Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário – 05/10
Informação tem sido a chave para corretores e imobiliárias saberem como agir neste momento de incertezas sobre a economia do Brasil. Com o objetivo de ajudar você, corretor de imóveis, a ser ainda mais capacitado no atendimento aos seus clientes, criamos o Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário.
Todo início de semana reunimos em vídeo os principais acontecimentos políticos e econômicos dos últimos dias e os impactos no mercado imobiliário. As notícias são apresentadas por Lucas Vargas, Vice-Presidente Executivo do VivaReal.
Principais Notícias da Semana:
1. Alta nos juros de financiamento da Caixa Econômica Federal
Entraram em vigor na última semana, no dia 1º de outubro, as últimas alterações nas taxas de juros para financiar imóvel residencial pela Caixa Econômica Federal. Dessa vez as mudanças foram na linha SBPE, que utiliza recursos da poupança: houve aumento da taxa de juros, tanto para compra pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional) quanto pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).
Para mais informações sobre a mudança, veja estre post que explica em detalhes o que mudou neste mês.
2. Aumento do preços dos combustíveis
A Petrobrás anunciou no dia 29 de setembro aumento no preço da gasolina (6%) e no preço do diesel (4%). A elevação de preços tem como objetivo auxiliar a companhia em seu controle ao endividamento frente ao aumento do dólar. A alta de preço já começa a chegar aos postos de gasolina e deve pressionar a inflação para uma nova alta. Segundo analistas do Credit Suisse, a inflação deve atingir 10% em 2015 com este aumento no preço dos combustíveis.
3. Bovespa tem maior alta nos últimos 10 meses
A Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, teve na última sexta-feira, dia 2 de outubro, sua maior alta nos últimos 10 meses, 3,79%. O principal motivo para esta reação foram os anúncios do Governo Federal sobre corte de ministérios para redução de custos. Na última semana, o índice Ibovespa (principal indicador da bolsa) acumulou alta de 4,9%.
Continue acompanhando os vídeos semanais para conferir as principais notícias do mercado imobiliário!
Comentários