Redes sociais: o que os corretores precisam parar de acreditar
Começou 2018 e ainda tem corretores que acham as redes sociais uma perda de tempo. Devemos parar de pensar que Facebook, Instagram e LinkedIn atrapalham nossa rotina. Na verdade, essas plataformas facilitam e muito os negócios. Confira 4 mentiras sobre redes sociais que colegas do mercado imobiliário ainda acreditam (e você também)!
1 – Redes sociais significam apenas uma página no Facebook
Muita gente acha que estar presente nas redes sociais é ter uma página no Facebook. Total engano. Existem diversas plataformas que apresentam diferentes funcionalidades que podem ser essenciais no dia a dia. O Instagram, por exemplo, foca em fotos e vídeos. Muita gente usa o LinkedIn para escrever artigos. A mídia carro-chefe do Youtube é o vídeo.
Todas as redes têm audiência. As pessoas consomem conteúdos nos diversos formatos. Parte do nosso público vai preferir texto, outra parte vídeo e tem quem acompanhe todas as redes. Temos que analisar em qual plataforma faz sentido estar presente. Ou se estar em todas elas será eficaz.
“Mas trabalhar com tudo isso não seria perda de tempo?”
2 – Redes sociais são uma perda de tempo
“Usar Facebook, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra rede social que existe ou venha a existir é perda de tempo!”
E tempo é dinheiro, como dizem. Acontece que usar as redes sociais é um investimento. Elas são excelentes plataformas para iniciar uma conversa, manter um diálogo com potenciais clientes e ainda acompanhar o que a concorrência pratica nos meios sociais digitais.
Além do mais, é possível trabalhar a exposição da marca da nossa imobiliária ou do nosso nome (nos casos de corretores autônomos). Nós podemos divulgar conteúdo para auxiliar os potenciais clientes e ser uma referência no momento em que estão buscando imóveis. Dessa forma, estreitamos o relacionamento.
Com as redes sociais não devemos nos preocupar com a quantidade de posts, mas com a consistência. É preciso marcar presença, mas com postagens de qualidade e que façam sentido para o nosso negócio. Também não precisamos interromper nossas tarefas diárias para fazer posts.
O Facebook tem uma funcionalidade que nos permite agendar postagens e existem sites que trabalham com agendamento de posts de outras redes sociais. É só separarmos um tempinho na semana para deixar tudo agendado. Confira uma pequena lista de sites que programam postagens:
- Hootsuite;
- Buffer;
- Postcron;
- Socialoomph.
3 – Precisamos ter muitos seguidores
Tem quem acredite que é necessário ter muitos seguidores para valer a pena estar nas redes sociais. Quantidade é bom, mas devemos nos preocupar mais com a qualidade. Nossos seguidores devem ser pessoas que de fato estão interessadas em imóveis, como:
- Potenciais clientes que estão no processo de busca;
- Clientes que já compraram um imóvel, mas que acham nosso conteúdo relevante para continuar acompanhando;
- Pessoas com o perfil do nicho do mercado imobiliário que trabalhamos.
As redes sociais nos dão liberdade para mostrar muita coisa. Dá para conquistar seguidores interessados em imóveis mostrando cases de sucesso, dando dicas de compra, de como cuidar do imóvel, entre diversos outros assuntos.
4 – Concorrência de audiência nas redes sociais
“Tem muita gente nas redes sociais postando conteúdo sobre o mercado imobiliário e eu serei apenas mais um.”
Este pensamento pode nos impedir de trabalhar com Facebook, LinkedIn e Instagram por achar que o público já está satisfeito com o que tem. Devemos lembrar que conseguimos produzir conteúdo relevante e exclusivo para conquistar seguidores que realmente vão realizar negócios com a gente.
Somos nós que conhecemos a vizinhança onde vendemos nossos imóveis, que sabemos o perfil dos nossos potenciais clientes, que entendemos o perfil de imóvel que geralmente é construído na região em que atuamos. Temos a informação para atender as necessidades de uma audiência e temos que trabalhar com ela para atrair esse público.
Não podemos esquecer que nós acompanhamos muitos concorrentes e por isso vemos muito conteúdo sobre o mercado imobiliário. Já o consumidor vai escolher apenas um ou dois profissionais para seguir e ele só nos escolherá se estivermos presentes nas redes.
Você ainda acredita nessas mentiras sobre redes sociais? Quais motivos estão te impedindo de usar essas plataformas? Conta para a gente nos comentários!
Comentários