como computador, carregador, água, caderno/bloco de notas, caneta e óculos.
Faça pausas
Permita-se parar por alguns minutos ao longo do dia; você perceberá como ficará ainda mais produtivo quando retornar ao trabalho. Ande pela casa, coma alguma coisa, veja um vídeo divertido para relaxar.
Fazer as pausas renovará sua energia para continuar focado nas suas tarefas. Mas lembre-se: é importante você estar presente nos horários combinados.
Reforce sua presença online durante o dia, responda e-mails com agilidade, seja assertivo nas comunicações para não gerar dúvidas e seja produtivo. Trabalhar de casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas dê tempo para se adaptar e não se cobre tanto.
Quais dicas você começará a usar hoje mesmo para ser produtivo trabalhando em casa? Conta para a gente nos comentários!
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