Respostas para dúvidas básicas na formação de um corretor de imóveis
Parte do público do Guru do Corretor é formado por pessoas recém chegadas ao mercado imobiliário que nos solicitam respostas para perguntas que por mais simples que pareçam, ajudam muito nos primeiros passos destes novos corretores.
Como faço para me tornar um corretor de imóveis?
Só é corretor de imóveis o profissional formado por um curso técnico em transações imobiliárias ou curso superior equivalente e que após a conclusão do curso, ingressa no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu Estado de atuação. Só após cumprir todos os trâmites necessários e obter o registro profissional é que se pode ser considerado corretor de imóveis.
O que é o Cofeci? E o CRECI?
O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) é um conselho profissional que regula e fiscaliza a atividade do corretor de imóveis. Possui sede em Brasília, mas sua atuação é exercida através dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI) presentes em vários Estados brasileiros.
O que é preciso para tirar o CRECI e um ser corretor de imóveis?
Após a conclusão do curso de Técnico em Transações Imobiliárias, o candidato deverá levar a a delegacia do CRECI mais próxima seus documentos pessoais junto de seu diploma, certidões negativas civil, criminal que são expedidas junto aos fórum da cidade, além da certidão negativa junto a Justiça Federal. Com todos estes documentos, será possível dar entrada no processo para se tornar um corretor de imóveis.
Como posso trabalhar como corretor de imóveis?
O corretor de imóveis pode atuar de maneira autônoma e independente, captando e prospectando casas, apartamentos, terrenos, galpões que sirvam para seus clientes interessados em comprar ou vender imóveis. A outra maneira de trabalhar como corretor de imóveis é associar-se ou integrar o quadro de uma imobiliária que entregará a estrutura para apoiar as suas intermediações.
Sou aluno de TTI e estou cumprindo estágio. Posso atuar como corretor de imóveis?
Um estagiário de curso TTI, como é comumente conhecido o curso Técnico em Transações Imobiliárias, não pode vender pois ainda não tem o CRECI, portanto não pode receber comissão. A finalidade do estágio para o candidato é que ele aprenda na prática os trâmites de uma transação imobiliária, deverá ser supervisionado por um corretor experiente e regularizado junto ao CRECI. Esta é a teoria, na prática isto é muitas vezes burlado por imobiliárias que desejam contar com o estágio como corretor. Isto é bastante perigoso, pois pode gerar multas e autuações em caso de fiscalização do CRECI.
Como é a remuneração do corretor de imóveis?
O corretor de imóveis é uma atividade remunerada através de comissionamento. Regra geral, não existe ajuda de custo ou salário. A imobiliária disponibiliza telefone, computador, cadastro de cliente e imóveis para venda. Os custos com transporte e demais despesas serão pagas pelo profissional. Claro que existem casos de exceção, onde valores ou ajudas são acertados, mas de maneira geral, um corretor vive de suas comissões e na maioria das vezes, vive muito bem.
Estou começando a trabalhar como corretor de imóveis, o que é melhor para mim: uma construtora ou uma imobiliária?
Escolher entre trabalhar em uma imobiliária ou em na equipe de vendas de uma construtora é algo que o corretor precisa avaliar segundo o seu perfil e sua maneira de trabalhar. Se prefere trabalhar com uma carteira de produtos maior e mais diversificada o ideal é trabalhar em uma imobiliária que por sua natureza de trabalho deve possuir inúmeros imóveis à disposição para venda ou locação. No entanto, se o corretor gosta de trabalhar com foco em determinados empreendimentos e não se importa em trabalhar com um número reduzido de produtos, trabalhar na equipe de vendas de uma construtora, conhecida como house será uma boa opção.
Quem paga mais comissão ao corretor de imóveis: uma imobiliária ou uma construtora?
Muitas pessoas acreditam que o valor pago de comissionamento a um corretor de imóveis é sempre de 6% e isto não é verdade. Este é um valor previsto em lei, mas que na prática é fracionado através da estrutura funcional de uma imobiliária que conta com diretores, coordenadores, gerentes e claro, corretores. Este valor vai variar por empresa, mas em geral é composto por taxas de premiações. E muitas vezes, este valor de comissão é maior nas empresas de vendas das construtoras.
Comentários