Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário – 03/11/2015
Semana mais curta por causa de feriadão não significa que nos últimos dias não tivemos movimentações importantes nos cenários político e econômico do Brasil. No Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário de hoje comentamos os principais acontecimentos do período e o impacto para o mercado imobiliário.
O Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário é uma iniciativa do portal imobiliário VivaReal para ajudar você a entender melhor o que está acontecendo no mercado e para ajudá-lo a se preparar melhor para atender seus clientes. Corretor de imóveis bem informado consegue planejar melhor suas ações e estratégias.
Veja no vídeo as principais notícias dos últimos dias com análises de Lucas Vargas, Vice-Presidente Executivo do VivaReal.
Principais Notícias da Semana:
1. Banco Central estimula bancos a financiar 80% do valor do imóvel
Na última quinta-feira O Comitê Monetário Nacional anunciou novas medidas à respeito da requisição de capital necessária para financiamento de imóveis – parcela que os bancos são obrigados a deixar parado em caixa para financiamentos.
Antes, os bancos que financiavam 80% do valor dos imóveis precisavam deixar em caixa 75% do valor do empréstimo. Agora, o BC autorizou que quando o cliente começar a pagar as parcelas e estiver devendo 80% do valor do imóvel, os bancos de varejo precisarão deixar em caixa apenas 35% do valor do empréstimo. Esta é uma boa notícia para o nosso setor, já que haverá mais dinheiro disponível para crédito imobiliário.
2. 500 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida
O Governo anunciou a contratação de 500 mil novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida ainda este ano. As novas contratações farão parte da terceira fase do programa, que deve ter início nas próximas semanas.
Já falamos aqui sobre as novidades da terceira fase do programa, que deve movimentar um pouco mais o mercado imobiliário neste segmento. Na última semana, também comentamos sobre o aumento do teto do valor dos imóveis que fazem parte do programa.
3. Índice de Confiança da Construção
O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou em outubro seu pior nível desde 2010. O indicador é dividido em duas análises, uma de satisfação em relação ao período atual e outra de expectativas para os próximos meses.
O Índice de Satisfação Atual (ISA -CST) caiu 7,9%, devido principalmente à situação econômica atual do país. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) teve queda 7,6%. O baixo desempenho deve-se principalmente pela queda da demanda por novos imóveis.
Comentários